Lacerdismo não é um "privilégio" da "Direita":

As aspas são necessárias, porque nem é privilégio, no sentido intrínseco da palavra, nem alegar direita, centro ou esquerda é verdadeiro na atualidade. Basta ler, assistir, presenciar o que os supostos defensores das ideias de Montesquieu e das reuniões dos três estados têm feito da política partidária. Uma vez explicado o uso gramatical do destaque, vamos a uma definição bem apropriada do Lacerdismo: interesse sujo político travestido de indignação moral, associado à manipulação dos ingênuos de sempre, notadamente da classe média. Aliás, o termo lacerdismo é uma pérola, um verdadeiro tesouro literário. 
(http://minhapolitica.blogspot.com.br/2006/09/volta-dos-lacerdistas.html)

Lacerda criou obstáculos a Getúlio Vargas e a Juscelino Kubischek (não só a eles) para que ou não assumissem o poder, ou tivessem dificuldades governamentais. Se você quiser bons detalhes a respeito da forma de atuar no cenário político do Carlos Lacerda, acesse http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/na_ditadura_enfim_a_midia_alcanca_o_poder   e além dele, conhecerá outros "atores" da época.
No mesmo artigo, achei a frase tão significativa deste indivíduo, sobre Juscelino: "Ele não será candidato; se for, não vencerá as eleições; se vencer, não tomará posse; se tomar posse não governará".
Finalmente - estão condenados alguns dos implicados no processo do mensalão, outros "serpentearão" nos embargos infrigentes e o que eles /parte deles e aderentes dizem / pensam:

"Não seremos condenados; se formos, protelaremos nas nuances jurídicas; se formos condenados, não iremos para a cadeia, e se formos, será por pouco tempo.". 
É claro que precisei de alguma criatividade para adaptar a frase dos anos 50 e 60 a algo mais apropriado, afinal, a política e a língua são dinâmicas, não é mesmo?

Participantes dos dois últimos governos (que puseram, ops, escolheram boa, mas boa parte mesmo do juízes no STF) acreditavam que tal resultado jamais aconteceria. Lembro aproximadamente as frases (aqui, quase pensamentos):

A imprensa nos odeia, tem ojeriza a nós, não! Não são todos. Não serão condenados, pois nada demais fizeram, não! Eles fizeram, mas quem nunca fez? Não podem ir para a cadeia, é um lugar sujo, insalubre, desumano, não! (foram condenados) Nós não dissemos nada. Fiquemos quietinhos e cuidemos da eleição, porque já se compreendeu que quanto mais se mexe, mais mau cheiro sobe.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu