Questões de gramática - abertas

1. UNESP


ALTÉIA - Cláudio Manoel da Costa


Aquele pastor amante,

Que nas úmidas ribeiras

Deste cristalino no

Guiava as brancas ovelhas,

Aquele, que muitas vezes

Afinando a doce avena

Parou as ligeiras águas,

Moveu as bárbaras penhas,

Sobre uma rocha sentado

Caladamente se queixa:

Que para formar as vozes,

Teme, que o ar as perceba.

In Poemas de Cláudio Manoel da Costa São Paulo: Cultrix, 1966, pp. 15-6


Levando em conta que as três estrofes citadas constituem um período completo:


a) Aponte a função sintática de "Aquele pastor amante"


b) Classifique a oração integrada pelos versos: "Aquele pastor amante,", "Sobre uma rocha sentado" e "Caladamente se queixa:"


2. (U.F. ITAJUBA-MG) - Transforme os períodos simples em períodos compostos, usando pronomes relativos:


a) Minha janela dava para um canal, No canal oscilava um barco.


b) Para onde iam aquelas flores? O barco carregava as flores.


3. (FUVEST-SP) — Explique a diferença de sentido entre:


a) Os homens, que têm seu preço, são facilmente corrompidos.


b) Os homens que têm seu preço são facilmente corrompidos.


4. (UFRJ) — Qual a diferença sintática entre os termos destacados em: "não serás mais o que és" e "abismo que cavaste a teus pés".


5. (FUVEST-SP) - Nos trechos: "...Bebi o café que eu mesmo preparei..." e " ... pensando na vida e nas mulheres que amei" a palavra que tem a mesma função sintática? Sim ou não? Justifique.


6. (FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando as exportações dos países pobres;

2. Excluem os pobres de vender para os mercados ricos;

3. expõem os produtores pobres à concorrência de produtos mais baratos em seus próprios países.

(Folha de S. Paulo, 02/11/97, E-12)

Neste texto, as palavras destacadas rico e pobre pertencem a diferentes classes de palavras, conforme o grupo sintático em que estão inseridas.


a) Obedecendo à ordem em que aparecem no texto, identifique a classe a que pertencem, em cada ocorrência destacada, as palavras rico e pobre.


b) Escreva duas frases com a palavra brasileiro, empregando-a cada vez em uma dessas classes.


7. (FUVEST-SP) – Leia o seguinte texto:

"Mas a girafa era uma virgem de tranças recém-cortadas. Com a tola inocência do que é grande e leve e sem culpa. A mulher do casaco marrom desviou os olhos, doente, doente. Sem conseguir – diante da aérea girafa pousada, diante daquele silencioso pássaro sem asas – sem conseguir encontrar dentro de si ponto pior de sua doença, o ponto mais doente, o ponto de ódio, ela que fora ao Jardim Zoológico para adoecer. Mas não diante da girafa, que era mais paisagem do que ente. Não diante daquela carne que se distraíra em altura e distância, a girafa quase verde. Procurou outros animais, tentava aprender com eles a odiar. O hipopótamo, o hipopótamo úmido. O rolo roliço de carne, carne redonda e muda esperando outra carne roliça e muda. Não. Pois havia tal amor humilde em se manter apenas carne, tal doce martírio em não saber pensar."

(Clarice Lispector)


Destaque do texto dois adjetivos diferentes que, referindo-se respectivamente à girafa e ao hipopótamo, expressem a mesma idéia.

Qual é essa idéia?


8. (FUVEST-SP) – "Tais eram as idéias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso."

Reescreva o período, substituindo cada pronome em destaque por outro de sentido equivalente.


9. (UNIV. FED. ACRE) – Transcreva os advérbios e as locuções adverbiais que ocorrem em:

"Ele já andava meio desconfiado vendo as flores minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes." (Graciliano Ramos)

advérbios: .......................................................................................................

locução adverbial: ..........................................................................................


10. (FUVEST-SP) "Súbito deu-me a consciência um repelão..."

a) Substitua súbito por outra palavra ou expressão que conserve o mesmo sentido.

b) Dê a classe gramatical da palavra súbito no contexto transcrito.


Envie as respostas para medeirosjacauna@hotmail.com e saiba como foi o desempenho.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu