(Situação quase ficcional) Um vereador da oposição apresenta uma crítica ao governo, ausência do poder executivo em alguma localidade ou algo semelhante; aparte a algum vereador da base de sustentação do governo que desdiz o afirmado. Um vereador da situação apresenta progressos em um determinado bairro; aparte de outro opositivo mostrando que é insuficiente.
Qual é o problema?
Falta de avaliação, análise, reflexão. Tem razão quem afirma? Critica? Estão certos? Sem o ponderar, nenhum deles.
A ação da vereança é, em sessão e fora dela apurar todas as informações do município. Não se pode levantar, pedir a vez e responder intempestivamente (passa-se por um momento vexatório, desconcertante e mal preparado). Isso ainda é tônica na Casa. Assisto várias sessões e só redundo o que já é patente: muita conversa paralela (deixe para depois ou seja mais discreto), atenção exacerbada aos aparelhos eletrônicos (delegue essa tarefa à assessoria), olhares distantes (foco na sessão, por gentileza) - todos esse fatores contribuem para só se escutar parte do que os vereadores dizem, isso aliado à incapacidade de não conseguirem refletir com qualidade o que o outro diz e preparar melhor as respostas. Organizando melhor as ideias (assim acredito e faz parte do falar em público), dando tempo suficiente para "digerir" as falas, procurando saber se o fato é verdadeiro total ou em parte resolveriam muitos problemas de resposta, crítica ou semelhante.
Agir desse jeito não é endêmico, as Casas Legislativas em todos os níveis fazem igualmente. O que os edis de nossa cidade necessitam é não seguir esta corrente.
Em tempo, claro que esse equívoco não está em todos, mas é da maioria, ainda, infelizmente. Volto a recorrer a um já lugar comum e parafraseando um trecho bíblico: "Os vereadores sofrem por falta de assessoria adequada", ou por não terem, ou por não darem atenção a ela.
Apple deve lançar mais de 20 produtos neste ano; veja lista
-
Big tech pode contar com um ano cheio de novidades no portfólio. Além de
novos eletrônicos, o SoC M5 deve ser anunciado no segundo semestre.
Apple deve l...
Há uma hora
1 Comentários
Infelizmente meu camarada, ainda não temos os assessores que permitam nossos parlamentares se concentrarem em suas sessões. Em algumas câmaras, as sessões são quinzenais ou mesmo apenas para projetos do executivo..,
ResponderExcluir