Agricultura sem irrigação no semiárido - Primeira parte












INTRODUÇÃO: - TANQUE RETENTOR DE ÁGUA SUBTERRÂNEA, para o cultivo agrícola no semiárido, em todo TEMPO, sem irrigação, abastecido com a água das chuvas, no período das chuvas.

É A REDENÇÃO DO NORDESTE, e modelo para todas as áreas da Terra, semiáridos e desertos, secos, onde a oferta de chuvas varia de 100 litros de água por metro quadrado, ao ano (100 mm) a 500L/m² ao ano (500mm ao ano), que é o caso de 1/3 das terras emersas (fora dos oceanos). Significa dizer que AGORA a Terra pode produzir ALIMENTOS abundantemente para TODOS os seres vivos, inclusive para a Humanidade.

a) Apesar da simplicidade e baixo custo, o TANQUE Retentor de água subterrânea é a maior evolução tecnológica agrícola nos 7.525 anos da Civilização Humana;

b) O volume de cada tanque retentor de água é determinado no volume de água UTILIZADA pela planta – 5 litros por m³ de massa vegetal, ao DIA, levando em conta a vida útil da planta; volume de chuvas e período chuvoso, ao ANO; variedade, volume e tipos de adubação, preferencialmente NATURAL (orgânica), necessários para gerar e manter a planta; Observação: o tanque terá um cano de PVC, 40mm que liga o fundo do tanque à superfície externa, como canal para a introdução de água (se for o caso), circulação de ar e injeção de adubação líquida.

c) A ideia é que o tanque retentor de água subterrânea tenha TUDO – água, adubação, ventilação para manter a planta, por toda vida, ou esteja habilitado a receber uma planta(do mesmo porte), SEMPRE, de tal forma que as raízes da planta encontrem TODO o necessário para se manter viva e saudável; Mas se as raízes optarem por se estenderem além do limite do tanque, vazando o plástico que impermeabiliza o tanque, os furos no plástico serão arrolhados pelas raízes que o perfuraram, sem fuga da água e nutrientes do tanque.

A área do tanque está relacionada com a captação de água das chuvas necessária; Ex: no volume de chuvas de 300L/m², um tanque de 2x2=4m² capta 1.200L/ano.

A profundidade do tanque está relacionada com o volume do tanque, e com o comprimento (e volume) das raízes da(s) planta(s) do tanque; Uma árvore frutífera, a exemplo do cajueiro, tem raízes de 1m com 3 anos de vida, que no cajueiro precoce é adulta.

DESENVOLVIMENTO.

TANQUE RETENTOR DE ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA O

cultivo agrícola no semiárido, EM TODO TEMPO, sem irrigação, abastecido apenas com água das chuvas no período chuvoso.

PROJETISTA: Damião Medeiros. ANO: 2.005.

Projeto III - REDENÇÃO do NE: para todas as culturas agrícolas, inclusive arroz e hortaliças.

1) Para fruticultura: cava-se no chão um tanque de 2x2x1=4m³ para árvores frutíferas – cajueiro, mangueira, ETC; forra-se o buraco com lona preta 200 micras, de 5x5=25m²; no fundo do tanque coloca-se massa orgânica vegetal fina= folhas de plantas, capim fino e estrume de curral, formando uma esponja para armazenar água, mas também adubação orgânica; enchendo-se até à metade do tanque; completa-se o tanque com barro, terra já com adubo(com estrume curtido) para o plantio. Se for para fruteira arbustiva, tipo acerola, o buraco do tanque é 1,5x1,5x1=2,25m³. A água das chuvas vai penetrar na superfície até o fundo do tanque, tornando-o um CHARCO, que deve ser drenado para a fruteira; isto é, levanta-se uma parede de terra de 20cm acima do nível do terreno, em torno do tanque, para a drenagem do excesso de água; o tanque terá, portanto, 1,2m de altura. O tanque todo pode ser preenchido com uma mistura de 2 partes de argila, uma parte de areia e uma parte de estrume de gado; isto vai facilitar a infiltração de água das chuvas da superfície do tanque até o fundo. A adubação orgânica também está garantida;

2) Plantio de arroz ou hortaliças: cava-se uma vala de um metro de largura, 80 cm de profundidade, no comprimento que se quiser; forrando-se a vala com lona plástica preta de 200 micras; enche-se a vala, até a metade, com massa orgânica vegetal fina misturada com estrume de curral; completa-se a vala com barro+terra+adubo orgânico.

3) Se o tanque for feito durante o verão, para o cultivo agrícola imediato, coloca-se água doce do açude, da cisterna, à medida que se vai enchendo o tanque com massa orgânica+terra+barro, até completar o tanque. O fato é que só se bota água no tanque uma vez. As chuvas vão fazer o suprimento de água do Tanque, mesmo que o verão dure 300 dias, sem chuvas. Para fruticultura o volume de água a ser colocado é 1/3 do volume do tanque; para hortaliças e arroz o volume de água a ser colocado no tanque é 60% da capacidade volumétrica do tanque; se é água diretamente das chuvas, o volume de água armazenado no tanque vai depender do material – terra, barro, matéria orgânica do preenchimento do buraco; em princípio a água das chuvas vai criar inicialmente um charco na superfície, ótimo para hortaliças e arroz, mas no caso de outras culturas deve-se drenar a água excessiva. A água doce das chuvas é insubstituível na agricultura; pode-se, fácil e racionalmente, captá-la e armazená-la, em lona plástica, dentro ou junto da lavoura, mantendo-se inalterada; O volume de água a ser armazenada no tanque exige experimentações, partindo de 1/3 para fruteiras de grande porte, e de 60% da capacidade volumétrica do tanque para arroz e hortaliças, levando-se em conta a intensidade de luz solar e a ventilação(da evaporação); na planta jovem a superfície do tanque tem de permanecer úmida, o que exige mais água armazenada no tanque, ou fazer externamente uma reposição de água para manter a superfície do tanque sempre úmida.

4) Considerando-se que no semiárido nordestino a oferta de chuvas varia de 300L/m² no tempo de El Ñino e 1.000L/m² no tempo de La Ñina, o volume de água de chuva que cai no tanque de área de 2x2=4m² é 4,00x0,3=1.200 litros no tempo de El ñino, quando se sabe que o tanque tem 2x2x1=4m³ de capacidade volumétrica, e portanto 1.200 litros de água são suficientes;

5) Durante o verão, à medida que a água vai evaporando da superfície do tanque, a água do fundo do tanque vai subindo, mantendo a umidade no tronco da planta; Jamais vai faltar umidade no tanque, mesmo que passe 300 dias sem chuvas.

6) A necessidade de água da planta é de 5 litros de água por metro cúbico de massa vegetal, POR DIA; mesmo que seja uma fruteira de grande porte, com 10 anos de vida, a água do tanque de 4m³ vai atender sua necessidade, mesmo sabendo que 10% dessa água do tanque vai ser tirada pelo calor do Sol e ventos secos do semiárido.

7) Os outros 3 elementos da Natureza – Luz Solar, solo agrícola e atmosfera do semiárido, são favoráveis à proliferação de todas as formas de vida, ÍMPAR no Brasil. Com esse projeto Inteligente do TANQUE retentor de água, o Nordeste Brasileiro vai se transformar em celeiro do Brasil;

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu