Generalidades - Edição Reunida, número 16:

22/11/2017
Mundo 
Avião militar dos EUA cai no Pacífico com 11 pessoas a bordo

Um avião da Marinha dos Estados Unidos com onze tripulantes a bordo caiu no mar, nesta quarta-feira, quando se dirigia para um porta-aviões localizado nas águas das Filipinas, em um acidente cujas causas ainda são desconhecidas.

A aeronave caiu nas águas ao sudeste de Okinawa (Japão), no Oceano Pacífico, às 14h45 (horário local, 4h45 de Brasília), informou a Sétima Frota dos Estados Unidos.

O porta-aviões USS Ronald Reagan, para onde se dirigia a aeronave acidentada, está fazendo uma operação para tentar resgatar possíveis sobreviventes.

EFE


Canadá, EUA e México conseguem avanços em negociação para atualizar Nafta

Os governos do México, dos Estados Unidos e do Canadá conseguiram avanços em vários capítulos durante a quinta rodada de negociações para atualizar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

As informações foram divulgadas nesta terça-feira pela Secretaria de Economia do México, que sediou a rodada, a primeira sem a presença dos ministros dos três integrantes do bloco.

Apesar disso, os chefes de negociação, segundo o governo mexicano, reafirmaram o compromisso de avançar em todas as áreas, com o objetivo de finalizar a negociação o mais rápido possível.

As conversas, que começaram na última sexta-feira em 30 grupos técnicos, foram concluídas com avanços, afirmou a Secretaria de Economia do México em comunicado, sem explicar em que setores os governos conseguiram entrar em acordo durante o diálogo.

Entre os pontos mais polêmicos está um pedido dos EUA de aumentar o conteúdo regional na produção de automóveis de 62,5% para 85%, sendo 50% do total de origem americana.

Outra cláusula controversa é a batizada como "sunset", que prevê a revisão a cada cinco anos do acordo e o fim do pacto caso um dos países-membros não concorde com as novas negociações.

A próxima rodada de negociações ocorrerá entre 23 e 28 de janeiro do próximo ano em Montreal, no Canadá. No entanto, as equipes de cada país continuarão trabalhando em reuniões em Washington marcadas para dezembro.

EFE



Brasil
Justiça põe empresas brasileiras em investigação de supostas propinas no Peru

Um tribunal do Peru declarou, na segunda-feira, válido o pedido de incorporar, como "terceiro civil responsável", das empresas brasileiras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão na investigação sobre a suposta concessão ilícita do trecho 4 da Estrada Interoceânica Sul.

A decisão foi tomada pelo juiz Richard Concepción, do Primeiro Tribunal de Investigação Preparatória Nacional, após avaliar numa audiência pública a solicitação da Procuradoria do caso Odebrecht e a postura legal das companhias, informou o Poder Judicial, através de um comunicado.

A Procuradoria afirmou que as empresas se uniram para formar a Intersur Concessões e, mediante propinas acordadas entre seus diretores, obter a licitação do trecho 4 da estrada Interoceânica Sul, durante o governo de Alejandro Toledo.

Foi considerado como prova pela Procuradoria a existência de e-mails apreendidos do diretor da Intersur, Marcos de Moura Wanderley, onde supostamente faz referência as propinas.

Além disso, mencionou a existência de depósitos em contas de Josef Maiman, um empresário peruano-israelense, considerado um suposto testa-de-ferro de Toledo, de uma empresa vinculada às companhias brasileiras.

A defesa das empresas considerou que a Procuradoria não tinha legitimidade para apresentar seu pedido e negou a existência dos e-mails se baseando numa suposta perícia solicitada pelos investigados, mas seus argumentos foram desprezados pelo juiz Concepción.

No Peru, o caso Odebrecht está focado rastrear os US$ 29 milhões de dólares que a construtora brasileira admitiu na Justiça americana ter pago em propinas para funcionários em troca da concessão de milionárias obras entre os anos de 2005 e 2014.

EFE



Grande Imprensa Brasileira: Entre A Ruim A Pior 
O jornal O Estado de São Paulo publicou nessa terça-feira um editorial cujo título é Entre o ruim e o pior, no qual o matutino paulista faz afirmações mentirosas para tentar comparar e igualar Jair Bolsonaro a Lula, o líder petista condenado pela justiça. Iremos desconstruir o conteúdo desse editorial em um artigo ainda hoje mais tarde.

Mas por ora, queremos registrar que a grande imprensa começa a comportar-se conforme antecipamos há poucas semanas no artigo Favoritismo De Jair Bolsonaro Inquieta O Establishment Político, publicado há algumas semanas aqui no Crítica Nacional, onde dissemos que uma das estratégias de deslegitimação que o establishment político iria usar para atacar Jair Bolsonaro seria a de tentar equipará-lo ao ex-presidente petista condenado pela justiça. Ditto!
O editorial reúne um conjunto de falácias e sofismas que pode ser facilmente desmontado, e não distingue-se em nada de um texto igualmente falacioso publicado pelo ILISP com o mesmo objetivo: fazer guerra política contra o único candidato que não faz parte do establishment político, usando para isso de argumentos supostamente liberais. O título do editorial do Estadão é bastante apropriado não para o tema tratado, mas para descrever o que é a grande imprensa brasileira hoje, que encontra-se entre o ruim e o pior. #CriticaNacional #TrueNews



Pernambuco
Alvos da Operação Torrentes são presos novamente pela Polícia Federal

Dez alvos da Operação Torrentes foram presos novamente pela Polícia Federal, nesta terça-feira (21). Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e dois de prisão domiciliar. Uma das pessoas não foi localizada.

O tenente-coronel Laurinaldo Félix do Nascimento e o coronel Fábio de Alcântara Rosendo cumprem prisão domiciliar. Outros seis homens e duas mulheres passarão por audiência de custódia e serão levados para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, e para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Os oficiais também foram obrigados a entregar os passaportes, foram afastados das funções públicas e deverão pagar fiança posteriormente, o valor ainda será informado pela Justiça.
Civis presos

Os civis presos preventivamente são Heverton Soares da Silva, Ítalo Henrique Silva, Ricardo José de Padilha, Rafaela Carrazone da Cruz, Taciana Santos Costa, Ricardo Henrique Reis dos Santos e Emanoel Feliciano. O alvo Daniel Pereira da Costa não foi encontrado.
Novos fatos

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou as prisões após o surgimento de novos fatos na investigação.
Operação Torrentes
Treze pessoas que estavam em prisão temporária no âmbito da Operação Torrentes haviam sido liberadas em 14 de novembro, cinco dias após o cumprimento dos mandados pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir à 36ª Vara Federal a prorrogação das prisões, mas a juíza Carolina Souza Malta negou.

A Operação Torrentes investiga supostas fraudes em contratos de assistência às vítimas das enchentes na Mata Sul pernambucana em 2010 e 2017, com foco na Secretaria da Casa Militar. A apuração começou a partir de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) em 2016 apontando irregularidades como superfaturamento em 15 licitações entre 2010 e 2015.

Fonte: JC.



São Lourenço da Mata
Notícias da prefeitura
A prevenção continua! Seguindo com a campanha “Novembro Azul”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na última segunda-feira (20), na Igreja Canaã, no Pixete, mais uma ação de combate ao câncer de próstata. No encontro, a equipe da Saúde promoveu uma palestra sobre a doença, que na grande maioria afeta homens acima dos 40 anos.
Para a diretora de Saúde, Wyllyane Andrade, a iniciativa busca dar ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “A ação foi proferida para toda comunidade, com o objetivo de conscientizar os homens, pois, a doença sendo diagnosticada precocemente, o tratamento é mais eficaz. Para isso, estamos focados em levar o melhor serviço em prol de toda população masculina”, afirmou a diretora. #NovembroAzul #PrefeituraSLM#ConstruindoUmaNovaHistória
Confira o calendário da campanha nas Unidades Básicas de Saúde:
São João e São Paulo I e II – 22/11
Manguba – 22/11
Nova Tiúma 1 e 2 - 23/11
Rosina Labanca 1 e 2 – 23/11
Beira Rio 1 e 2 – 23/11
Umuarama – 23/11
Tiúma II – 24/11
Tiúma I – 28/11
Alto Santo (Prego) - 28/11

Nova Esperança (Pixete) - 28/11

Os moradores do distrito rural de Lages, receberam nesta terça-feira (21), o Mutirão de Saúde, promovido pela Prefeitura, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). Com uma equipe de 25 agentes de Endemias, a ação teve por objetivo intensificar o combate à dengue, além de oferecer exames de esquistossomose e vacinação antirrábica para cães e gatos.

De acordo com o coordenador do CVA, Tarcísio Luz, a expectativa é que cerca de 600 imóveis recebam a visita dos agentes de Endemias. “Além de combater, iremos notificar os casos de doenças infecciosas, como a esquistossomose, e reforçar os cuidados com a saúde dos moradores do distrito”, disse o coordenador.


A ação, que segue até a próxima quinta-feira (23), também pretende eliminar os casos de raiva humana transmitidos principalmente pelos cães e gatos, para isso, o mutirão vacinará cerca de 280 animais. Para atender a população foram colocados pontos de vacinação em frente ao Posto de Saúde da Família (PSF) da localidade e em frente a Escola Municipal Jair Pereira de Oliveira.

Contatos na rede
Via - Viviane Diniz
CUIDADO, TEXTÃO SOBRE A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA.

A Gazeta do Povo, aquele jornal que outrora, há uns seis meses, disseram que era de direita, já começou a "desconstrução" do pré candidato Jair Bolsonaro com reportagens da época e áudio.

A desonestidade intelectual do panfleto liberal é escancarada porque, além de esconder o histórico, grita sua inconformidade com a aceitação cada vez maior por parte do deputado da economia de mercado, mas com a base conservadora de não fazer negócios a qualquer custo, de não aceitar a escravocrata China comunista como compradora da já pouca liberdade brasileira.

Como afirmou o próprio candidato no Canal Livre em 19/nov, ele aprendeu muito.

No final do governo FHC e início do de Lula, devido à ocultação de cadáveres levada a cabo pela própria imprensa, o PT ainda era, para muitos, a representação da ética na política, embora sempre tenha havido a parcela que rejeitava totalmente o discurso da cumpanheirada que, agora, não vem ao caso.

Naquela época, não conhecíamos a estratégia das tesouras (falo das pessoas comuns, não de sábios verdadeiros que alertavam apesar do pequeno alcance e nem dos agentes dessa estratégia como a própria mídia e políticos graúdos dos partidos majoritários), a mídia apresentava PT e PSDB como opostos, não falsos rivais trabalhando pelo mesmo objetivo na surdina.

O tempo nos mostrou o mensalão seguido de uma fileira de corrupção da base aliada e da cúpula do PT, corrupção financeira e moral, de todos os tamanhos, de cuecas e mochilas a portos e hidrelétricas.

Tanto quanto nós, o público pagante de tão horrendo espetáculo, o deputado fluminense que jamais fez parte da caterva soube dos fatos assim que a mídia não mais pôde esconder os corpos. Desse momento em diante, o deputado, que já abominara FHC e sua trupe, passou a abominar também seu suposto rival que viera para "moralizar tudo isto que está aí".

No entanto, PT e PSDB eram vendidos por toda a mídia, sem exceção, como opostos, como direita e esquerda, embora não falassem claramente, trabalhando apenas com insinuações para levar o espectador de telejornais e os leitores de jornais à conclusão que a própria mídia (tomada de esquerdistas e agente atuante na propaganda da revolução) queria.

Na verdade, a oposição de Bolsonaro foi contra atos pontuais declaradamente esquerdistas de FHC e os objetivos da esquerda em geral. Lembremos que, desde o fim do regime militar (que não chamo de ditadura porque houve mudança de presidentes a cada quatro anos, não apenas um general no seu decorrer como Cuba com seu muy bueno hombre, el comandante Castro, ao longo de cinquenta) nunca houve, e ainda não há, um só partido de direita, direita esta que teve seu lugar usurpado às custas de contínuas propagandas negativas, olhares de horror e esgares de ódio à simples menção da palavra.

Bolsonaro dizer que sempre foi oposição ao PT é uma figura de retórica (sim, podem contestar, podem dizer que estou forçando a barra, mas argumentem com inteligência, não com clichês que disso já estou farta, inclusive dos asnos que os proferem) para reforçar que jamais compactuou com a agenda da revolução a qual ele próprio desconhecia, mas teve a humildade, coisa rara, de afirmar que aprendeu muito, como todos nós que escalamos este fundo de fossa em busca de ar puro.

A mesma atitude a Gazeta do Povo não teve com o prefeito que se elegeu dizendo que visitaria Lula na cadeia em Curitiba e, eleito, empregou petistas desempregados, manteve pautas progressistas do antecessor e aumentou e criou impostos sobre o que era livre. A igualdade tão defendida não é usada jamais quando se trata de Bolsonaro, o perigo.

Em todas as suas falas de apoio a Lula e seu governo, Bolsonaro deixou claro seu patriotismo e amor ao Brasil, jamais esperando a traição que os integrantes do Foro de São Paulo, até então desconhecido da maioria, fariam com a pátria que os pariu.

Mas a mentira aparece. E a verdade também.

Para quem cai no conto da mídia, meus pêsames, nada há a ser feito por você.

Link do panfleto liberal, aquele que vive da aprovação da esquerda - http://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/bolsonaro-quem-diria-ja-votou-no-companheiro-lula-para-presidente-7dupbcvjwqonu5bhia56zcl2s

Lucília Coutinho

Sugestão de vídeo


Sugestão de música

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu