As cantigas de amor - o trovador canta as tristezas de um amor não-correspondido, ou impossível: as mulheres citadas nos textos são casadas, comprometidas ou de classe social muito superior à daqueles que a elas se dirigem. O ambiente das cantigas de amor são os palácios.
As cantigas de amigo - o amor é possível de ser realizado, mas, por algum motivo pode resultar em solidão e descontentamento. Frequentemente temos uma jovem do campo, solteira, de classe social popular, à procura de seu amado, tentando encontrá-lo em todos os lugares por onde passa. O ambiente das cantigas são as praças, ruas, campo.
Cantigas de escárnio - apresentam críticas indiretas. Encontramos ambiguidades, margem para dupla interpretação das falas. A linguagem é irônica, bem-humorada e sutil. O nome da pessoa e quem nela se destina jamais é apresentado.
Cantigas de maldizer - crítica muito pesada e agressiva, com a clara intenção de ofender alguém e, ao mesmo tempo, ridicularizar tal pessoa, principalmente por meio do deboche. Nessa cantiga, podem ser usadas palavras grosseiras e de baixo calão. Não há preocupação em preservar o nome da pessoa que está sendo atacada, o qual pode ser revelado sem cuidado nenhum.
Eis um exemplo de cantiga de maldizer (bem moderna):
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