O famoso Trocadero de Londres está sendo transformado em uma mesquita: o bilionário muçulmano ganha permissão para uma casa de oração de três andares e um centro islâmico dentro de um dos complexos de entretenimento mais conhecidos do Reino Unido
Um bilionário muçulmano está construindo uma mesquita gigante no coração do bairro de entretenimento de Londres, revelou o The Mail, no domingo.
Asif Aziz, 56, um magnata imobiliário conhecido como 'Mr West End', está estabelecendo a casa de oração e centro islâmico de três andares dentro do Trocadero, situado entre Piccadilly Circus e Soho.
A casa de oração de três andares, que terá capacidade para 390 fiéis, ocupará o espaço deixado vago quando o cinema Metro fechou, em 2006.
Propostas anteriores para uma mesquita com capacidade para 1.000 pessoas no local foram retiradas em 2020, após uma reação de moradores e grupos conservadores.
Mas um pedido de planejamento para um desenvolvimento menor foi aprovado no final de maio pelo Conselho de Westminster.
Um porta-voz do conselho confirmou ao The Mail, no domingo: "Um pedido de planejamento da Fundação Aziz para converter uma parte do London Trocadero foi aprovado pelo comitê de planejamento do conselho em maio de 2023."
Acredita-se que a mesquita - que pode ser chamada de "Espaço de Oração Piccadilly" - poderá ser inaugurada dentro de alguns meses. Mas, os críticos questionaram se ela deveria ser construída em uma área repleta de bares que servem bebidas alcoólicas, boates e espaços gays e casas de strip-tease do Soho - todos os quais são rejeitados pelo Islã, como pecaminosos.
Aziz, nascido no Malawi, possui uma carteira de propriedades de mais de 2 bilhões de libras e comprou o próprio Trocadero por mais de 220 milhões de libras, em 2005, está fundando a mesquita por meio de seu braço de caridade, a Fundação Aziz.
Construído em 1896, o Trocadero é um dos complexos de entretenimento mais famosos do centro de Londres e também possui um hotel com 11 andares e 490 quartos chamados "Zedwell" (que proporcionam uma melhor experiência de sono).
O prédio fechou em 1965, encerrando sua vida de quase sete décadas como restaurante.
Em seguida, reabriu como um espaço de exposições em 1984, mantendo sua famosa fachada barroca, antes que as atrações em estilo arcade (jogos temáticos dos anos 80) fossem adicionadas em 1996.
O patrocínio da Pepsi e da Sega ajudou o centro a crescer substancialmente, no final dos anos 1990.
Em 1997, o Trocadero abrigava o primeiro cinema 3D IMAX do Reino Unido.
O número de visitantes não cresceu de acordo com o investimento, entretanto, e a Sega desistiu do patrocínio em 1999.
A Segaworld foi rebatizada como Funland, nome que manteve até fechar em 2011.
Cinco anos depois que a Pepsi deixou o Trocadero, a empresa imobiliária de Asif Aziz, Criterion Capital, comprou o prédio e compartilhou planos para reconstruí-lo.
O Conselho de Westminster aprovou a decisão em 2012, mas o Trocadero nunca mais alcançou as mesmas alturas.
Em 2020, foram finalmente apresentados planos para transformar o porão em mesquita, que foram retirados da primeira vez.
Agora, a Fundação Aziz disse que a mesquita servirá aos muçulmanos que trabalham na área, bem como aos que visitam Londres como turistas.
Aziz foi descrito como o 'proprietário mais cruel' da Grã-Bretanha no auge dos bloqueios de Covid, depois de ameaçar inquilinos do West End, incluindo redes como o Caffe Concerto, com petições de liquidação se não pagassem o aluguel em dia.
Em 2017, o magnata argumentou no Tribunal Superior que sua ex-esposa não tinha direito à sua fortuna estimada em £ 1,1 bilhão, pois eles falsificaram uma certidão de casamento no Malawi para trazer um filho adotivo para o Reino Unido.
O casal chegou a um acordo extrajudicial logo depois.
Via Daily Mail (traduzido e adaptado)
0 Comentários