Redação - Da minha época, não! Desculpas esfarrapadas para não ter ou não querer cultura.


“Maior ignorância que nunca ter lido uma obra é nem saber que ela existe”.

Várias vezes já passei pelo momento em sala de aula o qual o (a) estudante, ouvindo um comentário sobre determinada obra, fato histórico ou expressão, ignora totalmente do que se trata. É costumeira a frase: “Não foi da minha época, professor!”. Ainda ouço definições que não apresentam o fato como deveria ser, mas uma imitação, um empréstimo que em vez de elevar o significado, dá vazio, ignorância.

Quero apresentar três exemplos:

1. Big brother: expressão encontrada num romance clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. Publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo.

2. Calipso: RV Calypso foi um caça-minas da marinha Real Britânica convertido em navio de pesquisa oceanográfica por Jacques-Yves, equipado como um laboratório móvel para pesquisas subaquáticas. O nome do navio foi uma homenagem a Calypso. Era uma ninfa marítima que recebeu Ulisses com hospitalidade, de forma magnífica e acabou apaixonando-se por ele, desejando tê-lo ao seu lado para sempre.

3. Lolita: é o título de um romance em língua inglesa, de autoria do escritor russo Vladimir Nabokov, publicado pela primeira vez em 1955. O romance é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de

poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita.

Como se pode perceber, antes de um programa televisivo, bandas musicais, as expressões têm outro sentido. Mas, como saber se ninguém disse, se quem apresenta os nomes não faz questão de salientar suas origens? Cultura pressupõe conhecer, saber e passar adiante o que se sabe. Agora não haverá mais desculpas. A expressão não é da minha época (de criança, adolescente, adulto) não quer dizer que não possamos ou devamos conhecer fatos. Uma sociedade sem passado é uma inexperiente futura.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu