Homens fortes estabilizam as emoções das mulheres

 



Quando sua mulher chora, você não deve chorar junto. Amigos choram junto, mas você não é um amigo, é o homem dela e isso te obriga a conforta-lá e direciona-la. Você deve se manter forte e sustenta-la nessa adversidade ainda que a dor dela te afete. Sei que é duro, mas você tem a obrigação de não ser fraco, não por você, mas por ela. Por mais que nos neguemos a admitir, as mulheres precisam de homens para que estes estabilizem suas emoções. 

E isso se prova verdadeiro quando observamos que uma das características que mulheres buscam em parceiros é justamente terem as emoções estabilizadas. Mulheres instintivamente não gostam de homens instáveis emocionalmente, que sentem-se perdidos em momentos de crise, ao contrário, gostam de homens firmes. Talvez por isso um dos traços emocionais mais marcantes entre os sexos consiste nesse ponto de controle emocional: os homens possuem naturalmente maior estabilidade emocional que as mulheres, provavelmente uma adaptação biológica para suprir essa necessidade feminina, além de que, nos homens, expressar emoções não tem a mesma função que nas mulheres. 

Entre as mulheres expressar emoções ajuda com que lidem e superem, já entre os homens fazer o mesmo não ajuda a lidar com o que sentem, ao contrário, pode até mesmo piorar seu estado emocional. Hoje as mulheres são ensinadas a pensar que precisam de homens emotivos, que compartilhem e verbalizem o que sentem, não tendo medo de expressar seu estado emocional. Porém pensemos na seguinte situação: Uma das maiores dores que podemos sentir é a perda de um ente querido, e muitas vezes a dor é paralisante de forma que nos impede de cuidar daqueles que estão sob nossos cuidados. Penso em uma mulher em um momento de luto e dor tão grande e intenso pela perda de um dos filhos, que não esteja mais em condição de cuidar dos outros filhos pequenos naquele momento. Será que o homem deve permitia-se chorar com ela enquanto os filhos pequenos ficam em desalento? Não. 

A expressão de amor desse homem é manter-se firme, atrasar seu próprio momento de luto e cuidar de todos até que sua esposa esteja em condições de retomar seu papel. A vida precisa continuar adiante e quando for possível, o homem irá chorar sua dor. Mas não naquele momento. Tendemos a pensar e romantizar situações que nos agradam enquanto excluímos todas as situações que potencialmente podem existir. Talvez seja interessante para uma mulher pensar em um homem sentimental para seus momentos de lazer, como discutir sobre os dramas da personagem principal de seu livro preferido enquanto ele faz café da manhã para ela e leva na cama, mas esquecemos que esse homem muito provavelmente não possui as defesas emocionais necessárias para enfrentar crises, ou protegê-la emocionalmente quando coisas ruins acontecerem. Homens precisam ser fortes e mulheres precisam destes homens.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu