Catadores digitais em Jaboatão:


O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), lançou um projeto nesta segunda-feira (31), que irá profissionalizar ao mesmo tempo que contribuirá com o meio ambiente. Ao todo, 75 recicladores terão uma formação inovadora e serão considerados oficialmente "catadores digitais" ao final do curso.

Na capacitação, eles irão aprender a reutilizar equipamentos eletrônicos a exemplo de televisões que são descartados. Os mesmos passarão por conserto e higienização para que, posteriormente, possam ser comercializados a preços populares. A capacitação é uma parceria da prefeitura com a entidade Seja Digital.

Os aparelhos que não conseguirem ser recuperados também serão aproveitados como objetos decorativos e matéria-prima para obras de arte. Toda a renda gerada com as vendas serão destinadas aos próprios catadores.

Segundo a secretária-executiva de Assistência Social, Carla Lapa, a proposta do curso é inovadora no Nordeste. "Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidades revela que a produção de resíduos eletrônicos no mundo atinge números assustadores. No Brasil chega a cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano. A destinação correta desse resíduo é a reciclagem e Jaboatão agora fará isso", garantiu.

Do Leia Já.

Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu