01. Apesar da mídia estar falando que o mercado reagiu muito negativamente à notícia, a verdade é que o Índice Dow Jones teve uma queda de apenas 1% e que agora já se recupera, num indício claro de que a tendência é de que mais uma vez irá fechar o dia em alta (podem me cobrar se isso não ocorrer).
02. A mídia está se valendo de manobras linguísticas para insinuar que o Presidente Donald Trump está pessoalmente envolvido em algum tipo de atividade ilegal. Segundo o General Flynn, um "membro sênior da equipe de transição do governo" pediu que ele contactasse a embaixada da Rússia. A mídia está se aproveitando disso para noticiar que o "Governo Trump" fez esse pedido ao general, na tentativa de fazer crer que o pedido partiu diretamente do presidente.
03. Mesmo que o pedido tivesse de fato partido do Presidente Donald Trump, não haveria nenhuma ilegalidade nisso.
04. A única acusação que pesa contra o general é uma acusação processual, por ter prestado falso testemunho ao FBI, já que o contato da equipe de um presidente eleito com diplomatas não fere nenhuma lei.
05. O Presidente Donald Trump não foi interrogado pelo FBI em nenhum momento, de modo que sequer existe a possibilidade de que ele tenha prestado falso testemunho.
06. O falso testemunho pelo qual o General Flynn está sendo acusado é exatamente o mesmo que, quando descoberto, levou à sua demissão imediata da Casa Branca.
07. O vazamento dessas informações para a mídia justamente no dia de hoje, enquanto o Senado discute a aprovação da reforma tributária proposta pela Casa Branca, não tem outro objetivo senão tumultuar a sessão do senado e impedir a aprovação iminente da reforma.
08. A conclusão dessa fase das investigações aponta para a conclusão geral das investigações, que devem provar que não houve nenhuma articulação com os russos antes da eleição e que os contatos se limitaram a um contato diplomático, convencional e regular, posterior às eleições.
09. A mídia está tratando a notícia como se fosse um grande revés para a Casa Branca, mas em poucos dias (ou mesmo horas) ficará claro de que esse fato em nada afetará a presidência.
10. O mínimo que se pode após essa acusação é que o Procurado-Geral utilize o precedente para abrir processos contra outra figuras que prestaram falso testemunho para o FBI recentemente, como a Hillary Clinton e seus aliados.
Filipe G. Martins
0 Comentários