Dia 3 de outubro na História:

A insatisfação popular para com a classe política remonta há séculos, e em 3 de outubro de 1959, em São Paulo, não foi diferente: apesar do nome, a rinoceronte fêmea Cacareco recebeu quase 100 mil votos no pleito como ato de protesto contra o baixo nível dos candidatos e também contra a Câmara Municipal, tornando-se a "candidata" mais votada do pleito – o partido mais votado não chegou a 95.000 votos.

Cacareco estava em destaque na imprensa, pois havia deixado o Rio de Janeiro para fazer parte da inauguração do Zoológico de São Paulo. Um jornalista aproveitou a exposição do grande mamíferos perissodáctilo e lançou sua campanha, fazendo com que várias gráficas imprimissem cédulas com seu nome.

O feito ganhou até registro na revista Time, que citava um eleitor: "É melhor eleger um rinoceronte do que um asno". Contudo, em um passado recente, o povo parecia não ter aprendido a lição: as cédulas foram trocadas pelas urnas eletrônicas e mesmo assim um molusco foi eleito em 2002.
___
Acesse https://livrariacampagnolo.com.br, confira as dicas de leitura e aproveite as promoções. Visite o site https://anacampagnolo.com.br e me siga nas redes sociais para saber tudo sobre a nossa atuação cultural e as ações do mandato.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu