“Bem-aventurados os pobres de espírito” (Mateus 5:3)


Interpretação de Texto

Qual o significado da frase – pobres de espírito – Jesus teria tratado mal as pessoas? De acordo com o que se diz atualmente, a expressão é de sentido pejorativo (ruim), como alguém sem personalidade ou mau caráter, ou ainda, no popular “cabra safado”. Há duas possibilidades para entendermos assim: uma, a forma como aplicamos as frases ou ouvimos de alguém; outra, a falta de leitura ou conhecimento. Sem querer parecer tendencioso, embora pareça, interpretação de texto e dicionários religiosos, bíblicos são auxiliares na compreensão.
Biblicamente a definição é outra – A palavra grega para pobre (em português, humilde também é sinônima) vem de uma raiz que significa abaixar-se ou encolher-se. Não é apenas uma questão de que a vida é uma luta, mas aos homens que são constrangidos à mendicância (mendigo) porque não têm absolutamente nada. Aqui ela é aplicada à ausência de qualquer materialismo, à dependência total a Deus. Mendigar, “pedir penico” é difícil para os homens, especialmente os orgulhosos e confiantes em si mesmos, mas isto é onde nossas péssimas escolhas nos têm levado, e não poderemos nem ver, nem entrar no reino do céu até que encaremos esta realidade com humilde simplicidade.
Portanto, para ser considerado cidadão do reino (de Deus), esta característica é umas das quais não pode faltar àquele que deseja tomar parte do grupo (e a idéia de Jesus não é excluir ninguém, sim que todos cheguem, obedecendo à Constituição espiritual). Isto não nos impede de ter qualquer bem material, mas ser esvaziado de vaidades, orgulho, de qualquer sentimento egoísta. É difícil, porém possível. Já pensou no assunto?
O norte, orientador para entender qualquer texto secular (não-religioso) ou bíblico está no contexto. Interprete sempre lendo bastante e vendo outras fontes.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu