Xadrez político




Quem pratica o jogo da técnica, estratégia, surpresa, raciocínio lógico e do xeque-mate deve estar imaginando quais serão as peças e as jogadas na disputa política. Como ficará o tabuleiro político em 2010. É difícil precisar, no cenário quem vai jogar e qual peça será. No entanto podem-se fazer algumas análises (de acordo com as últimas jogadas) no momento. Leia as funções e compare com as do xadrez. Que peça corresponde ou não às características destes senhores (e senhoras):

José Sarney
- ex-governador do Maranhão;
- ex-presidente da República;
- atual presidente do Senado, citado em diversos embrólios administrativos, pessoais e políticos. De parentes empregados no senado a afirmações inverídicas.

Lula
- ex-metalúrgico;
- ex-deputado estadual;
- atual presidente da República. Lula foi candidato a presidente por três vezes, sendo eleito na terceira vez. Tem ótima popularidade nas pesquisas de opinião. Desde o primeiro mandato faz a política de nada saber a respeito da corrupção ocorrida no Governo, Senado e Câmara Federal.

Fernando Collor
- ex-presidente da República;
- atualmente senador. Envolvido em esquemas de corrupção com o então Paulo César Farias (assassinado como “queima de arquivo”) foi afastado (impeachment) da presidência republicana em 1992, ficando inelegível por oito anos. No momento colabora com o governo Lula.

Renan Calheiros
- ex-deputado estadual e federal,
- ex-ministro da justiça do governo Fernando Henrique,
- senador da República.
- Renunciou à presidência do Senado quando viu-se envolvido no escândalo Renangate.
- Atualmente está por trás das articulações do PMDB para manter josé Sarney na presidência do Senado.

Dilma Rousseff
- ex-ministra da Minas e energia;
- Ministra-chefe da Casa Civil. Candidata a Presidência nas próximas eleições. Denominada “mãe do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento” (antigo OGU – Orçamento Geral da União). Citada pela ex-chefe da Receita Federal Lina Vieira de pedir a “agilização” das investigações do Fisco à família Sarney, a qual a ministra nega.

Marina Silva
- ex-seringueira;
- ex-vereadora;
- ex-ministra do Meio Ambiente,
- ecologista;
- senadora da República. Foi eleita em 2002, pelo quarto ano consecutivo como um dos 100 senadores mais influentes do congresso;
- Homenageada como uma das "25 Mulheres em Ação no Mundo pela Vida na Terra", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - ONU, Nova York/EUA, 1997;
- premiada como Mulher do Ano - revista "Miss Magazine" Washington/EUA, 1997. Atualmente sem partido.

As peças do xadrez e suas direções:
Peão – uma casa à frente. Na saída pode caminhar até duas casas
Torre – movimentos verticais ou horizontais, quantas casas desejar
Cavalo – anda em “L”: uma casa na vertical e duas na horizontal ou vice-versa
Bispo – quantas casas quiser, na diagonal
Rainha – quantas casas desejar, em qualquer direção
Rei – caminha apenas uma casa, em qualquer direção

A informação é uma das armas mais poderosas e adequadas à população, portanto deve ser bem usada. Também de nada adianta se temos posse da informação e não fazemos a diferença, não mudamos, não influenciamos.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu