Carta do Achamento de São Lourenço da Mata


Salvo algumas mudanças desde que escrevi o texto, há quatro anos, de resto é necessário e importante:

Senhor, posto que aqui cheguei há vinte e quatro anos à terra do Pau Brasil e vi de tudo existente em toda a área, não deixarei de dar isso conta:

A terra é de muito bons ares, com área verde extensa, agricultura familiar, escambo crescente, povo disposto e disponível a trabalhar.

Os mensageiros de tambores ouvem as necessidades públicas, procurando agir como meios irradiadores das condições do povo e ações dos poderes constituídos, além de criarem momentos para a melhoria da cultura e escolaridade dos nativos.

Os caciques e pajés estão inteirados do que devem fazer e sempre têm em suas tabas a frequência dos outros nativos com o intuito de saber se as pajelanças e trocas de cachimbo vão bem, se a caça e pesca são bem ensinadas.

A aldeia precisa ser expandida e atualizada, além dos serviços de pajelança e tradição oral, jangada e banho de rio, Excelência.

A riqueza que vi aqui foi a de caráter de muitos nativos e ainda o espírito festivo o qual, quando desperto faz com que desloquem-se para os locais de suas danças tribais.

Informado disso. Ó Excelência, estou seguro que o melhor fruto é investir na construção de grande área de jogos nativos sem esquecer das demais necessidades, além de mais ocas, melhoria de veredas e acreditamos na evolução desta gente, chegando a uma nação acima das outras, sem precisar diminuir qualquer semelhante.

Sem mais alongar-me despeço-me, pedindo a Deus a força e a sabedoria para todos nós, na intenção de realizar com total vontade o que for necessário, Excelência.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Lembrando-me do Achamento do Brasil...São Lourenço é a Cidade da Copa do Mundo.E,como compreendo,a sua terra amada.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

Close Menu