Redação

Avaliando a redação
Sabendo dissertar, tendo conhecimento do assunto a ser escrito e escrevendo o número de linhas exigidas no certame, resta avaliar o conteúdo e a forma. Temos aqui um modelo de como pode ser avaliada uma redação. Seus aspectos:
Em uma redação cujo total de pontos seja 80:
Pontos perdidos por
Erros de escrita (E): ________ x 2= _______
Erros gramaticais (G): ________x 3 = _______
Erros textuais (T): ________x 4 = _______
Linhas não escritas: ________x 2 = _______
Total de pontos perdidos = _______
Total de pontos obtidos = _______
Nota = T.P.O. dividido por 8 = _____
Como avaliam-se os acertos e erros:
Convenção da escrita (02 pontos)
1. acentuação; 2. ortografia; 3. translineação; 4. pontuação; 5. emprego de inicial maiúscula; 6. deslize como omissão ou repetição de palavras;
Aspectos gramaticais (03 pontos)
7. flexões nominal e verbal; 8. concordância verbal e nominal; 9. regência verbal e nominal; 10. tempo, modo e aspecto verbal; 11. colocação pronominal; 12. construção do período; 13. paralelismo sintático; 14. emprego de prefixos e sufixos; 15. emprego de conector intrafrasal: pronomes, conjunções, advérbios; 16. emprego de pronomes pessoais e outros;
Aspectos textuais (04 pontos)
17. coesão: referencial, substituição, elipse, repetição e conjunção (unidade estrutural); 18. coerência: semântica (relações entre significados de elementos textuais), sintática (meios sintáticos para expressão de relações semânticas), estilística (registro linguístico), pragmática (sequência de atos da fala, unidade temática); 19. organização textual; 20. paralelismo semântico; 21. tautologia (repetição de pensamento); 22. paragrafação; 23. adequação vocabular;
Instrução específica para a produção textual (04 pontos)
24. gênero: narrativo, descritivo, dissertativo (expositivo e argumentativo); 25. formato: crônica, anúncio, notícia, comentário, editorial, carta, resumo, instrução, etc.; 26. funções comunicativas: expressar, informar, e persuadir; 27. formalidade textual: relações - redator/destinatário; redator/assunto; 28. expressões de efeito: humor, suspense, dúvida, objetividade, etc.
Atividade 1: assista o vídeo e disserte - As crianças continuam curiosas? As curiosidades são iguais e diferentes em que? 15 linhas.
Atividade 2: escolha uma das imagens do "slide" e disserte sobre ela. Mesmo número de linhas.
Envie para medeirosjacauna@hotmail.com e confira a avaliação.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu