Generalidades Notícias, número 6:

9/1/2018
Mundo
EUA cancelam TPS para 250 mil salvadorenhos a partir de setembro de 2019
O governo dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira cancelar o Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para mais de 250 mil salvadorenhos, mas dará um período de 18 meses, até setembro de 2019, para que estes deixem o país ou busquem uma via alternativa para a regularização, informou um funcionário do alto escalão do Executivo.

O Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) justificou a decisão ao afirmar que "já não existem as condições originais causadas" pelos devastadores terremotos de 2001 em El Salvador, a razão pela qual foi concedida esta proteção a um total de 263.282 salvadorenhos até o fim de 2016, segundo dados oficiais divulgados para a Agência Efe.

Ao ser perguntado se foram levados em consideração os altos níveis de violência no país centro-americano na hora de tomar essa decisão, uma razão que os ativistas alegavam para pedir a prorrogação do TPS, o funcionário enfatizou que só foram considerados os aspectos pelos quais a proteção temporária foi concedida, e nenhum outro.

O porta-voz insistiu que o período de 18 meses permitirá que os afetados pela medida "preparem sua partida" para seu país de origem ou busquem outra maneira de ficarem nos Estados Unidos legalmente.

O governo de El Salvador, a comunidade salvadorenha nos Estados Unidos e ativistas pró-imigrantes vinham batalhando sem descanso nos últimos meses pela manutenção do TPS, ou pelo menos para a sua prorrogação por seis meses, como o governo fez com o programa para os hondurenhos.

O Executivo de Donald Trump, no entanto, decidiu aplicar sua linha dura migratória e encerrar o programa para os salvadorenhos, após ter feito o mesmo com o benefício para nicaraguenses e haitianos.

Os EUA decidiram conceder esta proteção aos salvadorenhos que estavam no país em fevereiro de 2001, após os devastadores terremotos em El Salvador naquele ano, mas a medida deu proteção migratória a outros cidadãos do país centro-americano que tinham chegado décadas antes, nos anos 1980 e 1990, fugindo da guerra civil e de suas consequências.

Sob a Presidência do republicano George H.W. Bush (1989-1993), o Congresso dos EUA estabeleceu um procedimento que permitia ao governo conceder, de maneira extraordinária, uma permissão temporária de residência e trabalho aos cidadãos de países afetados por conflitos bélicos, epidemias e desastres naturais: o TPS.

Esta permissão não abria caminho para a residência permanente, nem para nenhum outro status de regulamentação migratória, por isso, com a decisão do governo dos Estados Unidos de não prorrogá-la, os seus beneficiários terão que retornar a seus países de origem ou correrão o risco de serem deportados se permanecerem nos EUA de forma irregular.

O argumento dos que defendem a manutenção do TPS 17 anos depois dos terremotos que levaram a sua autorização é que as condições em El Salvador, com enorme pobreza e criminalidade, não melhoraram para que os salvadorenhos que emigraram para os Estados Unidos possam retornar.

Além disso, os ativistas lembram que mais de 51% dos salvadorenhos com TPS viveram nos Estados Unidos durante pelo menos 20 anos, segundo o Centro para os Estudos sobre a Migração.


May nomeia novo presidente dos conservadores e mantém ministro do "Brexit"
A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou nesta segunda-feira o parlamentar Brandon Lewis como novo presidente do Partido Conservador e ministro sem pasta e manteve David Davis como responsável para o "Brexit", a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Em sua conta no Twitter, a chefe do governo britânico informou que David Lidington, antigo secretário de Estado para a Europa e ex-líder na Câmara dos Comuns, será chanceler do ducado de Lancaster, com categoria ministerial, assim como secretário de Estado para Escritório do Gabinete.

Lidington substitui neste segundo cargo Damian Green, homem de confiança de May, que pediu demissão em dezembro do ano passado após um escândalo pela descoberta de material pornográfico em seu computador do parlamento em 2008.

Segundo os meios de comunicação britânicos, não está previsto que a primeira-ministra nomeie alguém para o posto de primeiro secretário de Estado que também era ocupado por Green, e que equivalia ao posto de vice-primeiro ministro.

Como se esperava, a líder conservadora confirmou nos seus postos os ministros Philip Hammond, que continua à frente de Economia; Amber Rudd, que segue como titular de Interior, e Boris Johnson, no Ministério de Relações Exteriores.

Sajid Savid continuará dirigindo o Ministério de Comunidades e o governo local, mas com o acréscimo da pasta de Moradia, enquanto ainda não se anunciou o novo responsável para a Irlanda do Norte, depois da renúncia, por razões de saúde, de James Brokenshire.

Esta é a reformulação de governo mais significativa realizada por May desde que chegou ao poder em julho de 2016, ainda que tenha mantidos os titulares das pastas mais estratégicas.

A remodelação, destinada a revitalizar o Executivo após vários meses de escândalos e desavenças internas, acontece antes do começo da segunda rodada de negociações com Bruxelas, que se centrará na futura relação comercial e de segurança entre o Reino Unido e o bloco europeu.

COI quer compromisso político das duas Coreias para aceitar atletas do norte
O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta segunda-feira que precisa do "compromisso" político tanto da Coreia do Norte como da Coreia do Sul para poder autorizar a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em PyeongChang.

"Em relação à situação muito particular da península da Coreia, precisamos de um compromisso político de todas as partes envolvidas para que a participação (dos atletas norte-coreanos) seja possível. Uma vez que esse compromisso político estiver claro, o COI tomará uma decisão final", afirmou a entidade em comunicado.

Representantes dos dois países devem se reunir nesta quarta-feira para discutir a participação dos atletas norte-coreanos em PeyongChang 2018, que ocorre entre 9 e 25 de fevereiro.

O governo da Coreia do Sul propôs na semana passada ao regime da Coreia do Norte uma reunião de alto nível para facilitar a participação dos atletas do país vizinho nos Jogos de Inverno, o que seria um importante passo para diminuir a tensão na região.

O COI comemorou o diálogo e explicou que está há muito tempo negociando com as duas partes para fazer com que os atletas norte-coreanos participem do evento. E, para facilitar isso, a entidade ampliou a data de registro nas competições.

Na nota, o COI afirmou que as negociações estão sendo realizadas respeitando as sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte. Além disso, a entidade indica que o diálogo será retomado em breve para que uma decisão final possa ser tomada a tempo.

"A missão do COI é sempre garantir a participação de todos os atletas qualificados, além das tensões políticas e das divisões", concluiu a entidade no comunicado.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou em seu discurso de fim de ano que está aberto ao diálogo com a Coreia do Sul. E concordou em enviar uma delegação para os Jogos de Inverno.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para PyeongChang 2018.

A Coreia do Norte perdeu o prazo estabelecido pelo COI para inscrever os dois nos Jogos de Inverno, mas eles ainda podem competir caso sejam convidados pela entidade.

Brasil

Homem é preso suspeito de liderar morte de 2 crianças em ritual
Investigação levou quatro à prisão e três estão foragidos; polícia suspeita de assassinato de irmãos em um sacrifício para atrair prosperidade financeira

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu um homem suspeito de liderar o assassinato de duas crianças, possivelmente argentinas, em um ritual de magia negra para obter prosperidade em negócios. O sacrifício teria custado 25.000 reais. Partes dos corpos das crianças, vítimas de decapitação e esquartejamento, foram encontradas em setembro do ano passado, no bairro Lomba Grande, na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre.

Os corpos são de dois irmãos por parte de mãe: um menino, com idade entre oito e nove anos, e uma menina, com idade entre dez e doze. As crianças teriam sido trazidas de uma região pobre da Argentina em troca de um caminhão. Autoridades do país vizinho e a Interpol (polícia internacional) auxiliam na investigação do caso.

O delegado Moacir Fermino afirmou que há provas testemunhais e documentais contra sete envolvidos nos crimes. Quatro deles foram presos preventivamente – entre eles Silvio Fernandes Rodrigues, que a polícia chama de “bruxo”, por liderar o ritual – e três estão foragidos. Segundo ele, há indícios de que as crianças foram amarradas e alcoolizadas – há suspeita também de abuso sexual e canibalismo. Ainda de acordo com o policial, testemunhas que ajudaram na elucidação do caso “estão com medo de morrer”.

Como os corpos foram encontrados em Novo Hamburgo, a investigação trabalha com a hipótese de que as cabeças dos irmãos estejam enterradas próximas ao local. O “Templo de Lúcifer”, como era chamada a casa onde teria sido realizado o ritual, porém, fica na cidade de Gravataí, também na região metropolitana.

O portão da casa tinha um pentagrama, estrela de cinco pontas geralmente associada a práticas esotéricas. Também foram encontradas capas negras e uma máscara de cão que teriam sido usadas no suposto ritual. Na casa, a polícia encontrou um cofre, que foi arrombado após cerca de cinco horas de tentativas – dentro havia documentos e objetos que teriam sido usados em rituais.


Além do suposto líder, também estão presos Jair da Silva, empresário que teria encomendado o ritual, Andrei Jorge da Silva, um dos filhos do empresário, e Márcio Miranda Brustolin, participante do sacrifício, que necessitava de sete pessoas para ser realizado, de acordo com o delegado. Estão foragidos Jorge Adrian Alves, argentino que teria trazido as crianças do país vizinho, Anderson da Silva, outro filho do empresário, e Paulo Ademir Norbert da Silva, sócio dos empresários que teria apresentado Rodrigues à família.
Testemunha
O delegado afirmou que uma testemunha do ritual viu os sete homens suspeitos ajoelhados em círculo, as crianças encapuzadas no centro, rodeadas por velas, e o suposto “bruxo” falando em uma “língua desconhecida”. Em um vídeo divulgando seu “templo”, Rodrigues propaga a venda de rituais para sucessos amorosos e nos negócios por meio de magia negra. “Através da ritualística você poderá alcançar aquilo que deseja com rapidez e segurança. Você tem uma empresa, um negócio, e quer expandir suas filiais e parar de se lamentar que não tem mais dinheiro para fazer suas viagens, para poder dar estabilidade para sua família? O Templo de Lúcifer fará com que você alcance esse seu objetivo. Seja pactuado do Templo de Lúcifer”, diz na gravação.


Avianca avisa que embarcará passageiros retidos em NY em até 48h
Grupo de 176 passageiros deveria ter embarcado sábado no voo da Avianca de Nova York com destino a Guarulhos
A brasileira Carolina Dias é um dos 176 passageiros que deveriam ter embarcado sábado no voo da Avianca de Nova York com destino a Guarulhos. Moradora de New Jersey, ela, o marido e o filho planejam visitar a família no Brasil.

Segundo ela, os passageiros só foram avisados com quase 30 horas de atraso que o voo havia sido cancelado e foram transferidos para um hotel.

“A situação é caótica, nos tratam como lixo, não dão nenhuma informação”, afirmou ela.

Para piorar, a bagagem da brasileira foi extraviada pela companhia aérea. “Precisaremos comprar novas roupas, pois tudo o que tínhamos de verão estava dentro das malas.”

Carolina afirma que há grávidas e cadeirantes no grupo de passageiros que teve o voo cancelado. “O hotel só está pago até hoje à noite e ninguém sabe quanto tempo mais vamos esperar.”

Em nota, a Avianca informa que parte dos passageiros seguirá para o Brasil em dois voos da companhia: um previsto para as 18h30 (horário de NY), e outro para as 0h30.

“Os demais virão em voos de companhias parceiras previstos para decolarem nas próximas 48 horas. Todos os passageiros estão sendo comunicados via telefone, SMS e e-mail”, informa a companhia.

Segundo a empresa, os atrasos foram causados “em função da forte nevasca que está acontecendo em Nova York e também em decorrência do fechamento temporário do terminal 4 do aeroporto, nos dias 07 e 08, ocasionado por uma contingência relacionada à infraestrutura”. “Atrelado a isso, a aeronave programada para realizar o voo do dia 06 passou por um procedimento operacional corretivo em seus toalete.”

Temer não atende recomendação de afastar vice-presidentes da Caixa
Nos bastidores, a resistência do governo à saída tem razões políticas
O presidente Michel Temer não atendeu a recomendação do MPF (Ministério Público Federal) de afastamento de todos os vice-presidentes da Caixa, incluindo os sob suspeita de irregularidades. Em resposta enviada nesta segunda-feira (8), a Casa Civil afirmou que o ministro Eliseu Padilha não tem competência para análise do pedido, uma vez que o tema caberia ao Ministério da Fazenda.

A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo. Nesta segunda-feira (8), a Caixa deve também enviar a sua resposta ao MPF. Em nota à reportagem, ela já havia declarado que o "sistema de governança é adequado à Lei das Estatais", o que faria com que "a maior parte das recomendações do MPF já estejam implementadas, em implementação".

Nos bastidores, a resistência do governo à saída tem razões políticas. O Palácio do Planalto quer manter atados à sua base no Congresso Nacional partidos que indicaram os diretores da Caixa (PP, PR e PRB), visando a aprovação da reforma previdenciária.

Desvio de recursos
Foco de operações que apuram desvio de recursos, a Caixa mantém no seu comando cinco dirigentes sob suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção. Seu presidente, Gilberto Occhi, e quatro vice-presidentes são alvo de investigações do MPF e do próprio banco. Citações a eles aparecem nas operações Sépsis, Cui Bono e Patmos, conduzidas pela Procuradoria em Brasília.

Mensagens e documentos sob análise dos investigadores indicam que os dirigentes auxiliaram o grupo do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) a viabilizar operações do banco nas quais teria havido suborno. Os inquéritos estão em curso.

Por conta das suspeitas, o MPF requereu em dezembro que o governo afaste todos os vice-presidentes para que a escolha passe a ser feita por critérios técnicos. O pedido, enviado à Casa Civil e ao banco, compila irregularidades atribuídas a executivos.




Pernambuco
Obra suspende abastecimento de água em bairros de Jaboatão e do Cabo, no Grande Recife
Serviço da Compesa na Rua Major Médico Vicente Fonseca Matos, no bairro de Candeias, tem previsão de início às 6h da quarta (10) e de término às 12h da quinta (11).

Uma intervenção da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Rua Major Médico Vicente Fonseca Matos, em Candeias, suspende o abastecimento de água de oito bairros nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, a partir da quarta-feira (10). Segundo a concessionária, o serviço ocorre nas proximidades da Rua Bacharel José Mário de Oliveira e consiste na última etapa das intervenções para interligar as adutoras de Gurjaú e Pirapama.

De acordo com a Compesa, o serviço está previsto para começar às 6h da quarta (10) e para terminar às 12h da quinta (11). A expectativa é de que a distribuição de água seja normalizada de forma gradativa, após a finalização da obra.

Ainda segundo a companhia, a obra foi dividida para minimizar o impacto da paralisação dos sistemas e, consequentemente, o reflexo no abastecimento de água dos moradores das localidades afetadas. Na primeira etapa, realizada em outubro de 2017, foram assentados 100 metros de rede e, em novembro, foi feita a interligação da adutora de Gurjaú nessa rede. Nessa última fase, está prevista a ligação da rede de 700 milímetros de Pirapama à rede assentada em outubro.

Confira os bairros com o abastecimento suspenso durante o serviço:
Jaboatão dos Guararapes
Cajueiro Seco
Candeias
Massangana
Massaranduba
Piedade
Prazeres

Cabo de Santo Agostinho
Ponte dos Carvalhos
Paiva



Após quase oito anos, primeira unidade de complexo prisional na Mata Norte de PE é inaugurada
Transferência de detentos de outros presídios de Pernambuco para o Centro Integrado de Ressocialização, em Itaquitinga, está prevista para fevereiro, segundo o governo estadual.

unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), em Itaquitinga, foi entregue na manhã desta segunda-feira (8) pelo governo de Pernambuco. Iniciada em junho de 2010, a obra, que estava parada desde 2012, foi retomada em 2017 e custou aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres da administração estadual.

Inicialmente projetada para abrigar detentos em regime semiaberto, o espaço, chamado a princípio de Unidade do Regime Semiaberto (Ursa), recebeu adaptações e, após a entrega, passa a abrigar cerca de mil presos no regime fechado. De acordo com o governo do estado, a expectativa é que o processo de ocupação da primeira unidade do complexo prisional seja iniciado em fevereiro deste ano.

Os 10 hectares da Unidade I abrigam 1 mil metros quadrados de estrutura, que recebeu bloqueios de acesso para contenção dos detentos. Depois de relatos de ex-executivos da Odebrecht sobre paredes de celas com drywall, material menos rígido que a parede convencional, o governo de Pernambuco ressaltou, nesta segunda (8), a construção de paredes internas de gesso e de paredes externas de concreto.

Apesar de a obra ter sido inicialmente construída através de uma Parceria Público-Privada (PPP), o governo de Pernambuco decretou caducidade do contrato com o Consórcio SPE/Reintegra Brasil e tomou posse do empreendimento com 65% das obras concluídas. No decorrer dos processos licitatórios, a unidade I foi finalizada pelo montante de R$ 9.649.201,63.

Além das celas, a unidade comporta áreas como administração, recepção de visitantes, pavilhão para presos que exercem atividades laborais, 12 salas de aula, área jurídica e de saúde, refeitório, pavilhões de vivências coletivas, espaços para a Polícia Militar e muros com alambrados. Ainda de acordo com a administração estadual, o segundo módulo do CIR tem a mesma estrutura. A conclusão da obra está prevista para setembro de 2018.

Outros presídios
Além do CIR, em Itaquitinga, outras 2.754 vagas serão abertas no Presídio de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, que se encontra em construção. Segundo o governo, também está em andamento um edital para ampliar o Presídio de Palmares, que passará a comportar mais 532 detentos.


Pernambuco passa a ter 'Lei Anticorrupção' para combater fraudes em licitações e contratos
Medida sancionada na segunda-feira (8) é válida para pessoas jurídicas e busca prevenir e coibir atos ilícitos contra a administração pública.

Foi sancionada em Pernambuco, na segunda-feira (8), uma lei que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. Chamada de “Lei Anticorrupção”, a medida é válida no âmbito estadual e busca combater atos lesivos praticados por empresas, com o objetivo de evitar fraudes em licitações e contratos.

Com a sanção, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), órgão que tem o objetivo de prevenir e combater a corrupção e defender o patrimônio público, passa a ter autonomia para instaurar Processos Administrativos de Responsabilização para apurar atos ilícitos praticados por empresas no âmbito do Poder Executivo Estadual. Outros órgãos do poder executivo também devem apoiar esse procedimento, sobretudo comissões de licitação, segundo o governo do estado.

Entre as punições previstas para as empresas que desrespeitarem a lei, estão a aplicação de multas e a publicação extraordinária de decisões condenatórias. A medida também prevê acordos de leniência que podem ser firmados com as empresas infratoras, com a participação da SCGE, da Procuradoria Geral do Estado e, eventualmente, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e do Ministério Público de Pernambuco.

Também foi estabelecido um canal estadual de denúncias anticorrupção, através da Ouvidoria Geral do Estado, para receber informações a serem repassadas à SCGE. As denúncias podem ser feitas através do número 162.



Biblioteca Pública do Estado de PE tem atividades infantis gratuitas em janeiro

Programação acontece até o dia 31 no setor infantil do espaço, localizado ao lado do Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Biblioteca Pública do Estado (BPE) oferece uma programação de oficinas, brincadeiras e de “contação” de histórias para crianças. As atividades são gratuitas e acontecem no setor infantil do espaço, localizado na Rua João Lira, ao lado do Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Corrida de saco, amarelinha e cabo de guerra são algumas das brincadeiras oferecidas pela BPE ao longo deste mês de janeiro. Além de buscar resgatar as “brincadeiras de antigamente”, a programação também contempla oficinas de arte e sessões de cinema para crianças.

Os visitantes da BPE também podem conferir a exposição “Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817”, que conta com um mapa interativo sobre o período em questão. Localizada no hall de entrada da biblioteca, a exposição também traz uma réplica do mural de Corbiniano Lins, que retrata, além de 1817, as revoluções de 1824 e 1848.

Confira a programação completa:
Segundas e sextas-feiras
Leitura compartilhada com pais e filhos
Terças e quintas-feiras
Jogos de tabuleiro

10 de janeiro
14h – “Contação” de histórias
17 de janeiro
14h – Brincadeiras infantis

24 de janeiro
14h – Ateliê de Artes: oficina de máscaras de carnaval

31 de janeiro
14h - Cinepipoca

Começa período reprodutivo das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha já registrou o início do período reprodutivo das tartarugas marinhas. O Projeto Tamar identificou três ninhos de tartaruga-verde (Cheloniamydas). O primeiro ninho da temporada foi encontrado na Praia da Cacimba do Padre e os outros dois na Praia do Leão. A expectativa dos pesquisadores é que dentro de 60 dias as tartaruguinhas nasçam e sigam para o mar.

Os estudiosos do Tamar estão animados com o início do ciclo reprodutivo, mas pesquisadores não acreditam que o recorde de temporada 2016/2017, que somou 425 ninhos, seja batido. “O normal é ter um ano muito bom e na temporada seguinte é registrada uma queda nos números. As tartarugas desovam a cada dois ou três anos”, explicou o pesquisador do Projeto Tamar, Felipe Bortolon.

Os ambientalistas pedem a colaboração dos turistas e também dos moradores para evitar permanecer nas praias onde ocorrem as desovas após às 18:30h. Esses locais são protegidos no período noturno pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). As luzes e movimentação nas praias podem inibir as tartarugas. O Projeto Tamar conta com uma base em Noronha desde o ano de 1984.


UFPE abre inscrições para dois concursos para professor com 91 vagas

Há 89 oportunidades para docentes do magistério superior e duas para lecionar no Colégio de Aplicação.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre, nesta segunda-feira (8), as inscrições para dois concursos para professores. A instituição oferece 91 vagas, sendo 89 oportunidades para docentes do magistério superior e duas para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação (CAp).

As inscrições devem ser feitas de forma presencial. Os interessados devem levar a documentação para as diretorias dos centros acadêmicos que oferecem as oportunidades, das 8h ao meio-dia e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Confira aqui os editais dos concursos para professor da UFPE

Para os interessados nas vagas de professor do magistério superior, as inscrições seguem até o dia 8 de março. Os candidatos às oportunidades no Colégio de Aplicação têm até o dia 6 de fevereiro para enviar a documentação.

Na quarta-feira (10), serão abertas as inscrições para outro concurso. A UFPE oferece duas vagas para professor titular-livre do magistério superior para os departamentos de Botânica e Física. Os interessados deverão garantir as vagas no certame até o dia 9 de abril.

A remuneração para professores adjuntos com titulação de doutorado é de R$ 9.585,67, para dedicação exclusiva, e de R$ 3.377,45, para regime semanal de 20 horas de trabalho. Para os professores assistentes, com titulação de mestrado, o salário é de R$ 6.726,82, para dedicação exclusiva, e de R$ 2.777,15, para 20 horas de trabalho semanais.
Detalhes
Das 89 vagas ofertadas pela UFPE para professores efetivos, 18 são para o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), 13 para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), 12 para o Centro de Artes e Comunicação (CAC), nove para o Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN), sete para o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), cinco para o Centro de Biociências (CB), três para o Centro de Educação (CE), três para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e três para o Centro de Informática (CIn). Há, também, 12 vagas para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e quatro para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão.

Para os candidatos ao cargo de professor adjunto, o concurso tem início com uma prova escrita, com peso três; segue com uma prova didática ou didático-prática ou, ainda, defesa de memorial, com peso três; e, por fim, julgamento de títulos, com peso quatro. Para professor assistente, a ordem do certame é a mesma, mas a prova didática, didático-prática ou a defesa de memorial têm peso quatro e o julgamento de títulos tem peso três.

Colégio de Aplicação
Na seleção de docentes para para o CAp, há duas vagas para estudos sociais, na área de geografia, e uma para comunicação e expressão e educação artística, na área de dança. Os interessados precisam ter cursado licenciatura em geografia ou dança, respectivamente. As inscrições podem ser feitas entre os dias 8 de janeiro e 6 de fevereiro de 2018.

O salário para os dois cargos é de R$ 4.455,22, referente à titulação de graduação e ao regime de trabalho de dedicação exclusiva. As provas serão divididas em três etapas, sendo a primeira de prova escrita, com peso três; prova didática ou didático-prática, com peso 4; e julgamento de títulos com peso 3. O concurso tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Física e Botânica
Para concorrer aos cargos de professor dessas duas áreas, é necessário ter título de doutor há pelo menos dez anos, na área de conhecimento do concurso, na data da posse. O salário básico é de R$ 8.119,08, mas, com a retribuição por titulação, de R$ 11.321,40, a remuneração chega a R$ 19.898,48.

O certame está dividido nas etapas de prova escrita e apresentação de defesa de projeto de pesquisa, com peso três, prova de apresentação e de defesa de memorial, com peso quatro, e julgamento de títulos, com peso três. O concurso tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Detran iniciou inspeções obrigatórias em transportes escolares em Pernambuco

As vistorias vão até 31 de janeiro. Entre critérios estão número de cintos de segurança e documentação do veículo e do condutor.
Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) iniciou as vistorias obrigatórias em transportes escolares. Entre os critérios das inspeções estão o número de cintos de segurança igual à lotação, lanternas de luz vermelha na parte superior traseira do veículo e lanternas brancas, amarelas ou foscas na parte superior dianteira, além da documentação do veículo e do condutor.

Esta é a primeira vistoria do ano e deve ser realizada até o dia 31 de janeiro. Na Região Metropolitana do Recife, serão atendidos no máximo 50 veículos por dia e há um calendário especial a ser seguido, de acordo com os números finais das placas. A ação acontece na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), localizada na Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, nº 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR 101, com atendimento sempre das 14h às 16h.

Os condutores de veículos com as placas terminadas em 1, 2 e 3 devem comparecer até a sexta-feira (12). Os veículos com placas finalizadas em 4, 5, 6 e 7 devem participar das inspeções entre os dias 15 e 24 de janeiro. Já as placas com fins 8, 9 e 0 tem entre os dias 25 e 31 de janeiro para receber a vistoria.

Já para os veículos de transporte escolar do interior do estado não é necessário agendar o atendimento. O condutor deve se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito - Cinetrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Entre as Ciretrans Especiais, estão as de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira.

Ao fim da vistoria, o condutor recebe um selo do Detran, que garante as condições de segurança necessárias para o transporte de crianças. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar essaa autorização é infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e a retenção do veículo até a regularização.

No mês de julho, quando acontecem as férias das escolas, os transportes escolares precisam passar por uma nova inspeção. Confira abaixo a documentação e condições para aprovação:

Documentação necessária
Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário.
Certificado de Registro do Veículo (CRV), original e cópia.
Certificado de Registro do Veículo (CRLV) do exercício quitado original e cópia
Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias.
CNH (categoria D ou E) original e cópia
Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal
Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica)

Taxas
O DETRAN cobra uma taxa anual de Registro e Autorização de Transporte Escolar, no valor de R$136,98. Nessa taxa, estão inclusas as duas inspeções semestrais obrigatórias. Portanto, quem pagou a taxa por ocasião da primeira inspeção obrigatória, no mês de janeiro, não precisará pagar novamente para a segunda inspeção, no mês de julho.

Condições para aprovação na inspeção
Registro como veículo de passageiros;
Equipamentos obrigatórios em ordem;
Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;
Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo (Tacógrafo) e certificado do Tacógrafo (Inspecionado pelo INMETRO);
Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira;
Cintos de segurança em número igual à lotação;
Dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

O condutor
Apenas motoristas habilitados nas categorias "D" ou "E" com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. Também é preciso apresentar a certidão negativa de antecedentes criminais estadual ou federal.


Diego Souza posa com camisa do São Paulo e exalta desafio
"O desejo de chegar ao São Paulo sempre foi grande", afirmou o meia, ex-Sport

Uma vez oficializada a saída de Lucas Pratto, chegou a hora de Diego Souza conquistar a torcida do São Paulo. O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (8), em um post do Instagram no qual o jogador promete empenho.

"O desejo de chegar ao São Paulo sempre foi grande. Gosto de ganhar, e vou brigar pelos nossos objetivos com os meus novos companheiros", disse o polivalente Diego Souza, que pode atuar como meio-campista ou no comando do ataque - função que era realizada por Pratto.

A declaração e a foto foram inicialmente publicadas pelo perfil do São Paulo no Instagram, mas o próprio Diego Souza tratou de compartilhar a mensagem em sua conta. "Vamos com tudo nesse novo desafio", escreveu.

O clube confirmou a contratação no domingo (7), com a viagem de Raí, diretor de futebol, ao Recife. O Sport queria que Diego Souza assumisse a vontade de sair antes de concretizar a venda.

O clube pernambucano vendeu os 45% dos direitos econômicos que detinha do jogador de 32 anos, cujo contrato ia até o fim de 2018. Em nota oficial, o Sport agradeceu a Diego Souza pelos "serviços prestados". Desde 2014 na equipe, ele fez 57 gols em 173 jogos e chegou a receber convocações para a seleção brasileira.

Iraquianas refugiadas no Recife poderão ter carteira de trabalho e CPF
Magida Darwish Shamo, de 19 anos, e Ida Aman Heji, de 24 anos, e um menino de quatro anos estão em Pernambuco desde o último dia 30 de dezembro
As iraquianas Magida Darwish Shamo, de 19 anos, e Ida Aman Heji, de 24 anos, e a criança de de quatro anos, refugiados em Recife desde o último dia 30 de dezembro, estiveram em audiência preliminar na Defensoria Pública da União, nesta segunda (8), para prestar esclarecimentos sobre a vinda ao Brasil portando passaportes falsos e o pedido de asilo.

Por enquanto, as iraquianas vão poder emitir carteira de trabalho e CPF provisórios, com validade de seis meses. “Enquanto esse processo estiver em tramitação, elas não podem ser deportadas. Em média leva-se até dois anos para que o Conare conceda ou não o pedido”, explicou o defensor publico federal Pedro de Paula Lopes Almeida.

De acordo com a defensora pública federal, Marília Lima Milfont, responsável pela área penal, caso o Ministério Público Federal apresente denúncia, as iraquianas podem responder criminalmente por falsificação de documento público e uso de documento falso – artigos 297 e 304, respectivamente do código penal. “O caráter humanitário deste caso, já que elas foram forçadas a vir devido o estado de guerra no seu País, será um dos fundamentos para a tese defensiva para que não seja aplicada a elas essa culpabilidade (do porte passaportes falsos”, explicou a defensora federal.Em paralelo a este processo, também tramita o pedido de asilo, que ainda está sendo analisado pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) - órgão, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, com sede em Brasília, é responsável por julgar os casos dessa natureza em primeira estância. 

São Lourenço da Mata 

Prefeitura realiza manutenção da iluminação pública em LagesA Diretoria de Serviços Públicos fez a manutenção da iluminação pública no distrito rural de Lages. Uma equipe de 15 pessoas foi enviada para trocar as lâmpadas em vários pontos da localidade.

Para Joel santos, morador do distrito, o serviço na localidade é essencial para o bem-estar da população. “Precisávamos de reparos na iluminação há bastante tempo, pois alguns pontos do distrito estavam às escuras, propiciando assaltos e até dificultando a locomoção. Ficávamos com medo de transitar pela rua, principalmente no horário da noite, onde não se dava para enxergar nada. Agora, com a manutenção feita, temos mais comodidade e segurança”, disse Joel.

De acordo com o diretor de Serviços Públicos, Marcílio Gomes, a zona rural de Lages tem uma grande demanda, e os profissionais estão trabalhado diuturnamente para fazer a manutenção. “A equipe de técnicos realizou a troca de lâmpadas em diversos pontos do distrito. Queremos deixar a localidade completamente iluminada, proporcionando assim, um ambiente mais seguro e ordenado para população”, afirmou o diretor.

Com G1pe, Folhape, EFE, Prefeitura de São Lourenço da Mata

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu