Alcir Lacerda: um ilustre são-lourencense cuja origem gostei de saber:


Alcir Lacerda foi pioneiro em vários sentidos para a fotografia pernambucana. Descobridor de linguagens, o fotógrafo passou a segunda metade do século 20 à frente do desenvolvimento de seu ofício nos meios jornalísticos, artísticos e publicitários.

Além de ter sido o primeiro pernambucano a testar diversas experiências em fotografia, ele sempre foi conhecido como um professor e articulador, a quem o sentimento de gratidão é sempre revelado pelos colegas mais jovens e mais experientes. Ele desenvolveu como ninguém, por exemplo, a fotografia publicitária no Recife, além de ter se especializado em fotos para a medicina, em imagens aéreas e em equipamentos como a lente ollho-de-peixe.

Sua passagem pela imprensa inclui o Diario de Pernambuco, Time Life, Manchete, O Cruzeiro, O Estado de São Paulo, Placar e Veja, entre outras publicações.
No interior e no litoral nordestino, Alcir abriu sua lente para aspectos naturais e sociais, capturando imagens com dedicação para encontrar a forma ideal de aproveitar a luz natural da região, extinguir preconceitos na escolha de seus personagens e abrir uma janela para um mundo de possibilidades. Ele confirma que a fotografia (não só a sua) é ao mesmo tempo antropológica, política, técnica e estética, sem perder de vista a poesia. Texto e foto do DP

Alcir será um dos homenageados no carnaval de Recife. Ele é de São Lourenço da Mata e é este fato que quero destacar sobre o talentoso fotógrafo, que salvo engano, não vi nenhuma citação deste profissional por alguém, entidade pública ou privada da capital nacional do Pau-Brasil. 

Algumas fotos dele, do acervo da Fundaj:














Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu