Elementos da Comunicação




O homem sendo um ser social necessita comunicar-se, ou como emissor ou como receptor de mensagens. Para que a comunicação ocorra é necessário o uso de algum sistema de sinais - signos - organizado. Da fala ao gesto, passando por sinais de trânsito entre outros temos vários exemplos de comunicação. São sinais gestuais, sonoros, escritos ou visuais que presenciamos e praticamos diariamente. Então utilizamos vários códigos de comunicação, sendo a língua o mais importante deles.
Francis Vanoye disse: "Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem". Já Juan Bordenave: "A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social". Há tempos que se fazem necessárias as mais variadas formas de comunicação. A pintura rupestre, feita por povos primitivos, os hieroglifos egípcios e a internet são estágios de um fenômeno básico - a comunicação.
toda mensagem se refere a um contexto, a uma situação, e para ser transmitida necessita de um meio físico concreto. Tal meio é definido como canal de comunicação. Então, de forma sistemática:
Emissor, destinatário ou remetente - que ou quem emite a mensagem; pode ser uma pessoa, uma firma, um jornal, etc;
Receptor ou destinatário - aquele que recebe a mensagem, pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas;
Mensagem - o conjunto de informações transmitidas;
Código - o conjunto de signos e regras de combinação desses signos, utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só existirá de verdade se o receptor souber decodificar a mensagem;
Canal de comunicação ou contato - o meio concreto pelo qual a mensagem é transmitida: voz, revista, livro, emissora de TV, jornal, computador, etc.;
Contexto ou referente - a situação a que a mensagem se refere.

Assista ao desenho da Esquadrilha Abutre (Hanna Barbera), principalmente no diálogo entre Klunk e Dizzy constatando o canal de comunicação:




Vários códigos - São vários códigos na comunicação, mas sem dúvida o mais importante é a língua, o que nos permite reconhecer dois sistemas de signos:
Linguagem verbal - aquela que utiliza a língua falada ou escrita;
Linguagem não-verbal - aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra.
Cada código se vale de signos específicos para transmitir a mensagem: placas de trânsito, símbolos gráficos, pintura, mensagem instantânea, etc.

Assista à Parabolicamará, de Gilberto Gil e comprove através da letra que a comunicação é ampla:




Sugestão de leitura: City of bits, de J. Mittchell

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu