Se ‘pós-verdade’ foi eleita recentemente o verbete do ano pelo dicionário Oxford – uma das publicações que orientam o uso da língua inglesa no mundo –, agora a palavra Brexit foi oficialmente adotada pelo prestigiado compêndio anglófilo. E a nova palavra vai constar nas próximas edições do dicionário com a inicial “B” em letra maiúscula.
A justificativa é que o neologismo é derivado da junção das palavras “Britain exit” (ou saída britânica, em português). Em inglês, os adjetivos toponímicos (como britânico, brasileiro ou francês) são grafados com a inicial maiúscula. A palavra Brexit, popularizada neste ano pela imprensa britânica e mundial, surgiu em 2012, “provavelmente seguindo o padrão de Grexit” (ou saída grega), criada anteriormente no mesmo ano para indicar uma possível saída da Grécia da União Europeia, informa o dicionário Oxford.
A Grécia não saiu e a palavra Grexit acabou esquecida. Já o Reino Unido deu um inesperado tchau para a UE e a palavra Brexit veio para ficar — definitivamente.
Imagem: (Toby Melville/Reuters/Reuters)
Por Diego Braga Norte.
0 Comentários