Generalidades Notícias, número 16:

25/1/18
Mundo
EUA impõem novas sanções a empresas e indivíduos por apoio à Coreia do Norte
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira a imposição de novas sanções econômicas contra nove empresas, entre elas duas chinesas, e 16 indivíduos, vários deles radicados na Rússia e na China, por apoiarem o programa nuclear da Coreia do Norte e por violarem as resoluções impostas pela ONU contra o país.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse em comunicado que o governo americano seguirá punindo indivíduos e entidades que financiam o regime do líder norte-coreano Kim Jong-un e seu programa militar, incluindo pessoas consideradas como cúmplices nos esquemas para burlar as sanções já aplicadas ao país.

Entre as empresas sancionadas estão a Beijing Chengxing Trading Co. e a Dandong Jinxiang Trade Co, que supostamente exportaram quase US$ 70 milhões em bens à Coreia do Norte entre 2013 e 2017.

Grande parte dos indivíduos incluídos nas sanções trabalham para Korea Ryonbong General Corporation, que atua no fornecimento de materiais de defesas para o regime de Kim Jong-un. Muitos deles trabalham em várias cidades russas e chinesas.

Com a medida, cidadãos dos EUA estão proibidos de fazer transações financeiras com esses indivíduos e entidades. Além disso, os ativos que eles possam ter sob jurisdição americana estão congelados.

A ONU endureceu no fim de dezembro as sanções contra o regime de Pyongyang, limitando ainda mais o acesso do país a produtos petroleiros. Também foram vetadas as exportações do país em vários setores e cidadãos norte-coreanos que trabalham no exterior foram forçados a voltar para casa.

As medidas foram uma reação ao lançamento no fim de novembro de um míssil balístico de longo alcance, capaz de atingir qualquer ponto do território continental dos EUA.

Os EUA foram grandes defensores das novas sanções e conseguiram o apoio unânime dos outros 14 membros do Conselho de Segurança da ONU, incluindo da China e da Rússia.

O presidente americano, Donald Trump, tem reiterado que a China, principal aliada do regime de Kim Jong-un, precisa fazer mais para que as sanções internacionais sejam aplicadas de maneira eficiente.

Ataque contra Save the Children no Afeganistão deixa 6 mortos e 20 feridos
Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira, entre elas um civil e três terroristas, e 20 ficaram feridas no ataque suicida contra a sede da organização não-governamental Save the Children em Jalalabad, no leste do Afeganistão, onde continua a busca pelos terroristas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai, explicou que dois guardas de segurança e um civil morreram no ataque, em que também morreram três agressores.

"Os 45 trabalhadores que estavam presos no edifício foram resgatados e evacuados", acrescentou Khogyanai, antes de indicar que o número de mortos e feridos pode aumentar nas próximas horas.
O porta-voz da Polícia de Nangarhar, Hazrat Hussain, disse à Efe que a operação de busca dos terroristas no edifício continua.

O ataque começou às 9h10 (horário local, 2h40 em Brasília), quando um suicida explodiu um carro-bomba na entrada do edifício e deu passagem a um número ainda não confirmado de terroristas, segundo a Polícia.

Um membro do conselho provincial de Nangarhar presente na região durante a operação, Zabihullah Zmarai, indicou que, segundo a informação proporcionada no local do ataque ainda há um terrorista ferido no edifício.

"Há um agressor ainda com vida que está ferido, escondido em alguma parte do edifício e ainda está resistindo às forças de segurança", apontou.

Zmarai também apontou que um escritório que, "acredita-se", pode pertencer a uma ONG sueca, próxima à de Save the Children, foi incendiado durante o ataque, sem provocar vítimas.

A Save the Children condenou o ataque através do Twitter, onde a organização dedicada à ajuda à infância se mostrou "devastada" com as notícias que chegavam de Nangarhar.

"Nossa principal preocupação é a segurança dos nossos empregados", ressaltou a ONG.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque em uma mensagem divulgada no Telegram pela agência "Amaq", vinculada aos jihadistas, e indicou que a "operação de martírio" tinha como alvo duas instituições estrangeiras, "uma britânica e uma sueca", e um órgão governamental afegão.

Os grupos insurgentes armados e as organizações criminosas têm habitualmente entre os seus alvos as organizações não governamentais no Afeganistão, onde a segurança se deteriorou de maneira considerável nos últimos dois anos.

Em outubro do ano passado, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) anunciou a redução "drástica" das suas operações no país após vários ataques às suas instalações e a morte de sete dos seus trabalhadores em ataques armados em nove meses.

Nangarhar, província fronteiriça com o Paquistão, é uma das zonas mais inseguras do Afeganistão.

Nela operam os talibãs e o EI, que tem nesta região seu principal reduto no Afeganistão, e a capital é habitual palco de ataques terroristas contra civis.


Brasil
Tribunal mantém condenação de Lula por unanimidade
O revisor Leandro Paulsen, o relator João Pedro Gebran e o juiz federal Victor Laus votaram por aumentar a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua condenação confirmada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na tarde desta quarta-feira (24). O revisor Leandro Paulsen, o relator João Pedro Gebran e o juiz federal Victor Laus votaram por aumentar a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão. Em julho de 2017, o juiz Sergio Moro havia dosado a sentença em 9 anos e meio.

A defesa de Lula tem dois dias a partir da publicação do acórdão para apresentar embargos de declaração, que pedem, apenas, esclarecimento da sentença. Já que a votação foi unânime, não cabem embargos infringentes. Paulsen disse que o ex-presidente terá mandado de prisão expedido após o julgamento dos recursos.

Paulsen disse por volta das 16h que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em desvios na Petrobras é "inequívoca". Mais cedo, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator da apelação do ex-presidente Lula no TRF-4, confirmou a condenação em primeira instância e votou pelo aumento da pena do réu para 12 anos e um mês.


Vazio e desligado, helicóptero da RedeTV! cai e atinge carros na Grande SP
A aeronave que atende ao jornalismo do canal estava parada no heliponto e foi arrastada pelo temporal na região

Um helicóptero da RedeTV! que estava desligado e sem ninguém a bordo caiu do heliponto localizado na sede da emissora, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24).

Segundo a emissora, a aeronave que atende ao jornalismo do canal estava parada no heliponto e foi arrastada "para cima do estacionamento" pelo temporal na região.
Na queda, o helicóptero atingiu árvores e pelo menos três carros que estavam estacionados. Não houve feridos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois carros da corporação foram deslocados para a ocorrência. No momento a situação está normalizada.

GLOBOCOP
Na terça-feira (23), duas pessoas morreram na queda do Globocop, helicóptero que prestava serviços à TV Globo em Pernambuco. O acidente ocorreu na praia do Pina, zona sul do Recife

O piloto, Daniel Galvão, 33, e a supervisora de voo, Lia Maria Abreu de Souza, 34, morreram na hora. Ele foi sepultado nesta quarta-feira. O corpo da militar foi transferido para Magé (RJ), sua cidade natal.

O único sobrevivente é o operador de câmera Miguel Brendo Pontes Simões, que completa 21 anos no próximo domingo (28). Ele está internado com politraumatismo na UTI do Hospital da Restauração, na capital pernambucana, em estado grave.

O helicóptero era um Robinson R44/News Copter, específico para operações de filmagem aérea. A Polícia Federal investiga o acidente. O inquérito deve ficar pronto em 90 dias.



Pernambuco
Homem de 30 anos morre eletrocutado na Várzea
Samu chegou a prestar socorro, mas a vítima não resistiu
Um homem de aproximadamente 30 anos morreu eletrocutado na manhã desta quarta-feira (24), dentro de sua casa, na Várzea, Zona Norte do Recife. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Não há detalhes sobre o que poderia ter causado o choque.

De acordo com o serviço, os paramédicos já encontraram o homem desacordado, com parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram manobras de reanimação – massagens no peito, visando estimular o coração a bater novamente.

São Lourenço da Mata - Notícias da prefeitura

Bruno Pereira visita a Casa de Acolhimento
O prefeito Bruno Pereira, juntamente com profissionais da Secretaria de Assistência Social, visitou, nesta quarta-feira (24), a Casa de Acolhimento que atende crianças em situação de vulnerabilidade para conhecer as necessidades do local.

De acordo com o prefeito, algumas medidas para melhorar o bem-estar das crianças, já foram tomadas. “Ainda hoje um médico pediatra irá atendê-los aqui mesmo na casa e posteriormente vamos agendar consultas periódicas com psicólogos e dentistas”, explicou.

A Casa de Acolhimento de São Lourenço da Mata funciona no município desde 2009 e atende 14 crianças, de dois a 17 anos, em condições vulneráveis, como violência e negligência, oferecendo acompanhamento psicológico.

​Ainda segundo o prefeito, outros projetos que beneficiem as crianças serão desenvolvidos. “O prédio precisa de reformas, as crianças necessitam de espaço para brincar e desenvolverem suas habilidades”, finalizou.
Com Folhape, EFE e SECOM/SLM.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu