Gramática - Sílaba


Ao pronunciarmos uma palavra, damos impulsos de voz. Cada impulso forma uma sílaba. Uma palavra tem tantas sílabas quanto o número de impulsos de voz. Soletrando acham-se as sílabas: Mato: ma - to (duas sílabas, dois impulsos); passagem: pas-sa-gem (três sílabas, três impulsos); Fortalecido: for-ta-le-ci-do (quatro sílabas, quatro impulsos de voz); superamigo: su-per-a-mi-go (cinco sílabas, cinco impulsos de voz). Numa palavra há tantas sílabas quanto há o número de vogais - não há sílaba sem vogal.
Quando a palavra tem duas sílabas, denominados dissílaba; três, trissílaba; quatro ou mais, polissílaba. Palavras de uma única sílaba são monossílabas. Estas podem ser tônicas (fortes) ou átonas (fracas). Ex.: flor, más (tônicas); o, mas (átonas).
Na divisão silábica, os dígrafos deixam uma letra em cada sílaba, exceto gu e qu. Ex.: mas-sa, car-ro, ex-ce-to, nas-cer, nas-ça, ex-su-da-to. Uma sílaba pode ser tônica, subtônica e átona. Ex.: cafezal - ca (àtona), fe (subtônica), zal (tônica).
Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas são definidas quanto à posição da sílaba tónica em uma palavras. Ex.: amor - oxítona (última sílaba da palavra); caderno - paroxítona (penúltima sílaba da palavra), reblica - proparoxítona (antepenúltima sílaba da palavra).

Para ter uma visão didática, infantil e bem acertada gramaticalmente , assista ao vídeo do Palavra Cantada:

Sugestão: Ouça a canção Quatro letras, de Marina Lima. Antecipe e leia a letra:

4 letras é nada
4 letras é tudo
4 letras é o dedo
Que é a língua do mundo

4 letras, 4 letras

4 letras eu fico
Rico ou duro
4 letras eu picho
Seu nome nome no muro
4 letras eu digo, eu peço, eu faço
4 letras eu subo bem alto e caio

4 letras

Algo que aprendi
Na escola da rua
Que com 4 letras
A vida fica mais dura

4 letras

Eu pego uma arma
No meio da mata
Vejo algo
E logo jogo a faca

A mina bela de pele lisa
Com 4 letras é a Mona Lisa

Se você juntar o bem, o mal, o medo, a fome
Com 4 letras escreva um nome

4 letras é a alma, o frei, a irmã
4 letras é Deus
O Papa
satã

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu