Generalidades Notícias, número 3:

Mundo
Jonatan Diniz: Preso Político Brasileiro Da Ditadura Socialista Venezuelana

O brasileiro Jonatan Moisés Diniz, catarinense de trinta e um anos, foi preso pelo regime de ditadura socialista venezuelano no dia 27 de dezembro quando encontrava-se no estado de Vargas, no norte da Venezuela, desenvolvendo uma ação humanitária: distribuição de alimentos a moradores de rua. Sua família, que vive no Brasil, procurou ajuda junto ao governo brasileiro, que até o momento não forneceu qualquer informação sobre o paradeiro de Jonatan nem sobre as condições em que ele se encontra. Para quem é de fora da Venezuela é muito difícil entender qual a situação dos seus prisioneiros políticos do país.

O anúncio da prisão de Jonatan, juntamente com outros três venezuelanos, foi feito de maneira extra-oficial por Diosdado Cabello, homem forte do regime de ditadura, integrante da Assembleia Nacional Constituinte, organismo chavista não reconhecido internacionalmente, e acusado nos Estados Unidos de tráfico de internacional de drogas. O comunicado da prisão foi feito pelo próprio Diosdado Cabello na televisão estatal VTV, que acusou o brasileiro e a entidade da qual ele participa, Time to Change the Earth, de promoverem ações para desestabilizar o regime de ditadura. Uma acusação que obviamente não tem fundamento algum, e que serviu apenas de pretexto para a prisão arbitrária e ilegal.

Jonatan vinha arrecadando donativos através destas entidades para que no Natal pudesse dar alegria a algumas crianças na Venezuela. Ele já conhecia a Venezuela há algum tempo, e nunca esperava ser preso por sua boa ação. As entidades das quais Jotantan faz parte, tanto a Time to Change the Earth quanto a Angels of Warriors, são organizações dedicadas a ajuda humanitária e não são envolvidas com assuntos políticos.

A família de Jonatan ainda não obteve informação sobre em qual prisão venezuelana ele se encontra e a chancelaria brasileira não tomou nenhuma medida concreta para exigir do regime venezuelano que informe o paradeiro, as condições em que ele se encontra e as acusações formais contra um cidadão brasileiro que, para para todos os fins práticos, encontra-se nesse momento na condição de preso político da ditadura socialista venezuelana.


Acidente deixa 2 mortos em mesma estrada de tragédia com ônibus no Peru
O choque entre um ônibus e um caminhão deixou dois mortos e dois feridos, em estrada na cidade de Pasamayo, nos arredores de Lima, capital do Peru, a mesma onde aconteceu nesta terça-feira uma tragédia viária que fez 48 vítimas.

A entre os dois veículos colisão aconteceu por volta de 23h40 na hora local (20h40 de Brasília), na algura do quilômetro 65 da chamada 'Variante de Pasamayo'.

Os mortos foram identificados como Rubén Soto Barrientos e Sergio Moreno Gonzáles, os dois motoristas do ônibus. Os dois feridos foram encaminhados para o hospital da cidade de Chancay, no norte do Peru, conforme divulgou o Ministério da Saúde do país.

O acidente aconteceu horas depois que um ônibus caiu de penhasco próximo ao mar, após colidir com um caminhão. Ao todo, 48 pessoas morreram, seis ficaram feridas e ainda há relato de desaparecidos.

Segundo as autoridades, restam 24 corpos para recuperar, sendo que 12 deles ainda estão dentro da carroceria do ônibus.

Paraguai entrega ao Brasil 2 membros do PCC que fugiram de prisão no Paraná
A Polícia Nacional do Paraguai entregou ao Brasil nesta quarta-feira dois cidadãos do país que tinham fugido de uma prisão brasileira e são suspeitos de pertencer ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O Ministério do Interior do Paraguai informou que Fernando Pontes dos Santos e Maurilio Cleiton Lara de Oliveira tinham sido presos no país depois de fugirem de uma prisão em Cascavel, no Paraná.

Os dois foram entregues à Polícia Federal na Ciudad del Este. O processo foi feito na Ponte da Amizade, que liga a cidade paraguaia a Foz do Iguaçu, também no Paraná.

Além dos dois paraguaios, a Polícia Nacional também entregou à PF um brasileiro preso no país vizinho por porte de armas de fogo, munição, drogas e dinheiro em espécie.

O PCC é acusado de ser responsável pelo roubo de US$ 12 milhões de uma sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Leste.

Familiares pedem a Putin que Rússia mantenha busca por submarino argentino

Familiares dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan, desparecido no Oceano Atlântico no último dia 15 de novembro, enviaram uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pedindo que ele não retire o apoio do país nas operações de busca pela embarcação.

"Queremos agradecer todo apoio fornecido à Marinha argentina, com toda a tecnologia de inspeção e resgate sob a água, e pedi-lo que não retire a ajuda até resgatar o ARA San Juan", afirmaram os parentes das vítimas na carta, obtida pela Agência Efe.

A iniciativa foi tomada depois de o porta-voz da Marinha da Argentina, Enrique Balbi, ter anunciado que o órgão analisa a possibilidade de contratar uma empresa para realizar as buscas caso a Rússia, único país que segue colaborando com os trabalhos, retire o apoio dado com o navio Yantar e com o dispositivo Panther Plus.

O submarino Atlantis, dos Estados Unidos, abandonou a operação na última quarta-feira para continuar as tarefas que realizava antes do desaparecimento do ARA San Juan.

"Tratamos de materializar o pedido que estamos fazendo para nosso governo e o estendemos à Rússia para que não nos deixem. E, se for possível, que eles forneçam mais meios para nos ajudar", afirmou à Efe Luis Tagliapietra, pai do tripulante Alejandro Damían.

Para ele, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, não está usando "todos os recursos disponíveis" para encontrar o submarino, uma promessa feita depois do acidente.

A Marinha da Argentina informou hoje que permanecem atuando nos trabalhos de busca três navios: o ARA Sarandí, o ARA Ilhas Malvinas, que leva o Panther Plus, e o Yantar.

"Vamos continuar lutando e usando todos os meios possíveis para chegar ao nosso objetivo que encontrar todos os entes queridos, estejam como e onde estejam", concluiu Tagliapietra.



Brasil
Nova ministra foi citada em delação da Odebrecht
Confirmada na quarta (3) como nova ministra do Trabalho, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) é citada na delação da Odebrecht como beneficiária de caixa dois de campanha no valor de R$ 200 mil.

Em depoimento prestado ao MPF (Ministério Público Federal), o ex-diretor da empreiteira no Rio de Janeiro Leandro Andrade afirmou ter repassado a quantia à congressista em 2012, em um escritório no Rio. Naquele ano, ela concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade.

O pagamento fazia parte, segundo ele, de um acerto prévio feito com o ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ) e o deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ). Os dois negam.

"Ela mesma foi retirar esse dinheiro e o que aconteceu é que o portador nosso, o doleiro, demorou a chegar. E ela ficou na antessala do escritório", contou o delator.

Ele destacou um "fato pitoresco" no episódio. A nova ministra teria manifestado desconforto com uma câmara de videoconferência instalada no local em que aguardava o suposto caixa dois.

"Ela ficou super incomodada, achando que eu estava gravando", relatou o executivo, acrescentando que a agora ministra perguntou se o aparelho estava funcionando. "Percebi o constrangimento, tirei a câmera e botei no chão."

O colaborador disse que o doleiro chegou e entregou um pacote a Brasil com a quantia. Ela teria colocado o dinheiro numa mochila antes de ir embora.

Brasil é filha do ex-deputado cassado Roberto Jefferson, atual presidente nacional do PTB, que foi o primeiro delator do esquema do mensalão.
Quando o depoimento foi divulgado, no ano passado, a deputada alegou que "não há nada" a seu respeito, a não ser "um comentário sem qualquer prova" feito pelo delator. Ela afirmou que os poucos contatos que já teve com profissionais da Odebrecht foram em raros eventos institucionais. "Estou, como sempre estive, à disposição da Justiça e da sociedade para esclarecer o que for necessário." Não há, até aqui, nenhuma investigação formal aberta contra ela.



Defesa de Lula insiste para que ele seja interrogado no TRF4
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o pedido para que o petista seja ouvido pelo tribunal antes do julgamento do recurso contra sua condenação a 9 anos e 6 meses de prisão em um processo da Operação Lava Jato, previsto para o próximo dia 24 de janeiro. A mesma solicitação foi feita ao TRF4 em setembro, mas o relator da Lava Jato na segunda instância, João Pedro Gebran Neto, ainda não se manifestou.

Na nova petição encaminhada a Gebran, os advogados de Lula alegam que o novo interrogatório é necessário porque a tomada do depoimento do ex-presidente pelo juiz federal Sergio Moro, em primeira instância, foi “uma verdadeira inquisição”. “O magistrado valeu-se de sua autoridade para impedir a livre manifestação do interrogado e consequentemente o exercício de sua autodefesa”, argumentam os defensores, que acusam Moro de se comportar como “acusador” de Lula.

O pedido ainda afirma que a oitiva do petista foi “sobremaneira prejudicada” e que, em suas perguntas ao petista, o magistrado fugiu ao tema do processo, suposta propina de 2,2 milhões de reais paga pela OAS a Lula por meio da compra e da reforma de um tríplex no Guarujá (SP).

“Realizou o magistrado indagações sobre temas que não são objeto da ação penal, como é o caso, por exemplo, da opinião do Peticionário sobre a Ação Penal 470, que tramitou perante o Supremo Tribunal Federal. Lançou mão, também, da insistente repetição de perguntas, com o nítido intento de constranger e intimidar o Peticionário”, afirmam os cinco advogados que subscrevem o documento.

No interrogatório do ex-presidente, Sergio Moro, de fato, fez uma série de perguntas sobre o esquema do mensalão. A maioria delas era baseada em entrevistas dadas por Lula. Em 2005, por exemplo, o petista disse que foi traído. “Por quem?”, perguntou o juiz. Em 2006, Lula afirmou que o PT fez aquilo que todos os partidos faziam. “Era uma admissão do caixa dois?”, questionou Moro.

Os advogados de defesa orientaram o petista a não responder nada, orientação seguida por Lula no campo jurídico, embora tenha feito questão de se posicionar politicamente. Como de costume, ele lembrou que, depois da descoberta do esquema de compra de votos no Congresso, conquistou a reeleição, em 2006, e fez de Dilma Rousseff sua sucessora, em 2010.

Na petição a Gebran Neto, os defensores de Lula ainda afirmam que o novo depoimento pode esclarecer “diversos trechos” do primeiro interrogatório classificados por Moro na sentença como contraditórios. “Na verdade, não passam de uma idiossincrática interpretação de um julgador parcial, alinhado com a tese acusatória desde o início do processo”, atacam.
Pernambuco

Delação de João Carlos Lyra está com ministra Carmén Lúcia
No Recife, o empresário é apontado como dono do avião que vitimou em acidente o ex-governador Eduardo Campos (PSB) em 2014.

João Carlos Lyra foi alvo da Operação Turbulência, deflagrada pela Polícia Federal de Pernambuco em junho de 2016.

Segundo essas fontes, dois movimentos atípicos aconteceram na tramitação da Petição 6601, na qual foi homologada a delação do empresário. A juntada de uma petição e de um agravo regimental, situações incomuns durante o recesso do STF, segundo fontes do Blog.

A petição e o agravo regimental (espécie de recurso) foram juntadas aos autos e encaminhados para a ministra Carmen Lúcia. A presidente do STF é quem decide medidas de urgência durante as férias coletivas dos ministros do STF, que vão até fevereiro.

Toda a deleção permanece com sigilo, então não é possível saber maiores detalhes da petição e do agravo regimental.
Apenas se sabe, segundo fontes, que o agravo regimental é um recurso contra uma decisão recente do ministro Edson Fachin, relator da delação premiada de João Carlos Lyra.

Como o Blog revelou, esta delação foi homologada em agosto pelo próprio ministro Fachin.

Segundo fontes, o movimento atípico na delação de João Carlos Lyra gera interesse, pois, após a morte do ministro Teori Zavascki em janeiro de 2017, a ministra Carmen Lúcia aproveitou o período de recesso para, ela mesma, liberar o sigilo da delação premiada do grupo Odebrecht.

A delação de João Carlos Lyra, apesar de ter sido homologada em agosto, não teve seu sigilo liberado pelo ministro Edson Fachin, como ocorreu nos casos da Odebrecht e JBS (com documentos e vídeos liberados para a imprensa logo após a homologação).

Segundo documentos do Inquérito 4593 do STF, revelados em outubro pelo Blog, o empresário fez pelo menos 17 Termos de Colaboração com a Operação Lava Jato em sua delação.

O documento do MPF obtido pelo Blog revelou que um dos 17 Termos de Colaboração da delação de João Carlos Lyra trata de “suposto pagamento de vantagens indevidas” na “construção da Arena das Dunas em Natal”.

O documento tratou de discussão sobre o caso, ocorrida na Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, em Brasília, sobre qual unidade do Ministério Público deveria conduzir o inquérito policial sobre esta parte da delação de João Carlos Lyra.

A matéria foi tratada pela Câmara de Coordenação do MPF em sessão realizada em 9 de novembro deste ano, relatada pelo subprocurador geral da República Francisco Domingos Santos Sobrinho. De acordo com fontes jurídicas, não veio a público a deliberação da Câmara de Revisão, dado que os termos de colaboração ainda são sigilosos, como toda a delação de João Carlos Lyra.

A ministra Carmen Lúcia recebeu a delação de João Carlos Lyra em 27 de dezembro e ate aqui não proferiu nenhuma decisão ou despacho nos autos.


Universidade de Pernambuco oferece 9,7 mil vagas em cursos de idiomas e de informática

Programa de Línguas e Informática inscreve para 7 mil vagas no campus Recife e 2,7 mil em nove campi do interior. Inscrição é feita na internet até.

Universidade de Pernambuco (UPE) inscreve para as 7 mil vagas oferecidas pelo Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) no campus Recife, distribuídas entre os cursos de inglês, espanhol, gramática, redação, interpretação de texto, informática básica e essencial, Excel e computação gráfica. No interior, são 2,7 mil vagas em nove campi. As inscrições podem ser feitas na internet até o dia 4 de fevereiro.

A relação dos campi que oferecem os cursos, a carga horária e informações sobre os testes de nivelamento dos alunos podem ser consultadas no edital do Prolinfo. Todos os cursos concedem certificado aos participantes.

Ofertados ao longo do primeiro semestre de 2018, os cursos podem ser feitos uma vez por semana, em uma aula de três horas, ou duas vezes na semana, em aulas de uma hora e meia de duração. Segundo a organização do Prolinfo, os alunos matriculados estão isentos de mensalidade, mas precisam pagar a taxa de matrícula, que varia de R$ 250 a R$ 350, a depender do curso escolhido.

No primeiro semestre deste ano, as novidades são os cursos de informática nos campi de Caruaru, no Agreste, e Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Além dos cursos para adultos, o Prolinfo também oferece cursos de inglês para crianças dos 7 aos 9 anos e dos 10 aos 12 anos, na modalidade denominada Prolinfinho.


Fundador da Associação Beneficente Criança Cidadã, Nildo Nery dos Santos morre aos 83 anos
Morreu aos 83 anos, na manhã desta quarta-feira (3), o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e fundador da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Nildo Nery dos Santos. O desembargador estava internado desde setembro de 2017 no Real Hospital Português, no Centro do Recife, devido à debilidade dos órgãos. (Veja vídeo acima)

O velório acontece na noite desta quarta (3), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Já o sepultamento está previsto para as 10h30 da quinta-feira (4), após uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã e uma missa de corpo presente, no mesmo local.

Nildo Nery dos Santos nasceu em 19 de novembro de 1934, no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. No estado, atuou como juiz de direito das comarcas de Condado, Quipapá, Garanhuns e da 2ª Vara do Júri do Recife. Também atuou como presidente do TJPE entre os anos de 2000 e 2001, realizando o sistema de mutirões para agilizar a resolução de processos.

O desembargador também foi diretor-geral da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco entre 1987 e 1991 e foi professor convidado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrando aulas de criminologia no curso de mestrado da faculdade de direito da instituição.

Na área social, o desembargador fundou a ABCC em 26 de agosto de 2003, permanecendo na presidência da instituição até 17 de julho de 2017. A iniciativa surgiu após o projeto Criança Cidadã do TJPE, que buscava atender crianças e adolescentes em si
tuação de risco.

Protesto por falta d'água interdita avenida em Jaboatão, no Grande Recife

Um protesto interditou a Avenida Manoel Rabelo, no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na noite desta quarta-feira (3). Moradores da área queimaram pneus na via, interditando a passagem dos carros.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade do município, o ato começou pouco depois das 18h e foi finalizado antes das 19h. Ainda segundo a pasta, os integrantes da manifestação afirmaram que estão há 32 dias sem água na localidade.

Por telefone, o titular da pasta, Coronel Éden Vespaziano, alegou que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Polícia Militar (PM) foram acionados para ir até o local. O G1 entrou em contato com a PM, mas não obteve retorno às ligações.

Procurada pela reportagem, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o bairro de Socorro é abastecido por setores de distribuição e o último ciclo ocorreu no período entre 19 e 22 de dezembro de 2017. Segundo o órgão, a distribuição ocorreu com vazão reduzida, devido ao funcionamento com dois conjuntos de bombas, em vez de três, já que o terceiro passa por manutenção.

Equipes da Compesa trabalham para concluir os serviços de reparo e, até a manhã de hoje (4), a companhia espera liberar a água do reservatório para a população. Os imóveis que não conseguirem receber água devem comunicar o fato ao órgão para que sejam tomadas as devidas providências.

Evento gratuito no Recife aborda oportunidades de trabalho no exterior para a área jurídica
Com o objetivo de abordar as possibilidades de carreira na área jurídica para quem deseja trabalhar no exterior, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) realiza o "I Nassau Law: o Direito além das fronteiras" na terça-feira (9). O evento, que tem entrada gratuita, reúne profissionais com experiência em países como Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e França.

A programação é composta de quatro mesas de debate. A abertura do evento fica por conta do coordenador do curso de Direito da unidade de ensino, Francisco Muniz, que também atua como advogado em Portugal e no Brasil. Ele apresenta o tema "A globalização da advocacia: como advogar em Portugal".

Em seguida, a advogada Gabriela Figueiras, que é mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Chicago, aborda as oportunidades e os caminhos para trabalhar nos Estados Unidos. Por sua vez, a temática "Estudar e advogar na Franca" é apresentada por Isabelle Rufino, advogada e mestre em Direito Digital pela Universitè Paris 1 Pantheón-Sorbonne.

A palestra de encerramento é ministrada por Eduardo Mack, gestor do Programa Chevening Scholarships, que oferece possibilidades acadêmicas para os estudantes de Direito no Reino Unido. O evento acontece das 19h às 22h no auditório da unidade de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Para participar, é necessário se inscrever no site da Uninassau.

Serviço
"I Nassau Law: o Direito além das fronteiras"
Terça-feira (9), das 19h às 22h
Uninassau Boa Viagem - Rua Jonathas de Vasconcelos, 316, Boa Viagem, Recife
Entrada gratuita
TJPE deverá homologar concurso no dia 23 de janeiroPrevisão é que as primeiras nomeações ocorram ainda neste mêsO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deverá homologar o seu concurso público para oficiais de justiça, técnicos e analistas judiciários no próximo dia 23, em sessão extraordinária. De acordo com o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, a expectativa é que as nomeações sejam publicadas ainda em janeiro.

O certame contou com 109 vagas para convocação imediata e formação de cadastro de reserva, com possibilidade de nomeações futuras, divididos entre 15 polos. A remuneração inicial vai de R$ 4.002,33 a R$ 5.215,28. Apesar de os cargos administrativos serem para cadastro de reserva, espera-se que sejam convocados muitos servidores. No último concurso, em 2012, o TJ PE chamou mais de 800 servidores apenas para o Polo do Recife.

Com 179.548 inscritos, a prova objetiva do TJPE, ocorrida no dia 15 de outubro, foi marcada por polêmicas e denúncias de supostas irregularidades. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito para apurar, sob sigilo, o concurso realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Qualificação (IBFC). A instituição vai analisar documentos encaminhados à procuradoria, incluindo "aquelas denúncias em que o (a) denunciante tenha se mantido em anonimato" e outros que venham a ser anexados. O MPPE fará um levantamento minucioso de provas.

Entre a documentação que deverá ser levantada pelo MPPE estão o estatuto de constituição do IBFC, a lista de todos os candidatos inscritos que compareceram e seus respectivos locais de prova, assim como minúcias como o livro de ocorrências, registros ou denúncias havidas em cada prédio onde foram aplicadas as provas, a quantidade de detectores de metal utilizados em cada prédio. A ausência dos aparelhos em alguns locais de provas e a identificação do candidato no verso da folha de redação, são algumas das queixas dos candidatos. A identificação do candidato foi vedada no edital.

Em nota divulgada logo após a realização da prova objetiva e discursiva, a banca IBFC informou que não havia possibilidade de fraudes na correção porque apenas o conteúdo da redação é digitalizado. "O IBFC esclarece que a tecnologia adotada possibilita e garante que as provas discursivas sejam corrigidas online, não havendo qualquer contato entre o corretor e a folha física original preenchida pelo candidato, não há qualquer possibilidade de se identificar qual candidato é o autor daquela prova, uma vez que as imagens são inseridas no sistema. O IBFC nunca enviou aos corretores o documento original para avaliação".

Seguro DPVAT: calendário de 2018 já está disponívelOs valores vão de acordo com os tipos dos veículos, variando de R$ 45 a R$ 185,50
O calendário de pagamento do DPVAT 2018 já foi divulgado. Os motoristas de Pernambuco deverão emitir a guia referente ao DPVAT diretamente pelo site do Detran e realizar o pagamento no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa/CEF, Itaú ou Santander. Quitação do seguro é condição obrigatória para a emissão do licenciamento anual. Os valores vão de acordo com os tipos dos veículos, variando de R$ 45 a R$ 185,50. 


Caxangá passará a ter multas por videomonitoramento
Em vigência há sete meses, medida ajudou a diminuir 60% das infrações nos locais onde foi implantada

A avenida Caxangá, perto do Caxangá Golf & Country Club, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, deverá ser o próximo local da capital pernambucana a ter o trânsito fiscalizado por videomonitoramento, com aplicação de multa.

A expectativa é de que o sistema entre em operação no local ainda no primeiro trimestre deste ano. Segundo o gerente geral de Fiscalização e Operação da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Fabiano Ferraz, a escolha da Caxangá foi estratégica. “Estamos assinando uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte para inserir o videomonitoramento na Caxangá porque tem registro de carros usando indevidamente a faixa de BRT, algo que prejudica bastante as viagens”, conta.

“A intenção, desde sempre, é tentar despertar nos condutores a necessidade de respeitar as leis, como por exemplo, não estacionar em calçadas. O videomonitoramento veio para moralizar e ordenar o trânsito nos locais onde foi implantado”, explica Fabiano.

O gerente lamenta que muitos motoristas ainda não sigam as leis de trânsito sem que se sintam ameaçados de punição. “Infelizmente, a gente sabe que o condutor só tende a se policiar quando está sendo monitorado. E esquece quando vai para outros lugares”, pondera. De todo modo, o resultado alcança os objetivos que todos da CTTU esperavam - a conscientização de motoristas e a proteção dos pedestres.

Ranking
Implantada há sete meses no Recife a vigilância por imagens já ajudou a reduzir cerca de 60% das infrações nos dez locais. De 3 de maio até 30 de novembro de 2017, foram emitidas 4.089 notificações, sendo 1.773 delas por estacionamento em desacordo com a sinalização, representando 43,4% de todas as autuações.

O ponto mais problemático é o Largo da Paz, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados. No período de sete meses, a CTTU registrou 2.061 infrações no local, o que representa praticamente a metade (50,4%) de todas as multas. Curiosamente, no primeiro mês de vigência do videomonitoramento (3 de maio a 3 de junho de 2017), a área foi igualmente campeã em autuações.

O cruzamento das avenidas Norte e Professor José dos Anjos, em Casa Amarela, aparece em segundo lugar, com 660. Já em terceiro figura o cruzamento da avenida Conselheiro Aguiar com a rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, com 432 notificações.

Quanto às infrações mais cometidas, estacionar sobre calçadas ficou na vice-liderança, com 1.173. Em terceiro, aparece a conversão proibida, com 524. Estacionamento em fila dupla aparece em quarto, com 258. Por fim, estacionamento em desacordo com a regulamentação aparece na quinta posição, com 132 autuações.

Confira os locais onde já existe fiscalização por videomonitoramento
- Avenida Recife, nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz, em Areias;
- Avenida Antônio de Góes, próximo à secretaria de Administração do Estado de Pernambuco, no Pina;
- Avenida Antônio de Góes, na saída do Túnel da Via Mangue, no Pina;
- Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem;
- Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a rua Frei Leandro, em Boa Viagem;
- Avenida Norte, sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro, na Encruzilhada;
- Avenida Norte, nos dois sentidos, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos, em Casa Amarela;
- Largo da Paz, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados;
- Avenida Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins, no Espinheiro;
- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César, no Ibura.
Motorista perde o controle de ônibus e veículo atropela dois homens em Itapissuma
Acidente com veículo da Conorte aconteceu na PE-035 . Vítimas não resistiram e morreram no local no acidente

Dois homens morreram após serem atropelados por um ônibus da empresa Conorte, que fazia a linha 1968 - Ilha de Itamaracá/T.I. Igarassu, na PE-035, no centro de Itapissuma, na quarta-feira (3). O atropelamento aconteceu após o motorista perder o controle do veículo e atingir os homens, que estavam na calçada.

O acidente aconteceu nas imediações de uma unidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Os homens trajavam uniformes e seguiam para o trabalho. Um deles foi identificado como Atemilson do Carmo Tenório, 41 anos, montador da Eficaz, empresa que presta serviço à Compesa e que prestou apoio aos familiares do rapaz.

A irmã de Atemilson, Augélia Tenório, dona-de-casa de 36, lamentou. "Ninguém tá preparado para notícia ruim. Ele era uma pessoa calma, na dele. Vivia com a esposa e a filha. Agora só posso pedir conforto a Deus", contou.

De acordo com a Conorte, que lamentou o acidente por meio de nota oficial, o motorista que conduzia o ônibus tem sete anos no quadro da empresa e "mantinha um ótimo desempenho em suas funções".

Adolescente é assassinada em São Lourenço; companheiro é o suspeito
Após uma discussão com o companheiro, uma adolescente de 14 anos foi encontrada morta, deitada na cama e enrolada em um lençol no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O corpo de Sibelly Carla de Lima Souza foi encontrado já em avançado estado de decomposição, na noite da última terça-feira (2), no imóvel que fica na rua do Sol, no bairro da Várzea Fria. O companheiro da adolescente, um jovem de 23 anos que está sumido desde então, é suspeito do crime segundo a polícia. Não há nenhuma denúncia de violência registrada pela jovem contra ele no sistema da Polícia Civil.
O assassinato de Sibelly será investigado pelo delegado Valdenilton Cavalcanti, titular da Delegacia de São Lourenço da Mata. Ao lado do corpo dela foi encontrada uma faca que, possivelmente, teria sido utilizada no crime. O objeto foi recolhido para análise do Instituto de Criminalística (IC).

O empresário Romoaldo Cruz, pai da vítima, falou pela última vez com a filha no último domingo (31). Ele contou que vizinhos teriam escutado uma discussão entre o casal neste mesmo dia, que era véspera de réveillon. “Mas quando o pessoal chegou lá encontrou apenas ele, calmo, fumando um cigarro e bebendo cerveja. À noite ele foi embora ouviram quando ele falava com a mãe no celular, dizendo que tinha feito uma tragédia em casa. Quando foram até lá encontraram ela morta em cima da cama”, lembrou.


São Lourenço da Mata

O prefeito de São Lourenço da Mata, Dr. Gabriel Neto, fez, na manhã desta quarta-feira (3), a primeira reunião de 2018 com seu secretariado. O encontro, promovido em seu gabinete tratou, entre outros assuntos, as metas de monitoramento para 2018, as novas ações e atividades das pastas e o plano orçamentário aprovado em dezembro, pelo Legislativo municipal.

Para o chefe do Executivo, a reunião, que é realizada semanalmente, foi bastante produtiva. “Apresentamos o planejamento e agora vamos executar as metas estabelecidas para o exercício de 2018”, afirmou Dr. Gabriel, reforçando que as ações constam tanto na Lei Orçamentária Anual 2018 (LOA) como no Plano Plurianual 2018-2021 (PPA), aprovados, no mês passado, pela Câmara Municipal de São Lourenço da Mata.

Ainda segundo o prefeito, a iniciativa faz parte do processo de transparência e proximidade, seja com os servidores quanto da comunidade. “O encontro foi uma oportunidade de também fazermos um balanço do último trimestre de 2017, como os investimentos realizados, além de traçarmos o planejamento para os próximos meses. Para isso, analisaremos semanalmente o trabalho junto aos secretários para acompanhar o impacto das obras e ações oferecidos à nossa população”, pontuou Dr. Gabriel, que ainda adiantou. “Estamos fazendo uma gestão moderna e eficiente, traçando metas e planejando todas as ações do governo. Isso mostra nosso compromisso, responsabilidade e zelo com dinheiro público”, finalizou o prefeito.


A Prefeitura de São Lourenço da Mata por meio da Diretoria de Controle Urbano iniciou, nesta quarta-feira (3), um mutirão de limpeza no Pátio da Feira, no Centro. Entre os trabalhos, está a dedetização do ambiente, onde se comercializa frutas, verduras e outros tipos de alimentos. Uma equipe de 15 pessoas está trabalhando diuturnamente, para manter o bem-estar e ordenamento do local.

De acordo com a diretora de Controle Urbano, Aurineia Lima, os projetos para o Centro Comercial visam trazer à população um melhor conforto e qualidade nos serviços. “Estamos realizando uma série de melhorias no Pátio, bem como a reorganização dos vendedores, com pontos de comércio organizados e higienizados. Também buscamos transformar o local em um polo de entretenimento, com diversas atrações que buscam capacitar os vendedores na manipulação de alimentos e higienização”, afirmou Aurineia.

De acordo com o aposentado Antônio Araújo, que faz compras no Pátio há 40 anos, os serviços são essenciais para ordenar e limpar o local, pois trata-se da venda de alimentos. “Em todo esse tempo que compro frutas e verduras aqui, nunca vi uma ação como essa, estávamos realmente precisando. Para comprar alimento é necessário ter um ambiente limpo, agora me sinto mais confiante em adquirir os produtos aqui vendidos”, disse Antônio.
Seguindo com as ações de melhoria do parque elétrico da cidade, a 

Prefeitura de São Lourenço da Mata realizou o serviço de manutenção do Sistema de Iluminação Pública do Município. Desta vez, a equipe formada por cinco técnicos da Diretoria de Serviços Públicos realizou, no bairro da Várzea Fria, a reposição de lâmpadas, troca de fios, conectores e outros itens, necessários para o bom funcionamento do sistema. O trabalho foi aprovado pela moradora Cleide Santos. “O bairro não recebia reparos na iluminação há três meses. Na minha rua havia sete postes apagados, estava muito perigoso sair à noite. Agora, ficou bem melhor”, disse Cleide.


Com Crítica Nacional, Folhape, G1pe, Jamildo

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu