Mundo
China adverte que petroleiro iraniano acidentado pode explodir
O governo chinês advertiu nesta terça-feira que o petroleiro iraniano acidentado nas águas do Mar Oriental da China pode explodir, enquanto continuam os trabalhos de busca de 31 desaparecidos em um incidente que poderia desencadear também uma catástrofe ambiental.
O Ministério de Transporte chinês informou hoje que existem riscos de que o navio iraniano registrado no Panamá exploda ou afunde, e ressaltou ainda que os trabalhos de resgate estão sendo extremamente delicados devido ao fato de que o gás tóxico do incêndio poderia prejudicar a saúde das pessoas que estão na região.
Um total de 13 embarcações de resgate está operando no local do acidente para buscar os desaparecidos em uma superfície de 900 milhas náuticas quadradas.
Além disso, as condições meteorológicas são complicadas devido à chuva persistente na área e aos fortes ventos que estão ocasionando ondas de até quatro metros de altura.
O navio continua ardendo três dias depois do acidente entre o petroleiro iraniano e um cargueiro de Hong Kong, que aconteceu no Mar Oriental da China no último sábado, 295 quilômetros ao leste do estuário do rio Yangtzé, em sua passagem pela cidade chinesa de Xangai, e as províncias de Jiangsu (ao sul) e Zhejiang (ao norte).
Para evitar danos maiores foi estabelecido um perímetro de segurança de 37 quilômetros pelo qual não podem circular barcos.
Inicialmente havia 32 tripulantes desaparecidos, 30 iranianos e dois bengaleses, mas ontem de manhã foi resgatado o corpo sem vida de uma pessoa, razão pela qual presumivelmente agora o número de desaparecidos é de 31.
O governo chinês confirmou também que houve um vazamento de petróleo ao mar, mas não especificou a extensão da área contaminada.
Por sua parte, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Lu Kang, assegurou hoje que continuam os trabalhos para limpar os resíduos e que as autoridades seguem investigando para esclarecer a causa do acidente.
Organizações de defesa do meio ambiente como o Greenpeace estão preocupadas, uma vez que a situação poderia converter-se em uma grande catástrofe marítima.
Segundo informaram hoje à Agência Efe fontes do Greenpeace na Ásia Oriental, a organização está tentando conseguir mais informação via satélite para fazer uma análise da situação.
"Estamos preocupados com o possível impacto ambiental que pode ser causado pelo navio que continha quase 42 milhões de galões de petróleo cru. Já está em marcha um procedimento de limpeza e supervisionaremos seu progresso", destacou ontem em um comunicado Rashid Kang, ativista da ONG.
Os 31 desaparecidos são membros da tripulação do petroleiro iraniano "Sanchi" registrado no Panamá, enquanto os 21 que viajavam no cargueiro "CF Crystal", registrado em Hong Kong, todos de nacionalidade chinesa, puderam ser resgatados.
O petroleiro "Sanchi", propriedade de uma companhia marítima do Irã, tinha 274 metros de comprimento e transportava 136.000 toneladas de petróleo refinado do Irã à Coreia do Sul.
O cargueiro, de uma companhia com sede na província de Zhejiang, media 225 metros e levava 64.000 toneladas de cereal dos Estados Unidos até a província de Cantão, no sul da China.
Brasil
Renovação Política: Entre As Mudanças Concretas & A Demagogia Eleitoral
O tema da renovação política começou a ganhar atenção de parte da opinião pública, e junto com essa ideia de renovação começaram a surgir os oportunistas que, aproveitando-se da justificável insatisfação e descrédito da maioria da população com a classe política, passam a usar o termo renovação como palavra-gatilho para simplesmente oferecer mais do mesmo, sob roupagem nova.
Em tempos recentes temos observado o surgimento de entidades e ONGs ligadas a grandes grupos globalistas que, sob pretexto de incentivar a renovação política e a capacitação de futuras lideranças, estão na prática tentando promover a instrumentalização de futuros mandatos parlamentares. Consideramos ser necessário até mesmo investigar a legalidade dessas iniciativas, pois um parlamentar deve prestar contas unicamente a seus eleitores e não a grupos de interesse que o financiam direta ou indiretamente.
A renovação política que o país precisa não é uma abstração. Somente faz sentido falar em renovação política se esta for traduzida em um conjunto de propostas e compromissos com um programa que expresse as reais necessidade de mudança que o país precisa, e que não são de modo algum meramente retóricas ou de gestão pública.
A renovação que de fato o país precisa
Renovação real diz respeito a um programa de defesa da soberania nacional, um programa que assegure o direito de defesa da vida e da propriedade. Diz respeito a um programa que proponha e execute uma completa reformulação de nosso sistema educacional, jogando fora todo o lixo ideologizante do construtivismo que há décadas emburrece a população.
Renovação política de fato significa propostas concretas de redução do Estado, de mais capitalismo e fim de todo assistencialismo estatal. Significa rever o papel constitucional de órgãos aparelhados pela esquerda como o Ministério Público, e a mudança de critérios para composição do STF, bem como o fim da vitaliciedade dos integrantes de ambas as instituições. Significa reconhecer a meritocracia como único mecanismo legítimo de ascensão social.
A renovação real que o país precisa passa por uma guinada completa na sua política externa, pondo um fim à diplomacia de anão, um fim à submissão de nossas políticas públicas às diretrizes da ONU até o rompimento total e o não-reconhecimento dessa entidade globalista a serviço do projeto da Nova Ordem Mundial. Renovação de fato significa alinhamento geopolítico com o governo dos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump e a defesa intransigente do Estado de Israel.
Renovação de verdade significa retirar o Brasil de acordos multilaterais de comércio, pois tais acordos nunca representaram garantia alguma de livre comércio. Significa dizer não às tentativas de imposição de políticas imigratórias pró-islâmicas por parte de lobbies globalistas e comunistas, bem como dizer não às políticas igualmente globalistas de open borders e ambientalistas.
Renovação de verdade, e não engodo e demagogia
É importante ter em mente que pretensos candidatos que venham apresentarem-se com discurso de renovação política falando apenas genericamente em combater corrupção, sem assumir compromissos claros com os pontos esboçados acima, estarão apenas usando daretórica da renovação para assegurar que tudo continue exatamente como está, apenas com personagens novos.
Da mesma forma, não haverá renovação política alguma com futuros parlamentares que venham a estar instrumentalizados e comprometidos com entidades e ONGs globalistas supostamente renovadoras, mas que na verdade estão apenas procurando reformular a imagem de um sistema para assegurar a manutenção do status-quo.
Policiais civis e militares encerram paralisação no RNCategorias decidiram aceitar a proposta do governo estadual, que se comprometeu a regularizar o pagamento de salários atrasados até sexta-feira
Policiais civis e militares do Rio Grande do Norte decidiram voltar às ruas e encerrar a paralisação iniciada em 19 de dezembro. As categorias decidiram aceitar a proposta do governo estadual, que se comprometeu a regularizar o pagamento de salários atrasados até a próxima sexta-feira, 12.
A retomada do trabalho pelos policiais militares e bombeiros militares, porém, ficou condicionada à formalização do compromisso. Eles participam, nesta tarde, de um encontro com autoridades do governo estadual, que assinarão um termo, como demonstração de que honrarão o que foi prometido às categorias.
“Depois da assinatura, a gente vai voltar à assembleia. [Um dos pontos pactuados] diz respeito exclusivamente a salário e às condições de trabalho. O governo fez concessões, apresentou outros itens e prometeu renovar viaturas, pagar os salários de dezembro até o dia 12 e o de janeiro, até o final do mês”, informou a vice-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, Márcia de Carvalho Fernandes.
De acordo com Márcia, o governo adiantou que, para o quitar o salário deste mês e o 13º, depende de um empréstimo, que deve ser negociado com a Assembleia Legislativa nesta quarta.
Os policiais civis informaram que vão retomar o trabalho imediatamente. “Diante das propostas e de contrapropostas que o Sinpol-RN fez, a categoria entendeu por regularizar os atendimentos. Em prol da sociedade, que tem nos apoiado desde o início, decidimos dar esse voto de confiança ao governo do Estado. Agora, esperamos que o governador cumpra com o que se comprometeu”, justifica Nilton Arruda, presidente do Sindicato.
A assessoria do Sinpol-RN informou que admite a flexibilização do pagamento até o dia 15 de janeiro, por considerar aceitáveis eventuais atrasos causados por procedimentos dos próprios bancos. Caso o governo descumpra esse prazo, os policiais representados pelo sindicato consideram tornar a suspender suas operações.
Nos últimos doze dias de 2017, o Rio Grande do Norte viu um crescimento de 40% no número de crimes violentos em comparação ao mesmo período de 2016. Mais de 100 assassinatos já foram registrados desde o início da paralisação. A situação motivou o envio de agentes das Forças Armadas para o policiamento da capital Natal e da segunda maior cidade, Mossoró.
Ex-presidente da Odebrecht diz que deu R$ 52 milhões a José SerraDelator da Operação Lava Jato, Pedro Novis detalhou em depoimento à PF como e por quais meios foram feitos os pagamentos ao tucano; senador nega acusação
O ex-presidente da Odebrecht e delator na Operação Lava Jato, Pedro Novis, afirmou em depoimento à Polícia Federal que o senador José Serra (PSDB-SP) recebeu para si ou solicitou para o partido R$ 52,4 milhões entre 2002 e 2012. O executivo detalhou os valores para os investigadores. As declarações foram prestadas em 13 de junho de 2017 e reveladas nesta terça-feira pelo jornal Valor Econômico. O tucano nega.
Novis relatou que teve contato com Serra ainda na década de 1980, mas que somente em 2002 o tucano “solicitou recursos”. Ele disse que se encontrava sozinho com o tucano “em encontros agendados através da secretária pessoal dele”. Naquele ano, declarou, “foi repassado à campanha de Serra o montante aproximado de R$ 15 milhões”.
Dois anos depois, em 2004, Serra disputou a Prefeitura de São Paulo. Segundo o ex-presidente da Odebrecht, o tucano recebeu “cerca de R$ 2 milhões em doações da construtora realizadas sem registro na Justiça Eleitoral” e que esses valores “foram pagos em espécie e no Brasil”.
Novis contou ainda ter repassado ao senador R$ 4,5 milhões entre 2006 e 2007 por meio de “uma conta bancária no exterior ” em nome de José Amaro Ramos. “Foi José Serra quem disse ao declarante que José Amaro Ramos era a pessoa credenciada para receber o repasse (…); que conversou pessoalmente com José Amaro Ramos, tendo recebido de suas mãos o número da conta para a qual seriam transferidos os recursos.” De acordo com o relato, “quando o tucano assumiu o governo paulista em 2007, a empreiteira “possuía contratos com o Estado de São Paulo, dentre os quais um dos lotes das obras do Rodoanel Sul”.
Em 2008, relatou Novis, o tucano solicitou “R$ 3 milhões em doações eleitorais para as campanhas municipais do PSDB em São Paulo”. O executivo disse que o valor foi pago em espécie no Brasil “a um emissário indicado por José Serra”, mas disse que “não possui o nome ou qualquer outra informação” relacionada a esse emissário.
PIADAS PARLAMENTARES: PROJETOS DE LEI DIGNOS DE RISOS
Então chegamos a 2018, ano em que a nossa consciência é posta a prova diante da urna eletrônica. Mas, venhamos e convenhamos as vezes os candidatos que se apresentam, quando eleitos, sugerem verdadeiras aberrações como projetos de lei.
As proposições apresentadas no parlamento são as mais estapafúrdias possíveis. O ex-deputado Professor Irapuan Teixeira (PR-SP), sugeriu a obrigatoriedade de condenados doarem órgãos duplos, como pulmão, rim e córnea, além da médula ou um pedaço do fígado, o criativo parlamentar sugeriu também a regulamentação da profissão de naturólogo.
As datas festivas não escapam. Há projetos de todos os gostos, vejamos:
O deputado Mário Negromonte (PP-BA) propõe o Dia da Baiana do Acarajé, o ex-deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), morto em 2015, apresentou o Dia Nacional do Estresse.
Os nobres deputados são preocupados com a música, vejam as pérolas apresentadas: o Dia do Rock, do baiano deputado Nelson Pellegrino (PT), o goiano deputado Jovair Arantes (PTB) preferiu o Dia do Hip Hop e a ex-deputada pernambucana Ana Arraes (PSB), mãe do ex-governador Eduardo Campos, lembrou da terra com o Dia do Frevo.
As doenças também são lembradas: temos o Dia da Catapora do ex-senador José Jorge DEM-PE e o Dia do Combate a Sífilis do deputado Chico D` Ângelo (PT-RJ). Na sequência, também alguns sustos ocorrem como o projeto da ex-deputada Nilmar Ruiz (DEM-TO), que dispõe sobre o Dia do Quadrilheiro nenhuma alusão ao petista José Dirceu.
O ex-deputado Germano Bonow (DEM-RS) sugeriu o Dia do ACEMISTA, nenhuma referência ao ex-presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães. Trata-se de uma homenagem a Associação Cristã de Moços.
O esporte não poderia ser esquecido pelo ex-jogador tricolor o deputado Deley (PTB-RJ) propõe o inusitado Dia do “Fair Play”.
A cultura foi lembrada também com o Dia Nacional do Milho apresentado pelo ex-deputado Paulo Piau (PMDB-MG), hoje prefeito de Uberaba-MG e pelo ex-deputado comunista Aldo Arantes (PCdoB) com o Dia do Saci a ser comemorado no dia do Halloween.
Mão Branca, ex-deputado do PV baiano, legislando em causa própria, apresentou o PL que dispõe sobre o uso facultativo de chapéu em estabelecimentos público e privado. Preocupado com as questões ecológicas, o ex-deputado Jurandyr Loureiro (PSC-ES), sugeriu a exibição nos cinemas de informes sobre aquecimento global e condições climáticas em todas as salas do país.
No Rio Grande do Norte um projeto obriga a distribuição gratuita de Viagra para os impotentes. Segundo o autor, vereador Dílson Fortes (PTB), a disfunção erétil abala a autoestima e pode estimular o alcoolismo, os suicídios e a violência. Ele garante que não é impotente, mas que muitos dos seus conterrâneos são.
No Rio de Janeiro foi instituído o Dia do cão. De autoria do ex-deputado Antônio Pedregal (PHS), dono de 3 cães, assevera que há uma estátua em homenagem aos cães nos EUA.
Em Nova Iguaçu –RJ, o vereador Carlinhos propôs a instalação de banheiros para gays e travestis em espaços públicos, alegando que os travestis teriam vergonha de ir tanto ao banheiro masculino quanto ao feminino.
O deputado José Adécio (DEM-RN), sugeriu que escolas estaduais sirvam carne de bode na merenda. Ele argumenta, como criador de cabras, que é um tipo de carne nutritiva e propícia para crianças.
O ex-deputado João Hermann Neto (PDT-SP), sugeriu fim da crase, o motivo de tanto ódio à crase é que, segundo o autor, ela complica a língua portuguesa e só serve para “humilhar muita gente”.
Finalizando, como não podia deixar de ser, as peripécias do Psol e do PT se fazem presentes: o deputado Chico Alencar (PSOL- RJ) pretende substituir a expressão “Ordem e Progresso” da Bandeira Nacional pela expressão “Amor, Ordem e Progresso”.
A ex-deputada Cida Diogo (PT-RJ), aquela que ficou irritada por ser chamada de feia pelo já falecido Clodovil Hernandez, queria separar um pouco as coisas e propôs então o Dia da Visibilidade Lésbica, por entender que não deva ser comemorado no mesmo Dia do Orgulho Gay.
Leis recentes sancionadas pelo presidente Temer para agradar parlamentares:
Lei 1584/17, estabelece que o munícipio de Castro –PR é a Capital Nacional do Leite da lavra do deputado Osmar Serraglio MDB/PR;
Lei 13513/17, que institui o Dia Nacional dos Rosacruzes da autoria da deputada Elcione Barbalho MDB/PA;
Lei 13571/17 estabelece que o município de Parintins –AM é a Capital Nacional do Boi Bumbá da inspiração do senador amazonense Omar Aziz PSD/AM;
Lei 13568/17 estabelece que o município de Mossoró -RN a Capital Nacional do Semiárido da socialista deputada Sandra Rosado PSB/RN;
Lei 13562/17, estabelece que o município de Anchieta –SC é a Capital Nacional das Sementes Crioulas do petista deputado Pedro Uczai PT/SC;
Lei 13561/17, que institui o Dia do Palhaço, foi apresentado em 2009 pelo então Deputado Paulo Rubem Santiago PDT/PE, hoje está no PSOL, tomou a bandeira do Dep. Tiririca PR/SP;
Lei 13560/17, que institui o Dia Nacional do Teatro Oprimido o seu autor deputado Chico Alencar PSOL/RJ nem pode alegar que é “golpi” a sanção da lei;
Lei 13557/17, que institui o Dia Nacional do Samba de Roda do baiano petista deputado Zezéu Ribeiro PT/BA;
Lei 13556/17, fica instituído o Dia Nacional da Astronomia, a ser celebrado anualmente no dia 2 de dezembro do deputado Guilherme Campos PSD/SP;
Lei 13418/17, que institui Blumenau/SC como a Capital Nacional da Cerveja, muitos advogam a tese que deveria ser comemorado todos os dias, da autoria do deputado Décio Lima PT/SC;
A ex-presidente Dilma Roussef sancionou as seguintes pérolas:
Lei 13050/14, que institui o dia 25 de outubro como Dia Nacional do Macarrão;
Lei 13044/14, que confere ao Município de Itabaiana no Estado de Sergipe o título de Capital Nacional do Caminhão;
Lei 12987/14, que dispõe sobre a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra;
Lei 12981/14, que dispõe sobre a oficialização no território nacional do Hino à Negritude;
Lei 12642/17, que institui o dia 3 de novembro como o Dia Nacional do Quilo e a
Lei 12630/12 que institui o Dia Nacional do Reggae de autoria do atual governador do DF Rodrigo Rollemberg.
A Câmara Legislativa do DF conhecida como a “Casa do Espanto” não fica atrás nas excentricidades – por indicação da então deputada distrital Erika Kokay (PT), hoje federal, aprovou a concessão de título de cidadão honorário de Brasília ao irlandês Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox – o conhecido cantor do grupo U2, pelos relevantes serviços prestados a Capital Federal. Mesma sorte tiveram as celebridades, como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, Pelé e os artistas do grupo Asa de Águia.
Os ilustres Deputados Distritais discutiram sobre o animal símbolo do DF, entre os candidatos estavam o peixe “pirá-brasília”, segundo o ex-deputado Wilson Lima (PR), que depois veio a ser governado, tal candidatura não poderia prosperar, pois segundo o parlamentar, o peixe seria homossexual, na verdade o peixe é hermafrodita. Cogitou-se então a candidatura do lobo-guará, que foi criticado duramente, por ser um animal com má imagem junto as crianças, em virtude do conto da chapeuzinho vermelho.
Por fim, foi sugerido o camundongo do cerrado, cujo nome científico é “Juscelinus candangus”, logo foi rechaçado por não ficar bem um rato como animal símbolo do DF. No final ganhou o lobo-guará. Os deputados distritais criativos aprovaram o Buriti como a planta símbolo do DF uma injustiça com os ipês amarelos.
Na farta criatividade e do desperdício do dinheiro público a “Casa do Espanto” produziu as seguintes proposições legislativas:
PDC 205/17 do deputado petista Wasny de Roure que concede título de cidadão honorário do DF ao cantor Alceu Valença;
PDC 83/11 do deputado petista Wasny de Roure que concede título de cidadão honorário do DF ao ex-ministro José Eduardo Cardoso;
PDC 27/17 da deputada Liliane Roriz PTB/DF que concede título de cidadão honorário ao Ministro Gilmar Mendes do STF;
O governador sancionou as seguintes leis distritais que melhorarão a vida do brasiliense:
Lei 5954/17 que institui a Semana da África;
Lei 5926/17 que inclui, no calendário de eventos do DF, o jogo ‘Solteiros e Casados” do Núcleo Bandeirante e a Lei 5640/16 declarada inconstitucional pelo TJDF da lavra do deputado Agaciel Maia PR/DF que assegura aos advogados reserva de vagas em estacionamentos de órgãos públicos do DF, o mais espantoso com o voto favorável de deputados distritais que são advogados e membros do Ministério Público.
O PL que determina que escolas e restaurantes de órgãos públicos serão obrigados a terem “cardápio alternativo” do deputado Feliciano Filho PSC/SP que é ligado à causa animal, a dúvida se a medida vale apenas para carne vermelha ou se abrange também aves e peixes.
Não é pedir muito um legislativo com parlamentares mais sérios no ano que vem, que podem trabalhar inicialmente revogando muitas das leis esdrúxulas, inúteis ou flagrantemente inconstitucionais.
Temer assinou decreto que extingue 60,9 mil cargos públicos
O presidente quer passar a imagem de que está cumprindo seu ajuste fiscal, inclusive com esforços de enxugamento da máquina pública
Então chegamos a 2018, ano em que a nossa consciência é posta a prova diante da urna eletrônica. Mas, venhamos e convenhamos as vezes os candidatos que se apresentam, quando eleitos, sugerem verdadeiras aberrações como projetos de lei.
As proposições apresentadas no parlamento são as mais estapafúrdias possíveis. O ex-deputado Professor Irapuan Teixeira (PR-SP), sugeriu a obrigatoriedade de condenados doarem órgãos duplos, como pulmão, rim e córnea, além da médula ou um pedaço do fígado, o criativo parlamentar sugeriu também a regulamentação da profissão de naturólogo.
As datas festivas não escapam. Há projetos de todos os gostos, vejamos:
O deputado Mário Negromonte (PP-BA) propõe o Dia da Baiana do Acarajé, o ex-deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), morto em 2015, apresentou o Dia Nacional do Estresse.
Os nobres deputados são preocupados com a música, vejam as pérolas apresentadas: o Dia do Rock, do baiano deputado Nelson Pellegrino (PT), o goiano deputado Jovair Arantes (PTB) preferiu o Dia do Hip Hop e a ex-deputada pernambucana Ana Arraes (PSB), mãe do ex-governador Eduardo Campos, lembrou da terra com o Dia do Frevo.
As doenças também são lembradas: temos o Dia da Catapora do ex-senador José Jorge DEM-PE e o Dia do Combate a Sífilis do deputado Chico D` Ângelo (PT-RJ). Na sequência, também alguns sustos ocorrem como o projeto da ex-deputada Nilmar Ruiz (DEM-TO), que dispõe sobre o Dia do Quadrilheiro nenhuma alusão ao petista José Dirceu.
O ex-deputado Germano Bonow (DEM-RS) sugeriu o Dia do ACEMISTA, nenhuma referência ao ex-presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães. Trata-se de uma homenagem a Associação Cristã de Moços.
O esporte não poderia ser esquecido pelo ex-jogador tricolor o deputado Deley (PTB-RJ) propõe o inusitado Dia do “Fair Play”.
A cultura foi lembrada também com o Dia Nacional do Milho apresentado pelo ex-deputado Paulo Piau (PMDB-MG), hoje prefeito de Uberaba-MG e pelo ex-deputado comunista Aldo Arantes (PCdoB) com o Dia do Saci a ser comemorado no dia do Halloween.
Mão Branca, ex-deputado do PV baiano, legislando em causa própria, apresentou o PL que dispõe sobre o uso facultativo de chapéu em estabelecimentos público e privado. Preocupado com as questões ecológicas, o ex-deputado Jurandyr Loureiro (PSC-ES), sugeriu a exibição nos cinemas de informes sobre aquecimento global e condições climáticas em todas as salas do país.
No Rio Grande do Norte um projeto obriga a distribuição gratuita de Viagra para os impotentes. Segundo o autor, vereador Dílson Fortes (PTB), a disfunção erétil abala a autoestima e pode estimular o alcoolismo, os suicídios e a violência. Ele garante que não é impotente, mas que muitos dos seus conterrâneos são.
No Rio de Janeiro foi instituído o Dia do cão. De autoria do ex-deputado Antônio Pedregal (PHS), dono de 3 cães, assevera que há uma estátua em homenagem aos cães nos EUA.
Em Nova Iguaçu –RJ, o vereador Carlinhos propôs a instalação de banheiros para gays e travestis em espaços públicos, alegando que os travestis teriam vergonha de ir tanto ao banheiro masculino quanto ao feminino.
O deputado José Adécio (DEM-RN), sugeriu que escolas estaduais sirvam carne de bode na merenda. Ele argumenta, como criador de cabras, que é um tipo de carne nutritiva e propícia para crianças.
O ex-deputado João Hermann Neto (PDT-SP), sugeriu fim da crase, o motivo de tanto ódio à crase é que, segundo o autor, ela complica a língua portuguesa e só serve para “humilhar muita gente”.
Finalizando, como não podia deixar de ser, as peripécias do Psol e do PT se fazem presentes: o deputado Chico Alencar (PSOL- RJ) pretende substituir a expressão “Ordem e Progresso” da Bandeira Nacional pela expressão “Amor, Ordem e Progresso”.
A ex-deputada Cida Diogo (PT-RJ), aquela que ficou irritada por ser chamada de feia pelo já falecido Clodovil Hernandez, queria separar um pouco as coisas e propôs então o Dia da Visibilidade Lésbica, por entender que não deva ser comemorado no mesmo Dia do Orgulho Gay.
Leis recentes sancionadas pelo presidente Temer para agradar parlamentares:
Lei 1584/17, estabelece que o munícipio de Castro –PR é a Capital Nacional do Leite da lavra do deputado Osmar Serraglio MDB/PR;
Lei 13513/17, que institui o Dia Nacional dos Rosacruzes da autoria da deputada Elcione Barbalho MDB/PA;
Lei 13571/17 estabelece que o município de Parintins –AM é a Capital Nacional do Boi Bumbá da inspiração do senador amazonense Omar Aziz PSD/AM;
Lei 13568/17 estabelece que o município de Mossoró -RN a Capital Nacional do Semiárido da socialista deputada Sandra Rosado PSB/RN;
Lei 13562/17, estabelece que o município de Anchieta –SC é a Capital Nacional das Sementes Crioulas do petista deputado Pedro Uczai PT/SC;
Lei 13561/17, que institui o Dia do Palhaço, foi apresentado em 2009 pelo então Deputado Paulo Rubem Santiago PDT/PE, hoje está no PSOL, tomou a bandeira do Dep. Tiririca PR/SP;
Lei 13560/17, que institui o Dia Nacional do Teatro Oprimido o seu autor deputado Chico Alencar PSOL/RJ nem pode alegar que é “golpi” a sanção da lei;
Lei 13557/17, que institui o Dia Nacional do Samba de Roda do baiano petista deputado Zezéu Ribeiro PT/BA;
Lei 13556/17, fica instituído o Dia Nacional da Astronomia, a ser celebrado anualmente no dia 2 de dezembro do deputado Guilherme Campos PSD/SP;
Lei 13418/17, que institui Blumenau/SC como a Capital Nacional da Cerveja, muitos advogam a tese que deveria ser comemorado todos os dias, da autoria do deputado Décio Lima PT/SC;
A ex-presidente Dilma Roussef sancionou as seguintes pérolas:
Lei 13050/14, que institui o dia 25 de outubro como Dia Nacional do Macarrão;
Lei 13044/14, que confere ao Município de Itabaiana no Estado de Sergipe o título de Capital Nacional do Caminhão;
Lei 12987/14, que dispõe sobre a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra;
Lei 12981/14, que dispõe sobre a oficialização no território nacional do Hino à Negritude;
Lei 12642/17, que institui o dia 3 de novembro como o Dia Nacional do Quilo e a
Lei 12630/12 que institui o Dia Nacional do Reggae de autoria do atual governador do DF Rodrigo Rollemberg.
A Câmara Legislativa do DF conhecida como a “Casa do Espanto” não fica atrás nas excentricidades – por indicação da então deputada distrital Erika Kokay (PT), hoje federal, aprovou a concessão de título de cidadão honorário de Brasília ao irlandês Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox – o conhecido cantor do grupo U2, pelos relevantes serviços prestados a Capital Federal. Mesma sorte tiveram as celebridades, como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, Pelé e os artistas do grupo Asa de Águia.
Os ilustres Deputados Distritais discutiram sobre o animal símbolo do DF, entre os candidatos estavam o peixe “pirá-brasília”, segundo o ex-deputado Wilson Lima (PR), que depois veio a ser governado, tal candidatura não poderia prosperar, pois segundo o parlamentar, o peixe seria homossexual, na verdade o peixe é hermafrodita. Cogitou-se então a candidatura do lobo-guará, que foi criticado duramente, por ser um animal com má imagem junto as crianças, em virtude do conto da chapeuzinho vermelho.
Por fim, foi sugerido o camundongo do cerrado, cujo nome científico é “Juscelinus candangus”, logo foi rechaçado por não ficar bem um rato como animal símbolo do DF. No final ganhou o lobo-guará. Os deputados distritais criativos aprovaram o Buriti como a planta símbolo do DF uma injustiça com os ipês amarelos.
Na farta criatividade e do desperdício do dinheiro público a “Casa do Espanto” produziu as seguintes proposições legislativas:
PDC 205/17 do deputado petista Wasny de Roure que concede título de cidadão honorário do DF ao cantor Alceu Valença;
PDC 83/11 do deputado petista Wasny de Roure que concede título de cidadão honorário do DF ao ex-ministro José Eduardo Cardoso;
PDC 27/17 da deputada Liliane Roriz PTB/DF que concede título de cidadão honorário ao Ministro Gilmar Mendes do STF;
O governador sancionou as seguintes leis distritais que melhorarão a vida do brasiliense:
Lei 5954/17 que institui a Semana da África;
Lei 5926/17 que inclui, no calendário de eventos do DF, o jogo ‘Solteiros e Casados” do Núcleo Bandeirante e a Lei 5640/16 declarada inconstitucional pelo TJDF da lavra do deputado Agaciel Maia PR/DF que assegura aos advogados reserva de vagas em estacionamentos de órgãos públicos do DF, o mais espantoso com o voto favorável de deputados distritais que são advogados e membros do Ministério Público.
O PL que determina que escolas e restaurantes de órgãos públicos serão obrigados a terem “cardápio alternativo” do deputado Feliciano Filho PSC/SP que é ligado à causa animal, a dúvida se a medida vale apenas para carne vermelha ou se abrange também aves e peixes.
Não é pedir muito um legislativo com parlamentares mais sérios no ano que vem, que podem trabalhar inicialmente revogando muitas das leis esdrúxulas, inúteis ou flagrantemente inconstitucionais.
Temer assinou decreto que extingue 60,9 mil cargos públicos
O presidente quer passar a imagem de que está cumprindo seu ajuste fiscal, inclusive com esforços de enxugamento da máquina pública
O presidente Michel Temer assinou um decreto na terça-feira (9) que extingue 60,9 mil cargos vagos -e os que vierem a vagar- na administração pública federal, autarquias e fundações. Segundo o texto, que será publicado no "Diário Oficial" da União desta quarta (10), também está vedada "a abertura de concurso público e provimento de vagas adicionais" para diversos postos, que estão detalhados na medida.
Temer quer passar a imagem de que está cumprindo seu ajuste fiscal, inclusive com esforços de enxugamento da máquina pública, o que seus assessores costumam chamar de "corte na carne".
O governo já havia admitido, quando anunciou a revisão das metas fiscais de 2017 e 2018, que o corte de cargos não representa uma economia aos cofres públicos, mas evitaria despesas no futuras.
Pernambuco
Morre PM que trocou tiros com outro militar em Jardim Piedade
Troca de tiros ocorreu no sábado à noite durante discussão de trânsito
Depois de três dias hospitalizado no Recife, o policial militar Wagner Dornelas morreu nesta terça-feira (9). O militar, do 6º Batalhão, estava internado no Hospital da Restauração (HR), região central da capital pernambucana, após ter sido sido baleado durante troca de tiros com o também militar Rubens Pereira de Oliveira, da RadioPatrulha. O tiroteio ocorreu no último fim de semana em Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapres, na Região Metropolitana do Recife.
A troca de tiros aconteceu no sábado à noite, por volta das 20h, e teria sido motivada por uma briga de trânsito. Os dois militares foram inicialmente atendidos no Hospital da Aeronáutica, em Boa Viagem, de onde foram transferidos para o HR.
No tiroteio, Wagner Dornelas levou pelo menos dois tiros.. O PM passou por cirurgia e se encontrava na sala de recuperação do HR em estado grave, porém não resistiu e faleceu no início da tarde desta terça. Atingido por um tiro no abdômen, Rubens Pereira se encontra em estado de saúde estável, consciente, com um dreno e em observação - não há ainda uma definição sobre cirurgia.
A Polícia Civil de Pernambuco informou, no último domingo (7), ter aberto inquérito para investigar a troca de tiros entre os dois policiais. A delegada Gleide Ângelo registrou a ocorrência e ouviu três pessoas. O PM Rubens Pereira será interrogado, e as investigações serão repassadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Por ser uma ocorrência que envolve servidores da segurança, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social foi acionada e acompanha as investigações, para possível abertura de procedimento disciplinar. Foi também solicitada perícias nas armas, já apreendidas.
Temer quer passar a imagem de que está cumprindo seu ajuste fiscal, inclusive com esforços de enxugamento da máquina pública, o que seus assessores costumam chamar de "corte na carne".
O governo já havia admitido, quando anunciou a revisão das metas fiscais de 2017 e 2018, que o corte de cargos não representa uma economia aos cofres públicos, mas evitaria despesas no futuras.
Pernambuco
Morre PM que trocou tiros com outro militar em Jardim Piedade
Troca de tiros ocorreu no sábado à noite durante discussão de trânsito
Depois de três dias hospitalizado no Recife, o policial militar Wagner Dornelas morreu nesta terça-feira (9). O militar, do 6º Batalhão, estava internado no Hospital da Restauração (HR), região central da capital pernambucana, após ter sido sido baleado durante troca de tiros com o também militar Rubens Pereira de Oliveira, da RadioPatrulha. O tiroteio ocorreu no último fim de semana em Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapres, na Região Metropolitana do Recife.
A troca de tiros aconteceu no sábado à noite, por volta das 20h, e teria sido motivada por uma briga de trânsito. Os dois militares foram inicialmente atendidos no Hospital da Aeronáutica, em Boa Viagem, de onde foram transferidos para o HR.
No tiroteio, Wagner Dornelas levou pelo menos dois tiros.. O PM passou por cirurgia e se encontrava na sala de recuperação do HR em estado grave, porém não resistiu e faleceu no início da tarde desta terça. Atingido por um tiro no abdômen, Rubens Pereira se encontra em estado de saúde estável, consciente, com um dreno e em observação - não há ainda uma definição sobre cirurgia.
A Polícia Civil de Pernambuco informou, no último domingo (7), ter aberto inquérito para investigar a troca de tiros entre os dois policiais. A delegada Gleide Ângelo registrou a ocorrência e ouviu três pessoas. O PM Rubens Pereira será interrogado, e as investigações serão repassadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Por ser uma ocorrência que envolve servidores da segurança, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social foi acionada e acompanha as investigações, para possível abertura de procedimento disciplinar. Foi também solicitada perícias nas armas, já apreendidas.
Rithely na mira do Cruzeiro
Raposa estuda contratação do volante para 2018
O Cruzeiro estuda a chance de fechar com Rithely para 2018. O volante foi oferecido pelo Sport aos mineiros e a cúpula avalia as condições solicitadas para o acordo.
Os pernambucanos têm uma oferta de empréstimo do Internacional em mãos pelo jogador, mas preferem negociá-lo em definitivo. Por isso, procuram outros interessados no negócio.
Um membro do departamento de futebol do clube nordestino entrou em contato com Itair Machado, vice-presidente do Cruzeiro, para oferecer o atleta. O chefe do esporte na Toca da Raposa II deu aval após conversas com Mano Menezes.
O que os mineiros avaliam são os termos apresentados pelos pernambucanos. As duas diretorias mantêm conversas diárias sobre a negociação, mas ainda não há uma definição sobre o futuro do meio-campista.
O Internacional apresentou a sua última oferta ao Sport nos últimos dias. A cúpula chefiada por Marcelo Feijó de Medeiros enviou uma proposta por empréstimo e tenta fechar com o atleta em breve, mas os pernambucanos fazem jogo duro para liberar o jogador nestes moldes.
Há um acordo do gaúcho com o clube que detém os direitos do jogador. O Inter tem a preferência em caso de compra do atleta. Portanto, em uma eventual oferta, o time de Porto Alegre precisa ser avisado antes do "sim" dos pernambucanos.
Os pernambucanos têm uma oferta de empréstimo do Internacional em mãos pelo jogador, mas preferem negociá-lo em definitivo. Por isso, procuram outros interessados no negócio.
Um membro do departamento de futebol do clube nordestino entrou em contato com Itair Machado, vice-presidente do Cruzeiro, para oferecer o atleta. O chefe do esporte na Toca da Raposa II deu aval após conversas com Mano Menezes.
O que os mineiros avaliam são os termos apresentados pelos pernambucanos. As duas diretorias mantêm conversas diárias sobre a negociação, mas ainda não há uma definição sobre o futuro do meio-campista.
O Internacional apresentou a sua última oferta ao Sport nos últimos dias. A cúpula chefiada por Marcelo Feijó de Medeiros enviou uma proposta por empréstimo e tenta fechar com o atleta em breve, mas os pernambucanos fazem jogo duro para liberar o jogador nestes moldes.
Há um acordo do gaúcho com o clube que detém os direitos do jogador. O Inter tem a preferência em caso de compra do atleta. Portanto, em uma eventual oferta, o time de Porto Alegre precisa ser avisado antes do "sim" dos pernambucanos.
Idosa de 77 anos é assassinada dentro de casa no bairro do Cabanga
Corpo da mulher apresentava ferimentos provocados por faca no pescoço e no tórax. Vizinho da aposentada foi detido
A aposentada Neide Santiago de Oliveira, de 77 anos, foi encontrada morta por vizinhos, no final da manhã desta terça-feira (9), dentro da casa onde morava,na Comunidade do Fuxico, no bairro do Cabanga, na área Central do Recife. O corpo da mulher apresentava ferimentos provocados por faca no pescoço e no tórax.
O suspeito do crime, um homem identificado como José Augusto dos Anjos, de 48 anos, conhecido como Nego, era vizinho da vítima havia dois meses. Ele, que veio da Bahia, morava na rua até ser acolhido por Neide, que encontrou um quarto onde fosse abrigado e pagou seu aluguel, segundo vizinhos, que afirmam que ele tem esquizofrenia e é usuário de drogas.
Nego foi detido e levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e em sua casa foram encontrados vestígios de sangue. A Polícia Civil divulgou também que José Augusto está foragido da Bahia, onde tem um mandado de prisão preventiva por homicídio.
Rosângela Feijó, filha de criação de Neide, estranhou o fato de a mãe não ter levantado para comprar cigarros e resolveu ver a aposentada, que tinha problemas cardíacos e morava sozinha. A idosa estava deitada na cama, suja de sangue. "Eu não imagino um motivo para ele ter feito isso com a minha mãe, mas pode ter sido por causa de dinheiro", explica. Segundo ela, a mãe pode ter sido coagida por dinheiro por ele há uma semana. "Ela gostava de ajudar pessoas porque ela já foi moradora de rua. O mal da minha mãe foi ser muito boa por pessoas que ela não conhecia". Neide não tem mais parentes além de uma filha, que mora no Rio de Janeiro, e ainda não pôde vir para o Recife.
Polícia conclui que assassinato de Marcela Gomes Leite foi latrocínio
Perito explica que ela estava nua porque costumava dormir assim e não houve abuso sexual; Denilson Andrade da Silva, 28 invadiu a casa de Marcela pela janela da cozinha
O assassinato de Marcela Gomes Leite, de 32 anos, que foi morta brutalmente com 30 golpes de faca dentro da própria casa, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada do dia 25 de dezembro, foi latrocínio, segundo a Polícia Civil de Pernambuco. O inquérito, que deve ser concluído até o final desta semana, aponta que o vizinho Denilson Andrade da Silva, de 28 anos, invadiu a casa da vítima para roubar dinheiro e um celular.
Os detalhes do caso foram apresentados durante coletiva de imprensa na manhã da terça-feira (9), na sede operacional da Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Inicialmente, surgiram três linhas de investigação do crime: o ex-namorado de Marcela; um amigo da família que estaria dando em cima dela na noite anterior ao crime; ou vingança (já que um primo da vítima teria cometido um homicídio).
No entanto, as três possibilidades foram descartadas quando foi feito o confronto da análise genética dos suspeitos com o material encontrado nas unhas de Marcela. As investigações, então, chegaram a uma quarta pessoa: o vizinho Denilson Andrade da Silva, de 28 anos, que tem passagem pela polícia por roubo. Testemunhas informaram que o homem passou a sondar a vida de Marcela após descobrir que ela guardava R$ 1 mil em casa.
Ele havia sido preso em dezembro de 2008 e teria fugido da unidade prisional em agosto de 2011. Denilson tinha sido recapturado, mas desde novembro de 2017 estava em liberdade condicional. Segundo a delegada Fabiana Leandro, da Divisão de Homicídios Norte, ele foi preso, preventivamente, no dia 29 de dezembro, pela morte brutal de Marcela. O criminoso foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.
A polícia contou que, no dia do crime, Denilson invadiu a casa de Marcela pela janela da cozinha. Ele roubou o celular da vítima e procurava a quantia em dinheiro que a mulher guardava dentro de casa. Por conta disso, ele revirou toda a casa da vítima, que estava dormindo e acabou despertando e reagindo à investida. “O suspeito diz que ela veio para cima dele com uma faca. Ele tomou o objeto e a matou com 30 golpes de faca - a maioria na face”, disse Fabiana.
O homem informou que, no momento do assassinato, estaria sob efeito de álcool e pó virado (mistura de crack com ácido bórico) “Ele disse que quando se tocou da gravidade do que fez, arrastou a vítima para o banheiro e tentou reanimá-la, sem sucesso”, prosseguiu a delegada. Denilson fugiu para Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde foi localizado pelos agentes policiais e confessou o crime.
Segundo o perito Diego Costa, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), não foi detectado nenhum indício de crime sexual, apesar da vítima ter sido encontrada nua. “Os exames descartaram o crime sexual e a investigação conseguiu a informação de que ela dormia sem roupa e estava assim antes do crime”, explicou.
Briga intensa
A casa de Marcela tinha inúmeros indícios de briga violenta. Por si só, o excesso de sangue denunciava. “Havia pegadas (do Denilson, com sangue de Marcela) por todo canto. Nas unhas da vítima, havia o DNA dele. Na capa de celular, encontrada no terreno da casa dele, tinha vestígios de sangue dela e material genético dele”, explicou o perito Diego Costa.
Curso vai oferecer preparatório gratuito para o Enem 2018
Oportunidade é direcionada a alunos oriundos de escola pública e bolsistas de escola privada
Seguem abertas as inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecido pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As aulas, ministradas no Curso Pré-acadêmico Professores do Terceiro Milênio (PPTM), são gratuitas e preparam para as provas de 2018. A prova de seleção de novos alunos será no dia 28 de janeiro. Para mais informações, clique aqui.
O curso é direcionado a alunos oriundos de escola pública e bolsistas de escola privada. Os candidatos deverão comparecer à secretaria do pré-acadêmico, no CCEN, na UFPE, das 13h às 17h, e informar nome, CPF, data de nascimento, e-mail válido, onde concluiu o ensino médio (escola pública ou particular) e se possui algum tipo de deficiência. A taxa de inscrição é um quilo (kg) de alimento não perecível (exceto sal) ou R$ 5, que serão revertidos em doações para instituições carentes.
O Professores do Terceiro Milênio é um projeto de extensão da UFPE, localizado no anexo do CCEN (Área 2), Campus Recife. A equipe é formada inteiramente por professores voluntários, inclusive alguns ex-alunos do próprio projeto que hoje são graduandos e graduados pela UFPE e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bem como mestrandos e doutorandos pela UFPE.
Seguem abertas as inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecido pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As aulas, ministradas no Curso Pré-acadêmico Professores do Terceiro Milênio (PPTM), são gratuitas e preparam para as provas de 2018. A prova de seleção de novos alunos será no dia 28 de janeiro. Para mais informações, clique aqui.
O curso é direcionado a alunos oriundos de escola pública e bolsistas de escola privada. Os candidatos deverão comparecer à secretaria do pré-acadêmico, no CCEN, na UFPE, das 13h às 17h, e informar nome, CPF, data de nascimento, e-mail válido, onde concluiu o ensino médio (escola pública ou particular) e se possui algum tipo de deficiência. A taxa de inscrição é um quilo (kg) de alimento não perecível (exceto sal) ou R$ 5, que serão revertidos em doações para instituições carentes.
O Professores do Terceiro Milênio é um projeto de extensão da UFPE, localizado no anexo do CCEN (Área 2), Campus Recife. A equipe é formada inteiramente por professores voluntários, inclusive alguns ex-alunos do próprio projeto que hoje são graduandos e graduados pela UFPE e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bem como mestrandos e doutorandos pela UFPE.
Vagas são para cinco unidades, sendo duas no Recife e uma em Jaboatão, São Lourenço da Mata e Goiana. Há, ainda, oportunidades para cursos de informática e preparatório para o Enem.
Serviço Social do Comércio (Sesc) abriu inscrições para mais de 400 vagas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para cursos de informática e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há vagas para unidades no Recife; em Jaboatão dos Guararapes e em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana; e em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. Em alguns casos, as mensalidades são gratuitas.
As matrículas podem ser feitas até o dia 15 de março, em cada unidade que oferece as aulas. Para participar, é preciso levar identidade, CPF com cópia e apresentar histórico escolar ou declaração de transferência, junto com um comprovante de residência e uma foto 3x4. O Sesc também solicita a entrega de uma resma de papel, para a confecção de apostilas.
Na capital pernambucana, as oportunidades são para as unidades de Casa Amarela, na Zona Norte, e de Santo Amaro, no Centro. Na primeira unidade, são oferecidas 100 vagas para turmas de alfabetização e para primeira, terceira e quarta fases do ensino fundamental. As aulas têm início no dia 5 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta, das 18h30 às 22h. Para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, a alfabetização é gratuita. Já para as outras aulas, a mensalidade custa R$ 50 para comerciários e dependentes e R$ 100 para o público em geral.Ainda no Recife, a unidade de Santo Amaro oferece 120 vagas para turmas de alfabetização e para as quatro fases do ensino e fundamental e para o ensino médio. Para a alfabetização e as duas primeiras fases do ensino fundamental, as aulas são gratuitas.
O Sesc Santo Amaro tem o mesmo cronograma da unidade de Casa Amarela, mas, para terceira e quarta fases do ensino fundamental e para o ensino médio, as aulas vão das 19h às 22h. O investimento também é de R$ 50 para comerciários e dependentes e R$ 100 para os demais alunos.
Na unidade de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, o Sesc oferece 120 vagas para aulas de alfabetização e do ensino fundamental para maiores de 15 anos e aulas do ensino médio para maiores de 18 anos. Há aulas nos três turnos e, no período noturno, os alunos podem participar gratuitamente. Nos demais turnos, a mensalidade obedece ao padrão das demais unidades do Sesc.
Em Goiana, há 75 vagas para três turmas de alfabetização e ensino fundamental. As aulas têm início no dia 5 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta, das 17h às 21h. O programa é gratuito e aberto apenas para os alunos que têm renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Já na unidade de São Lourenço da Mata, são oferecidas 30 vagas para alfabetização e ensino fundamental. As aulas também começam em 5 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta, das 18h às 21h. As aulas são gratuitas.
Além das aulas da EJA, o Sesc Piedade também oferece oportunidades para um curso de informática voltado para os públicos infantil, jovem e da terceira idade. As aulas acontecem duas vezes na semana, em dias e horários variados, ou aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para comerciários e dependentes, o curso custa R$ 30 enquanto, para o público geral, o investimento é de R$ 60.
O Sesc Piedade também oferece aulas preparatórias para o Enem, que têm início no mês de fevereiro. Para comerciários e dependentes, a mensalidade custa R$ 70. Já para o público em geral, a taxa é de R$ 140. Os interessados também podem se inscrever nas unidades em que desejam estudar, apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.
Serviço
Sesc Casa Amarela - Avenida Norte, 4490, Mangabeira, Recife. Informações: (81) 3267-4400
Sesc Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro, Recife. Informações: (81) 3216-1713 / 3216-1714 / 3216-1715
Sesc Ler São Lourenço da Mata - Avenida das Pêras, 56, Tiúma. Informações: (81) 3525-9033
Sesc Piedade - Rua Goiana, 40, Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Informações: (81) 3361-2275
Porto Musical divulga programação de shows, oficinas e outras atividades no Bairro do RecifeA 8ª edição do evento acontece entre 1º e 3 de fevereiro. Inscrições podem ser feitas na internet.
Nos três primeiros dias de fevereiro, o Bairro do Recife, no Centro da capital pernambucana, recebe o Porto Musical, evento que proporciona atividades ligadas ao mercado da música. Em sua 8ª edição, a programação conta com conferências, seminários, rodadas de negócios e oficinas. Entre as 44 atividades do cronograma, também estão shows com bandas e artistas, como Eddie, Chico César e Almério.
Confira aqui a programação completa da 8ª edição do Porto Musical.
As inscrições podem ser feitas na internet no site do evento. A taxa para os inscritos até o dia 15 de janeiro é de R$ 150. Já para quem se inscrever a partir do dia 16 do mesmo mês, o valor é de R$ 200.
De acordo com a organização do evento, mais de 30 profissionais ligados ao mercado da música discutem assuntos como gerenciamento de carreiras, direitos autorais e distribuição de discos. A proposta das atividades é observar e discutir os formatos adotados pelo mercado na última década e questionar métodos de difusão e de construção de propostas.
Além do debate sobre o mercado global de música, o evento também oferece discussões voltadas ao cenário local, em uma programação de encontros gratuitos no Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal da Marinha. Denominado de “A Hora do Bolo de Rolo e Café”, o momento propõe encontros com a cena pernambucana para a troca de ideias e a busca de planos coletivos de trabalho, além de abordar a gestão cultural.
Serviço
8ª edição do Porto Musical
Dias 1º, 2 e 3 de fevereiro de 2018
Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana
Inscrição na internet: R$ 150 (até 15 de janeiro) e R$ 200 (a partir de 16 de janeiro)
Lei autoriza pagamento de auxílio-saúde de R$ 500 por mês a promotores e procuradores de PE
Segundo norma publicada no Diário Oficial desta terça (9), benefício passa a ser concedido, a partir de março de 2018, a 425 membros ativos e 156 inativos do MPPE.
Uma lei complementar, publicada na página do Poder Legislativo no Diário Oficial de Pernambuco desta terça-feira (9), autoriza o pagamento de auxílio-saúde a promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). De acordo com a norma nº 381, têm direito a receber R$ 500 por mês, a partir de março deste ano, os 425 membros ativos e os 156 inativos do órgão.
A lei foi aprovada pelos deputados estaduais e promulgada na segunda-feira (8). Caso todos os beneficiários recebam esse auxílio, os gastos mensais do MPPE serão de R$ 290.500. Os vencimentos iniciais de um promotor no estado são de R$ 26,1 mil por mês. Os procuradores têm como base salarial R$ 30,4 mil mensais.
Por meio de nota, o MPPE informou que a pagamento do auxílio-saúde aos procuradores de Justiça e promotores tem caráter indenizatório, ou seja, não é incorporado aos vencimentos. Por isso, não está sujeito à incidência do Imposto de Renda e descontos para a Previdência Social. Esse é o mesmo valor pago aos servidores.
A lei estende um benefício que já é concedido desde 2014 aos servidores do MPPE, que recebem o mesmo valor de auxílio-saúde. De acordo com o órgão, a lei nº 2.048 foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) naquele ano.
Ainda através da nota, o MPPE explicou que, na ocasião, foi aprovado o auxílio apenas para os servidores, devido a restrições orçamentárias do órgão. No ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça solicitou ao Legislativo que a proposta original voltasse a tramitar.
Segundo o MP, Pernambuco era um dos poucos estados que não concediam o benefício aos procuradores de Justiça e promotores.
#Autodescrição: foto com trabalhadores fardados retirando entulhos no local. Logomarca da Prefeitura de São Lourenço da Mata.
Com EFE, Crítica Nacional, Agência Brasil, Terça Livre, Folhape, G1pe, prefeitura de São Lourenço da Mata
Segundo norma publicada no Diário Oficial desta terça (9), benefício passa a ser concedido, a partir de março de 2018, a 425 membros ativos e 156 inativos do MPPE.
Uma lei complementar, publicada na página do Poder Legislativo no Diário Oficial de Pernambuco desta terça-feira (9), autoriza o pagamento de auxílio-saúde a promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). De acordo com a norma nº 381, têm direito a receber R$ 500 por mês, a partir de março deste ano, os 425 membros ativos e os 156 inativos do órgão.
A lei foi aprovada pelos deputados estaduais e promulgada na segunda-feira (8). Caso todos os beneficiários recebam esse auxílio, os gastos mensais do MPPE serão de R$ 290.500. Os vencimentos iniciais de um promotor no estado são de R$ 26,1 mil por mês. Os procuradores têm como base salarial R$ 30,4 mil mensais.
Por meio de nota, o MPPE informou que a pagamento do auxílio-saúde aos procuradores de Justiça e promotores tem caráter indenizatório, ou seja, não é incorporado aos vencimentos. Por isso, não está sujeito à incidência do Imposto de Renda e descontos para a Previdência Social. Esse é o mesmo valor pago aos servidores.
A lei estende um benefício que já é concedido desde 2014 aos servidores do MPPE, que recebem o mesmo valor de auxílio-saúde. De acordo com o órgão, a lei nº 2.048 foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) naquele ano.
Ainda através da nota, o MPPE explicou que, na ocasião, foi aprovado o auxílio apenas para os servidores, devido a restrições orçamentárias do órgão. No ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça solicitou ao Legislativo que a proposta original voltasse a tramitar.
Segundo o MP, Pernambuco era um dos poucos estados que não concediam o benefício aos procuradores de Justiça e promotores.
São Lourenço da Mata
Dando sequência as atividades do Mutirão de Limpeza realizado pela Prefeitura de São Lourenço da Mata, os moradores do bairro de Nova Tiúma foram contemplados com os trabalhos, na terça-feira (9). Cerca de 50 servidores ajudaram a melhorar a aparência do bairro, com serviços de capinação, varrição e remoção de entulhos. Na localidade, também foi feita a limpeza do canal que corta o bairro. Ao todo, foram desobstruídos cerca de 100 metros de esgoto a céu aberto, impedindo assim, alagamentos nas ruas da comunidade. Tudo isso, para melhorar mais ainda nossa cidade. #Autodescrição: foto com trabalhadores fardados retirando entulhos no local. Logomarca da Prefeitura de São Lourenço da Mata.
Em razão dos 128 anos de Emancipação Política de São Lourenço da Mata, comemorada na próxima quarta-feira (10), a Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Por esse motivo, as inscrições para o processo simplificado de contratação dos novos professores da Rede Municipal de Ensino retornarão na quinta-feira (11). #PontoFacultativo #PrefeituraSLM
#Autodescrição: arte degradê azul, com logomarca da Prefeitura de São Lourenço da Mata. Texto: sigla de janeiro (jan) 10, ponto facultativo. 128 anos de emancipação política
#Autodescrição: arte degradê azul, com logomarca da Prefeitura de São Lourenço da Mata. Texto: sigla de janeiro (jan) 10, ponto facultativo. 128 anos de emancipação política
Com EFE, Crítica Nacional, Agência Brasil, Terça Livre, Folhape, G1pe, prefeitura de São Lourenço da Mata
0 Comentários