Generalidades Notícias, número 15:

Mundo
Erupção vulcânica deixa um morto no Japão
O membro das Forças de Autodefesa morreu ao ser arrastado pela avalanche na zona em que participava com colegas de um treinamento

Um soldado morreu nesta terça-feira na erupção de um vulcão que desencadeou uma avalanche perto de uma estação de esqui a noroeste de Tóquio, anunciou o ministério da Defesa. O membro das Forças de Autodefesa morreu ao ser arrastado pela avalanche na zona em que participava com colegas de um treinamento.

Além dos militares, outras dez pessoas ficaram feridas, das quais cinco com gravidade, segundo os bombeiros. Outras cem pessoas foram evacuadas.

As autoridades informaram que 78 pessoas ficaram bloqueadas nas cabines do teleférico que parou devido ao corte de energia.

A agência de meteorologia pediu aos habitantes da zona que não se aproximassem do monte Kusatsu Shirane depois de detectada uma leve atividade vulcânica.


Um morto em tiroteio em escola do Kentucky

O atirador está sob custódia

Uma pessoa foi morta e várias ficaram feridas nesta terça-feira (23) em uma escola no Kentucky, informou o governador do estado, acrescentando que o atirador está sob custódia.

O tiroteio ocorreu na Marshall County High School em Benton, Kentucky, um povoado a cerca de 193 quilômetros a noroeste de Nashville.



Brasil
Acusado de receber propina da OAS, Lula será julgado em 2ª instância
Para a defesa, a acusação se baseia em um "castelo teórico", e a análise "racional, objetiva e imparcial das provas" leva exclusivamente à absolvição do ex-presidente

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)) decidirá nesta quarta-feira (24) se confirma ou não em segunda instância a decisão do juiz Sergio Moro que condenou o ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). O julgamento está marcado para começar às 7h30 (horário do Recife) e terá transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do TRF4.

A sentença foi expedida em 12 de julho de 2017, sendo a única até agora contra o petista no âmbito da Operação Lava Jato. Na ação apresentada pelo Ministério Público Federal, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras.

O valor, apontou a acusação, se referia à cessão pela OAS do apartamento tríplex ao ex-presidente, a reformas feitas pela construtora nesse imóvel e ao transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Moro, porém, absolveu o ex-presidente na acusação sobre o acervo presidencial.

Para Moro, Lula tinha "um papel relevante no esquema criminoso" da Petrobras, já que cabia a ele indicar os nomes dos diretores da estatal, e os álibis invocados por sua defesa, que argumenta que o apartamento jamais esteve no nome do petista, são "falsos". O magistrado diz que há provas documentais e testemunhais "conclusivas" a respeito da propriedade, que confirmam que o tríplex "foi atribuído ao ex-presidente e sua esposa desde o início".

"Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado materialmente por débitos da conta geral de propinas, com a atribuição a ele e a sua esposa, sem o pagamento do preço correspondente, de um apartamento tríplex, e com a realização de custosas reformas no apartamento, às expensas do grupo OAS", escreveu o magistrado.

Segundo a defesa, a OAS não tinha como ceder a propriedade ou prometer a posse do imóvel ao ex-presidente. Em depoimento a Moro, Lula declarou que não é dono do apartamento no Guarujá, que desistiu da compra do imóvel e que, por isso, não há como acusá-lo de ter recebido vantagens.

Para a defesa, a acusação se baseia em um "castelo teórico", e a análise "racional, objetiva e imparcial das provas" leva exclusivamente à absolvição do ex-presidente.

Confira os motivos para a condenação de Lula citados por Moro:

DOCUMENTO RASURADO
- Conclusão da Justiça: foi achada em buscas uma "proposta de adesão" que mostra Lula e Marisa como beneficiários de um tríplex no prédio no Guarujá. O número do apartamento estava rasurado
- O que disse Moro: "Desde o início o direito adquirido estava vinculado a uma unidade imobiliária específica."
- A defesa: Lula disse em depoimento desconhecer esse documento. A defesa diz que ele não é o dono do tríplex

PERÍCIA EM COMPUTADORES DA OAS
- Conclusão da Justiça: um laudo da PF mostra que, no sistema de informática da empreiteira, o apartamento em questão aparecia como "vaga reservada"
- O que disse Moro: "[Era] a única unidade a encontrar tal anotação."
- A defesa: diz que Marisa Letícia havia adquirido cotas de uma unidade no condomínio em Guarujá a partir de 2005, e que desistiu da compra do imóvel posteriormente

MENSAGENS DE CELULAR
- Conclusão da Justiça: os telefones dos ex-executivos da OAS mostravam mensagens que falavam em 'projeto do Guarujá' ou 'da praia' e citavam "madame", em referência a Marisa Letícia
- O que disse Moro: "Conclui-se que a OAS esteve envolvida na reforma do referido sítio em Atibaia e ainda na reforma do apartamento."
- A defesa: Lula disse em depoimento desconhecer qualquer atuação da OAS a seu favor e que não tratou da reforma com Pinheiro

REFORMA PERSONALIZADA
- Conclusão da Justiça: a OAS não reformou outros apartamentos no condomínio em Guarujá nem tem por praxe fazê-lo em seus empreendimentos imobiliários
- O que disse Moro: "Se o presidente havia desistido da aquisição do apartamento, por que a OAS teria insistido em mobiliá-lo?"
- A defesa: diz que Lula não pediu as benfeitorias. O ex-presidente falou que desconhecia o assunto em audiência

CONTRADIÇÕES DE LULA
- Conclusão da Justiça: Lula se contradisse em depoimentos ao explicar as circunstâncias da desistência do imóvel e da reforma do apartamento
- O que disse Moro: "O depoimento em juízo e o prestado perante a autoridade policial são absolutamente inconsistentes com os fatos."
- A defesa: diz que as conclusões de Moro são apenas especulações e que não há provas de crime

OMISSÃO COM ESQUEMA
- Conclusão da Justiça: o esquema na Petrobras está comprovado. Lula não reagiu às descobertas do escândalo do mensalão nem repreendeu seus subordinados, o que demonstra conivência
- O que disse Moro: "Não se verificou nada além de afirmações genéricas de que os culpados deveriam ser punidos"
- A defesa: Lula afirmou que não tratava do dia a dia na Petrobras e que não costumava se reunir com diretores da estatal. Afirma que nem Moro nem a imprensa sabiam do esquema



Pernambuco
Manifestantes interditam avenida Boa Viagem por prisão de Lula
Concentração aconteceu na altura do Segundo Jardim do bairro, na Zona Sul do Recife

Um grupo de manifestantes interditou, no início da noite desta terça-feira (23), a avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, Zona Sul do Recife. Organizada pelo movimento Vem pra Rua, o protesto aconteceu em favor da prisão do ex-presidente Lula (PT), que deve ser julgado nesta quarta-feira (24) no TRF-4, em Porto Alegre (RS), por corrupção passiva. "A nossa bandeira jamais será vermelha", foi um dos gritos de ordem. O trânsito do local foi desviado por agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Clique aqui e confira galeria de fotos.
Na altura no Segundo Jardim, foi possível observar o enorme boneco inflável erguido diante dos cerca de 200 manifestantes. Sempre presente nas mobilizações contra o Partido dos Trabalhadores (PT), o personagem, chamado de "Pixuleco", representa o ex-presidente com roupa de presidiário. Em apoio, as pessoas vestiam camisas verde e amarelo, em referência às cores da bandeiras do Brasil, e usaram apitos e buzinas.

Ainda foi possível ver dentro de uma jaula armada sobre a caçamba de um caminhão, uma família de sete pessoas vestidas com roupas de presidiários e uma máscara do ex-presidente Lula. Entre buzinas e apitos, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e tremularam a bandeira.

No Recife, militantes fazem vigília em defesa de Lula

Na véspera do julgamento do ex-presidente Lula na segunda instância da Justiça, militantes sindicais e lideranças políticas deram início à vigília em defesa do petista. Pelo menos sete cidades do estado realizaram atos político-culturais, que devem se estender até esta quarta-feira (24), quando o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4) selará o destino do ex-presidente. No Recife, a manifestação começou por volta das 15h e reuniu centenas de pessoas.

Portando bandeiras, cartazes e camisas com frases de apoio a Lula, centenas de militantes que se deslocaram das regiões da Mata Sul e Norte se concentraram na Praça Tiradentes, no bairro do Recife, desde o início da tarde. No local, tendas com comidas e barracas de acamamento dividiam espaço com carros de som.

Espalhados pela praça, militantes trocavam suas últimas impressões sobre o julgamento de Lula e se questionavam sobre a neutralidade da Justiça. “Vim de Salgadinho para apoiar Lula. Ele deu o Bolsa Família para a gente e se ele não ganhar a gente vai pedir esmola. Isso que estão fazendo é para discriminar ele. Pois a gente vai votar nele e se Deus quiser Lula vai vencer. Ele vai dar um bocado de coisas para a gente de novo. Jesus vai dar essa alegria para a gente”, colocou a aposentada Maria Lúcia, de 76 anos.

Abordado diversas vezes pela militância petista para contar sobre suas expectativas em torno do julgamento, o presidente do partido em Pernambuco, Bruno Ribeiro, se disse confiante com relação à decisão dos desembargadores. “Esperamos que o TRF4 faça justiça e absolva Lula, que é inocente dessas acusações manipuladas em um processo cheio de imperfeições, conduzido pelo juiz Sergio Moro”, colocou.

Para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a mobilização em defesa do petista não se encerra após o julgamento, independente do seu resultado. “Queiram ou não queiram os juízes, teremos Lula como candidato e vamos até as últimas consequências para que isso aconteça. Se ele for condenado, intensificaremos os atos de rua e as mobilizações. Esse é um processo de perseguição e de criminalização. Aí é que vamos aumentar a pressão. Não vamos arredar o pé. Lula vai ganhar a eleição e vai reconstruir esse Brasil”, destacou.

Também foram realizados atos nos municípios de Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Petrolândia e Petrolina. As manifestações estão sendo convocadas por movimentos como a Frente Brasil Povo Sem Medo, MST, CUT e Fetape.

Nesta quarta (24), por volta das 7h, o grupo que estará de vigília fará um café da manhã. No mesmo horário, terá início a sessão no tribunal, em Porto Alegre.” Vamos ter um telão para acompanhar tudo. Estamos mobilizados para pedir justiça”, afirmou Ribeiro.


São Lourenço da Mata


Notícias da prefeitura
Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Pereirão
Equipes da Diretoria de Serviços Públicos da Prefeitura de São Lourenço da Mata realizaram um mutirão de limpeza no Ginásio de Esportes Pereirão e na Praça do Esporte e da Cultura (PEC). Além deles, outras localidades serão beneficiadas semanalmente com serviços de varrição, capinação, pintura de meios-fios, recolhimento de resíduos, entre outros.

De acordo com o prefeito, esse é o primeiro passo antes de efetivamente começar com as reformas. "Sabemos da importância desses dois projetos para a população, principalmente para os jovens. Por isso, estamos priorizando a recuperação e revitalização desses dois locais, que devem ser iniciadas nos próximos meses', contou.

Bruno Pereira prioriza a saúde e cancela o carnaval
Após retornar ao governo municipal, o prefeito Bruno Pereira decidiu cancelar o carnaval da cidade, seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). Com poucos dias de sua retomada, a gestão ainda está reorganizando as finanças do município, para investir na saúde.

Segundo o prefeito, ainda não é o momento de priorizar festividades. "Junto ao meu secretariado, estou avaliando as condições financeiras do município. Já sabemos da falta de medicamentos, por isso vamos nos concentrar em melhorar a saúde e criar novos projetos que beneficiem a população, além dos preparativos para o início do ano letivo", explicou.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu