Assim como o socialismo é um nome dado a mil fenômenos diferentes, conservadorismo também é um conceito tão amplo quanto o tal do Ocidente.
O conservadorismo oriundo de países do antigo império britânico é um tipo de protestantismo, tem um tom de crítica mas não tem unidade, com cada grupo seguindo ou criando uma orientação, ou "igreja", diferente.
Já o conservadorismo oriundo do império ibérico tem um caráter mais católico, mais rígido e mais lento, já que visa unificar estudos para unificar forças, tendo um caráter claramente monarquista. É só através de estudos que é possível virar os interesses do rei ou papa - e estudos muito sérios, que levem em consideração tudo o que já foi dito sobre o assunto até ali pelas melhores mentes. O rei tem muito na cabeça para perder tempo lidando com questões já pacificadas.
O conservadorismo islâmico já é outro bicho diferente dos dois anteriores. E assim por diante. Conservadorismo é um nome abrangente que pode não servir de unificador para forças tão distintas. É bom começar a pensar tanto em termos mais esclarecedores quanto em unificadores mais inequívocos para cada um.
0 Comentários