Generalidades - Edição Reunida, número 21:

11/12/2017
Mundo
Akayed Ullah, de 27 anos, é identificado como autor do atentado de NY

O responsável pelo atentado terrorista cometido nesta segunda-feira em Nova York foi identificado como Akayed Ullah, de 27 anos, informaram as autoridades da cidade em entrevista coletiva.

No atentado quatro pessoas ficaram feridas, mas quem tem as lesões mais graves é justamente o suposto responsável pela explosão.

As autoridades não ofereceram detalhes sobre o suspeito, que meios de comunicação locais asseguram ser original de Bangladesh.

Na entrevista coletiva estavam o prefeito da cidade, Bill de Blasio, e o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, assim como os chefes policiais da cidade.

De Blasio confirmou logo no início da coletiva que as autoridades estão tratando o incidente como uma tentativa de atentado terrorista.

"O indivíduo não teve êxito no seu propósito", afirmou o prefeito, que garantiu que não há outras ameaças na cidade.

O chefe da polícia de Nova York, James O'Neill, destacou que o sujeito detonou a bomba "de propósito", o que confirma a hipótese do atentado, embora o número de vítimas tenha sido muito reduzido.

Versões extraoficiais indicaram que, no momento da detenção, o suspeito gritou a favor do Estado Islâmico, mas as autoridades não confirmaram essa informação.

"Ele fez uma declaração, mas não vamos dizer ainda o que disse", declarou O'Neill.

O chefe policial acrescentou que a informação ainda é muito preliminar e que estão efetuando as primeiras investigações para conhecer, entre outras coisas, as conexões do suposto autor da explosão e seu país de origem.

Segundo as autoridades, Ullah sofreu queimaduras nas suas mãos e no abdômen. As outras três vítimas sofreram lesões causadas pela detonação, incluindo dores de cabeça e nos ouvidos.

A explosão aconteceu no terminal de ônibus Port Authority, um ponto da cidade que no momento do incidente recebia uma grande afluência devido ao deslocamento de nova-iorquinos para seus locais de trabalho.

O artefato explodiu em um túnel que conecta o terminal com as estações do metrô de Times Square.

O serviço de metrô, usado diariamente por seis milhões de pessoas, sofreu alterações devido à explosão, mas pouco a pouco foi recuperando-se e duas horas depois apenas duas linhas que cruzam Manhattan de leste a oeste não estavam operando.

EFE

Brasil
Ministério Público do Paraguai indicia 12 brasileiros por contrabando

O Ministério Público do Paraguai informou neste sábado que indiciou por contrabando 28 pessoas, 16 paraguaios e 12 brasileiros, que foram detidas na quinta-feira passada em uma operação contra o crime organizado na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil.

A operação, conjunta entre a Polícia Nacional do Paraguai, a Interpol, o Ministério Público e o grupo antiguerrilha Força de Tarefa Conjunta (FTC), também apreendeu armas, veículos, munição, dinheiro, drogas e uma carga que parece ser de cigarros de contrabando, segundo o relatório da procuradoria divulgado hoje.

As autoridades chegaram na quinta-feira a um sítio nos arredores de Pedro Juan Caballero, onde foram recebidos com disparos por um grupo de pessoas, que acabaram sendo detidas.

Durante a operação, da qual também fizeram parte agentes da Secretária Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), ainda foi confiscado meio quilo de maconha.

As cidades fronteiriças entre Paraguai e Brasil, como Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero, são as principais rotas regionais do tráfico de cocaína e maconha, segundo a Senad.

EFE


Pernambuco
Municípios apresentam melhora nos índices de transparência
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado mostra uma evolução no nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017, em comparação aos números do ano passado.

O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Auditoria Especializadas do TCE, por meio da Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação, em parceria com o Departamento de Controle Municipal, com o objetivo de estimular a transparência pública e tornar mais efetivo o controle social e o exercício da cidadania.

O estudo, produzido anualmente desde 2015, foi elaborado a partir de um diagnóstico dos portais de transparência das 184 prefeituras do Estado, feito entre os meses de maio e novembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco - ITMpe, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais são classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Segundo o levantamento, o número de prefeituras enquadradas nos níveis Desejado e Moderado de transparência aumentou, passando de 79 em 2016 para 101 este ano. 55 municípios (30%) ampliaram o seu nível de transparência, 92 (50%) permaneceram na mesma situação de 2016 e 36 (20%) apresentaram uma diminuição na pontuação do índice, segundo a metodologia adotada pelo TCE. As cidades do Recife e de Jaboatão do Guararapes foram as únicas que alcançaram o nível Desejado de transparência.

RANKING - No ranking dos municípios que ocupam as 10 melhores posições estão Recife, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Gravatá, Brejinho, João Alfredo, Calçado, Olinda, Cabrobó e Taquaritinga do Norte.

Já as prefeituras de Maraial, Exu, Carnaubeira da Penha, Vitória de Santo Antão, Betânia, Catende, Água Preta, Ribeirão, Santa Maria da Boa Vista e Tracunhaém ocupam as dez piores colocações no ranking, apresentando níveis muito baixos de transparência, não permitindo um controle social minimamente satisfatório. Destas, três não dispõem de portais de transparência, estando enquadradas no nível inexistente (nota zero). São elas: Ribeirão, Santa Maria da Boa Vista e Tracunhaém.

Outra evolução importante diz respeito à disponibilidade das informações ao público. No ano passado, 65% da população tinham acesso a um nível Desejado e Moderado de transparência. Em 2017 este percentual passou para 71%, o que possibilita um controle social mais efetivo.


De acordo com Fausto Stepple, chefe do Núcleo de Auditorias Especiais, a melhora nos índices apresentados é fruto das ações pedagógicas e das cobranças realizadas pelo Tribunal de Contas, mas os números ainda estão abaixo do ideal. "É fundamental esse trabalho de avaliação e acompanhamento dos portais de transparência das prefeituras e câmaras feito pelo TCE. Precisamos diagnosticar, alertar, notificar e, em alguns casos, autuar os gestores reincidentes. Este é o caminho a ser percorrido pelo TCE na direção de uma gestão mais transparente e comprometida."


CÂMARAS MUNICIPAIS - Este ano, o levantamento do Tribunal de Contas incluiu também a avaliação dos portais de transparência das Câmaras Municipais. A maioria delas (71,74%) não está adequada aos requisitos legais da transparência pública, seja porque ainda não dispõe de um portal, ou porque as informações disponibilizadas não viabilizam um controle social minimamente satisfatório.

De acordo com o estudo, 32 Câmaras Municipais (17,4%) não dispõem de portais na internet, fato que impede o controle social por parte do cidadão, ante a total indisponibilidade de informações. Das Câmaras avaliadas, nenhuma apresenta nível Desejado de transparência e apenas 28,26% encontram-se no nível Moderado.

Os municípios cujas Casas Legislativas ocupam as 10 melhores posições no ranking do TCE são Palmeirina, Lagoa do Ouro, Tabira, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Sanharó, Brejinho, Serra Talhada, Vertente do Lério e Lagos dos Gatos.


PROVIDÊNCIAS - Dentre as ações propostas pela Coordenadoria de Controle Externo e acatadas pelo Conselho do Tribunal de Contas para estimular o aperfeiçoamento da transparência pública, estão o envio de Alertas de Responsabilização aos prefeitos e presidentes das Câmaras para que envidem esforços no sentido de implantar melhorias em suas administrações. Além disso, serão formalizados 75 processos de Gestão Fiscal, sendo 43 nas prefeituras e 32 nas Câmaras, que podem resultar em aplicação de multas por descumprimento da legislação.


Desde o ano passado, o TCE vem intensificando essas ações. Com base nos resultados do ITMpe de 2016, foram formalizados 36 processos de gestão fiscal, com aplicação de multas no valor R$ 287.615,50.
O levantamento encontra-se disponível na página eletrônica do TCE no Menu Cidadão e depois em Estudos e Levantamentos (clicando aqui).

Fonte :TCE-PE


São Lourenço da Mata
Notícias da prefeitura

Recadastramento de prestação continuada

A Prefeitura reforça! Os usuários idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem procurar a Sede do Bolsa Família, que fica na Rua Pedro Corrêa, Nº 518 - A (próximo ao Pereirão), para serem incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os beneficiários que tiverem alguma dúvida, também podem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou a Secretaria de Assistência Social (SEAS), localizada na Rua João Severiano, N° 132 (próximo ao Alto da Igreja) para mais informações.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata.


Contatos na rede
Por Olavo de Carvalho“Tenho notado que todas as pessoas que se dizem a favor do aborto já nasceram.” (Ronald Reagan)

Sugestão de vídeo

Sugestão de música

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu