Acentuar, pontuar, escrever, separar e pronunciar corretamente as palavras depende muito deste capítulo gramatical.
Fonemas: Nossa língua pode ser escrita e falada. Na língua escrita, as palavras são formadas por letras - denominadas símbolos gráficos; na língua falada, por fonemas.
O Fonema é a menor unidade fônica distintiva da palavra. Definida como distintiva porque a mudança de um fonema acarreta uma nova palavra. EX.: fama/lama, bota/bola. O fonema se representa entre barras oblíquas: / /. Uma letra pode representar fonemas diferentes: A letra s, por exemplo: sala - /s/ - lemos sê; asa - /z/ - lemos zê.
Dígrafo é o grupo de duas letras que representam um só fonema. Ex.: ch - chave, nh - lenha, lh - velho, ss - massa, sc - nascer, xc - exceto, sç - nasça, xs - exsudato, gu - guerra e qu - quilo.
Tipos de fonemas: pode ser vogais, consoantes e semivogais. Vogais são fonemas que resultam da livre passagem da corrente de ar pela boca ou pelas fossas nasais. Na pronúncia de a, e, i, o, u nenhum órgão da boca interrompe a passagem da corrente de ar. Consoantes são fonemas que resultam da interferência de um ou mais órgãos na passagem da corrente de ar. Na pronúncia do /p/, observamos que o contato dos lábios interrompe a passagem de ar. todos os fonemas consonantais são produzidos com interferência de um ou mais órgãos da boca. Semivogais são fonemas vocálicos que se agrupam com a vogal numa sílaba. Nossa língua possui apenas duas semivogais: /y/ - representado pelas letras e, i, n e m; e /w/ - representado pelas letras o, u, e m. Ex.: mãe, pai, hífen, jovem / magoa, mão, pão, falam.
0 Comentários