O "isentão" na Sétima Arte - Timothy Upham em o Resgate do soldado Ryan:

O filme foi baseado na Batalha da Normandia, na Segunda Guerra Mundial. Para resgatar o soldado James Ryan, são enviados para o coração do conflito o capitão John Miller (Tom Hanks), o sargento Michael Horvath (Tom Sizemore), os soldados Richard Reiben (Edward Burns), Daniel Jackson (Barry Pepper), Stanley Mellish (Adam Goldberg), Adrian Caparzo (Vin Diesel), Irwin Wade (Giovanni Ribisi) e... O cabo Timothy Upham (Jeremy Daves). Este, um datilógrafo que se reuniu ao pelotão para realizar as determinações superiores.
E esse personagem chega a ser tão "discreto" que, enquanto procurava a imagem e o nome dele, que não me lembrava, demorei algum tempo para achá-lo nas pesquisas em português. Precisei recorrer à língua inglesa.

Em três determinados momentos do conflito, para que se estabeleça a atitude "isentona", vejamos como o fato construiu-se na película:


1. O soldado alemão mata um dos membros do pelotão (Irwin Wade, o único médico) e, após alguma discussão, Upham propõe que seja deixado vivo. O alemão foge - 2 horas e 5 minutos;

2. O soldado alemão, que Upham ajudou a libertar,  volta a combater e estripa outro membro do pelotão do Timothy, o Stanley (soldado judeu) e mesmo cara a cara com o germânico, Timothy deixa-o ir, sem atirar  - 3 horas e 6 minutos;

3. O soldado alemão, que Upham ajudou a libertar e o Capitão Miller concordou, atira neste oficial para impedi-lo de explodir a ponte que impediria o avanço do exército alemão - 3 horas e 16 minutos.

Quando o personagem resolveu fazer algo efetivo, mais de sessenta por cento do pelotão havia morrido. Já rendido, o alemão recebe um tiro, do agora, agora consciente Timothy Uphan de:
 (e o resto do rebanho).

Tudo bem, tudo bem, é um filme. Mas que conta a verdade sobre os "isentões", conta sim! É só olhar, ler ao redor: "Não sou de esquerda, nem de direita...". "Todo mundo é...".

Imagem 1: Saving Private Ryan Online Encyclopedia
Imagem 2 e 3: http://forums.sherdog.com/threads/lets-talk-about-corporal-upham-from-saving-private-ryan.3175885/

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu