Sobre o amedrontamento climático



Vamos "Treler" a história 'climática' mais ridícula dessa semana? 

No dia 17/09 a MetSul @metsul postou sobre uma onda de calor que se aproxima. Vamos dar uma destrinchada nessa historinha para ganhar seguidor? Você certamente foi impactado por essa notícia que saiu nas redes e site da MetSul, falando sobre essa onda de calor extremo, afinal, vários "influencers" repostaram. Veja o post inicial (a primeira imagem) e alguns detalhes de linguagem: 

1) - "Máximas de até entre..." Como assim? Máximas "de até entre" é uma forma de se estabelecer uma máxima que não precisa ser cumprida. Por que não máximas de "até entre 20 e 50 graus"? Ao ler, o divulgador catastrofista já assumiu que as máximas serão... a máxima. Mas, da parte da MetSul, não há obrigação de cumprir a 'previsão' porque, na verdade, o "entre" é a salvaguarda deles. 

2)  Leia Alerta! Digamos que uma chuva torrencial está para chegar com risco de desabamentos e alagamentos. Você se prepara abandonando áreas de risco. Isso é um alerta! Calor de 40 graus não gera alertas. Você vai começar a se abanar hoje? Na Europa, recentemente, passamos por algo parecido. Várias previsões catastrofistas com temperaturas elevadíssimas que não se cumpriram... porque não eram previsões: eram só "alertas". 

3) Cores do mapa Essa é a melhor parte... Repare que o mapa do Brasil está todo em vermelho. Parece que o país vai entrar em autocombustão!! Mas, aí, você entra na matéria (e a maior parte das pessoas não faz isso) e olha a escala de cores que eles usaram no mapa. Qualquer temperatura acima de 25 GRAUS está vermelha. A não ser que você tenha nascido na Groenlândia, 25 graus é bem agradável. 

A escala dos caras está tão absurdamente deslocada, que eles tiveram que criar uma cor extra (tons de cinza!) para temperaturas realmente quentes. O cinza da escala começa em 42 graus (que interessante!) e, no próprio mapa deles, NÃO HÁ áreas com previsão de 45 graus. Enfim, em tempos de "crise climática", nada melhor que faturar uns views em cima dos catastrofistas de plantão! Fuja de fontes de informação desse tipo!

Via Saindo da Bolha

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu