Olhar internacional - Por que não vai dar certo?


O Brasil fez investimentos, incentivos, facilidades estudantis, sociais nas ciências humanas (nem tanto, mas faz de conta), pouco preocupou-se com a formação de pesquisadores, especialistas, profissionais das ciências exatas, desde o fundamental ao ensino superior. Campanhas, programas, ideias mudam ao sabor dos governos, sociologias e partidos. O acidente na base de Alcântara completará dez anos no próximo mês e onde estão os substitutos dos técnicos espaciais mortos? Quantas cabeças já foram exportadas e encontraram melhores condições no exterior? 
O manifesto brasileiro contra a invasão de privacidade estadunidense ocorrida aqui, alardeada na imprensa nacional e internacional é no máximo uma representação escrita na ONU ou algo semelhante. Não há eficiente, amplo e preparado programa de contramedida cibernética. Hacker, cracker, tacker, facker, firewall, antispyware... Nada disso é, nem foi cogitado. Que empresa, grupo, articulação tupiniquim da informática foi capaz de detecção, impedimento, atrapalho nesta invasão pseudo-autorizada (para eles, "Ok", para nós "lascou")?
Um gigante da fauna e flora, do futebol e cultura precisa ser também na informática. Nós aqui ingenuamente discutindo os problemas internos, questões de gênero, política, etc., e os ianques no poder quase absoluto sobre o que falamos, escrevemos e sabe-se lá o que mais.
O Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência disse ontem: “Qualquer ferimento, qualquer ataque à soberania de um país, tem que ser respondido com muita dureza. Porque, se a gente abaixar a cabeça, amanhã eles passam por cima da gente.” Ué? Já passaram. O leite já derramou, só resta limpá-lo e sem saber se o pano enxuga o suficiente.
Quase todos sabem (uns não sabem porque não querem, outros porque negam) que o governo dos Estados Unidos são com ou sem razão paranoicos, tem interesses além da segurança nacional (crescimento econômico, guinadas políticas, riquezas naturais estrangeiras, etc.) e impõem o American Way of Life para que haja sempre bastante dependência deles. Já faz parte da doutrina americana desde o "Destino Manifesto". Vão jurar de pés juntos ou separados que tudo não passa de teoria conspiratória. Essa não! O Edward Snowden estragou tudo! Para o atraso político brasileiro foi uma ajuda e tanto, ao menos desvia um pouco o foco nos edis.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gigante também do carnaval, como os políticos estão fazendo diante dessa invasão cibernética que sempre existe e existirá, principalmente em país de 3º mundo desgovernado, desguarnecido, despreparado para se manter soberano e independente;

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

Close Menu