9/2/18
Mundo
Senado dos Estados Unidos aprova novo orçamento para reabrir o governo
O Senado dos Estados Unidos aprovou, na madrugada desta sexta-feira, um projeto de orçamento para os próximos dois anos, faltando agora o sinal verde da Câmara Baixa, que permitiria a reabertura do governo, em fechamento parcial administrativo.
O projeto recebeu o apoio de grande parte dos democratas e ficou aprovado com 71 votos a favor e 28 contra.
Os Estados Unidos enfrentam desde a meia-noite de hoje o segundo fechamento administrativo em apenas três semanas, depois que o senador republicano Rand Paul bloqueasse a votação, em protesto pelo aumento da despesa e do endividamento fornecidos pelas contas.
Este projeto orçamentário foi acordado esta semana entre os republicanos e a direção democrata e tem o aval da Casa Branca.
"Com toda honestidade, de boa fé, não posso simplesmente olhar para outro lado agora que o meu partido é cúmplice do déficit", afirmou Paul, em seu discurso no Senado.
"Quando os republicanos estão ao comando - acrescentou -, não há um partido conservador. E muitos dos chamados conservadores perdem a cabeça".
A proposta aprovada no Senado passa agora pela Câmara dos Representantes, que também deve votá-la ainda nesta madrugada para permitir uma rápida reabertura do governo e desta forma limitar as consequências do fechamento.
Se o Congresso e a Casa Branca aprovarem os fundos antes que a maior parte do aparelho público comece a funcionar, daqui a algumas horas, evitarão que cerca de 800 mil funcionários - os considerados "não essenciais" - tenham que ficar em suas casas suspensos do emprego e salário.
Promotoria do TPI abre exame preliminar sobre repressão na Venezuela
A promotoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) abriu um exame preliminar sobre a Venezuela pela força "excessiva" da polícia para "dispersar e reprimir manifestações" e pelos "graves abusos" contra detidos, informou a instituição em um comunicado.
O exame preliminar analisará delitos supostamente cometidos desde abril de 2017, durante as manifestações que aconteceram na Venezuela a partir desse mês, justamente quando o Tribunal Supremo deixou sem competências Assembleia Nacional, de maioria opositora.
Segundo o comunicado da promotoria, se examinará a "força excessiva" utilizada por forças de segurança do Estado nas concentrações e as detenções e encarceramentos de "milhares de membros da oposição, reais ou aparentes", alguns dos quais "teriam sido supostamente submetidos a graves abusos".
A instituição também reconhece que, nesses protestos, "alguns grupos de manifestantes teriam recorrido a meios violentos", o que provocou "lesões ou morte de alguns membros das forças de segurança".
Além disso, lembrou que um exame preliminar não é uma investigação plena, mas um "processo pelo qual se examina a informação disponível para determinar, com pleno conhecimento de causa, se existe fundamentos razoáveis para iniciar uma investigação".
O TPI é uma instância judicial de último recurso e é regido pelo princípio de complementaridade; ou seja, não interviria se a Justiça venezuelana fizesse investigações genuínas sobre os fatos investigados.
A promotoria explicou que não há tempo estabelecido sobre a duração de um exame preliminar, já que depende dos "fatos e circunstâncias de cada situação" e se reserva o direito de continuar recopilando informação para estabelecer se inicia uma investigação ou se não há uma base razoável para tal.
Por outra parte, a promotoria abriu hoje outra investigação preliminar nas Filipinas por crimes supostamente cometidos desde julho de 2016 durante a campanha denominada "guerra contra as drogas", lançada pelo seu presidente Rodrigo Duterte.
Avós brasileiros acusados de sequestro de neto americano são detidos nos EUA
Os avós brasileiros de um menino americano - que foi trazido ao Brasil por sua mãe durante uma vista em 2013, mas nunca retornou com o menor para os Estados Unidos - foram detidos nesta quarta-feira em Miami assim que chegaram ao país, onde enfrentam uma denúncia criminal por "sequestro infantil".
O caso foi aberto pelo pai do menino, o americano Christopher Scott Brann, em um tribunal da Flórida, onde os avós têm uma primeira audiência prevista para hoje, informou Juan Miramontes, assistente de Jared Gersen, um dos advogados de Brann , da assinatura Perseus Strategies.
Carlos Otavio Guimarães, presidente da ED&F Man Brasil, e a sua esposa Jemima Guimarães, avós do menino de 8 anos, foram detidos assim que chegaram ao Aeroporto Internacional de Miami, detalhou o Miramontes.
O pai do menino, que foi levado ao Brasil quando tinha 4 anos de idade, lamentou hoje a prisão de seus ex-sogros, que também têm a cidadania americana.
"Tudo que eu sempre quis, e tudo que eu quero, é que o meu filho (...) tenha acesso igual a ambos os pais amorosos", afirmou Brann em um comunicado dos advogados.
Brann assegurou que está disposto a solicitar à promotoria que seja "leniente" no manejo do caso contra o casal se o menor retornar "imediatamente" a Houston (Texas).
Miramontes detalhou que os avós estão incluídos na denúncia criminal por serem considerados cúmplices do crime e que a evidência revela que eles tinham preparado o terreno para que seu neto ficasse de forma indefinida no Brasil, pois já tinham inclusive feito sua matrícula em uma escola.
Além disso, o assistente indicou que a mãe, Marcelle da Rocha Guimarães, que tem dupla cidadania, está incluída no processo pelas mesmas acusações de sequestro infantil e conspiração.
Christopher e Marcelle se casaram no Texas em 2008 e, um ano depois, tiveram o menino. Em 2012, a brasileira pediu o divórcio e os dois começaram a compartilhar a custódia do menor.
Naquele ano, Marcelle pediu permissão a seu ex-marido para levar o menino ao Brasil, mas, desde então, nenhum dos dois retornou aos Estados Unidos.
Logo em seguida, o pai deu início a uma batalha legal nos EUA e fora deles, inclusive no Brasil, para poder se reunir novamente com seu filho.
Os advogados do pai afirmam que os governos de Brasil e EUA estão de acordo que o menor "foi retirado ilegalmente" do território americano em violação da Convenção de Haia sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças.
"Chris Brann viveu no inferno durante os últimos cinco anos como um pai amoroso que teve, injustamente, o acesso negado a seu doce e maravilhoso filho", expressou o advogado de Brann, Jared Genser.
Os advogados detalharam que, assim que chegou ao Brasil, a ex-esposa solicitou a custódia exclusiva de seu filho.
Além disso, os advogados de Brann afirmam que a avó usou os recursos da escola primária que fundou para falsificar documentos e que isto está sendo investigado pela Justiça brasileira.
Brasil
TSE pode rever brecha na Lei da Ficha Limpa, diz ministro
Tema ganhou relevância em razão da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer em 2018
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux, disse nesta quinta-feira (8) que é possível que a corte volte a examinar a possibilidade de um político "ficha suja" registrar candidatura para concorrer à eleição. O tema ganhou relevância em razão da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer em 2018.
A Lei da Ficha Limpa impede que candidatos condenados por órgão colegiados (formados por grupos) sejam candidatos, mas um de seus artigos deixa uma abertura, conforme mostrou a Folha de S.Paulo. De acordo com a lei, em meio à campanha o réu pode conseguir uma liminar junto aos tribunais superiores para suspender a inelegibilidade de candidatos já condenados na Justiça.
Em conversa com jornalistas, Fux afirmou que vai discutir o assunto com os colegas da corte. Ele não falou sobre nenhum caso específico. "Vou avaliar com colegas do tribunal se essa praxe das liminares vai ser entendida sob esse ângulo", afirmou. "Em princípio, quem já está com a situação definida de inelegibilidade evidentemente não pode se registrar", disse Fux.
"Outros acham que tem que requerer [o registro de candidatura, que pode ser impugnado]. Isso é algo que tem que passar pelo colegiado", acrescentou.
Recursos
Lula foi condenado na Lava Jato pelo juiz Sergio Moro, do Paraná, e pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Os desembargadores mantiveram a condenação e aumentaram a pena, de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá (SP).
Agora, a defesa de Lula tenta uma liminar nos tribunais superiores para derrubar a decisão do TRF-4, a fim de evitar sua prisão e a declaração de inelegibilidade.
PF prende deputado federal que tentava entrar no Paraguai
João Rodrigues (SD-SC), foi condenado a cinco anos e três meses por dispensa irregular de licitação, um caso que se arrastava desde 2009 no STF
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (8) no aeroporto de Guarulhos (SP) o deputado federal João Rodrigues (SD-SC), condenado a cinco anos e três meses por dispensa irregular de licitação, um caso que se arrastava desde 2009 no Supremo Tribunal Federal (STF) e não tem ligação com a Operação Lava Jato.
A PF informou ter apurado, com apoio das suas adidâncias policiais nos EUA e no Paraguai, que o deputado "se encontrava no exterior e havia modificado seu bilhete de passagem, alterando o destino final do Brasil para o Paraguai".
A PF informou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que havia risco de a pena prescrever no próximo dia 12, e por isso o ministro autorizou a inclusão do nome do deputado na difusão vermelha da Interpol, o que permitiu a captura do parlamentar. Com a ordem do ministro, o deputado foi impedido de entrar no Paraguai e direcionado em um voo para Guarulhos, onde foi preso.
Rodrigues fora condenado em 2009 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). No último dia 6, a Primeira Turma do STF não acolheu o último recurso do parlamentar e determinou a prisão.
João Rodrigues (SD-SC), foi condenado a cinco anos e três meses por dispensa irregular de licitação, um caso que se arrastava desde 2009 no STF
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (8) no aeroporto de Guarulhos (SP) o deputado federal João Rodrigues (SD-SC), condenado a cinco anos e três meses por dispensa irregular de licitação, um caso que se arrastava desde 2009 no Supremo Tribunal Federal (STF) e não tem ligação com a Operação Lava Jato.
A PF informou ter apurado, com apoio das suas adidâncias policiais nos EUA e no Paraguai, que o deputado "se encontrava no exterior e havia modificado seu bilhete de passagem, alterando o destino final do Brasil para o Paraguai".
A PF informou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que havia risco de a pena prescrever no próximo dia 12, e por isso o ministro autorizou a inclusão do nome do deputado na difusão vermelha da Interpol, o que permitiu a captura do parlamentar. Com a ordem do ministro, o deputado foi impedido de entrar no Paraguai e direcionado em um voo para Guarulhos, onde foi preso.
Rodrigues fora condenado em 2009 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). No último dia 6, a Primeira Turma do STF não acolheu o último recurso do parlamentar e determinou a prisão.
Luciano Huck vai decidir candidatura após o Carnaval
Rede Globo disse que o apresentador do "Caldeirão" deveria tomar sua decisão, por temer que haja a associação natural entre o eventual presidenciável e seu nome
O apresentador Luciano Huck vai anunciar se aceita concorrer à Presidência depois do Carnaval. Hoje, ele tende a se candidatar pelo PPS, partido que lhe ofereceu legenda, mas já há aliados articulando o apoio de siglas como o DEM. Segundo a reportagem apurou, o catalisador final para o processo decisório de Huck, que vem sendo assediado a se lançar candidato apesar de já ter negado a possibilidade publicamente, foi um ultimato dado pelo seu empregador, a Rede Globo.
Nesta quarta (7), a emissora disse que o apresentador do "Caldeirão" deveria tomar sua decisão, por temer que haja a associação natural entre o eventual presidenciável e seu nome. A entrevista que Huck deu ao "Domingão do Faustão" em janeiro já rendeu a ele e à rede de TV explicação formal ao Tribunal Superior Eleitoral para negar que estivesse ocorrendo propaganda antecipada.
Huck ainda não disse a aliados o que vai fazer, apenas que irá passar o Carnaval pensando no assunto. Nesta quinta (8), ele deverá se consultar com o mentor de sua candidatura, Fernando Henrique Cardoso.
Ex-presidente e decano do PSDB, FHC tem irritado correligionários ao estimular o apresentador e empresário. O governador Geraldo Alckmin (SP), presidenciável da sigla, reagiu à conversa tergiversando: disse que o tucano e o global, a quem elogiou, são amigos pessoais.
A pressão sobre Huck vem do fato de que ele poderia encarnar o "novo" numa eleição que ficou aberta com provável ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa por ser condenado em segunda instância por corrupção.
O desempenho fraco de Alckmin, pré-candidato declarado, nas pesquisas, é outro motor do movimento: Huck e o tucano empatam em 8% no mais recente Datafolha em cenário sem Lula.
O PPS, que ofereceu a legenda a Huck e ao movimento de renovação política Agora!, do qual faz parte, é o porto natural do global, caso busque se filiar -o prazo para poder concorrer é abril. FHC já deu declarações considerando a estrutura do partido insuficiente, e já há conversas entre seus aliados e estrategistas sobre a eventualidade de o DEM entrar na composição.
Nesta semana, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB), visitou FHC acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Liderança do DEM, Maia vem circulando como eventual presidenciável, mas até aqui é mais provável que ele busque cacifar a legenda para ocupar uma vaga de vice-presidente -seja na chapa de Alckmin, seja uma eventual de Huck.
Mesmo Hartung é lembrado, aqui e ali, como um nome a dar peso institucional ao neófito Huck. Só que ele é do MDB, partido do impopular presidente Michel Temer e um dos alvos prioritários de denúncias no âmbito da Operação Lava Jato.
Procurados, nem Huck, nem FHC responderam a questionamentos da reportagem.
Pernambuco
Bloqueio de vias em Olinda começa nesta sexta
No total, 86 agentes de trânsito e 150 terceirizados serão responsáveis por trabalhar durante os dias de festa
Em Olinda, o bloqueio geral começou nesta sexta-feira (9) às 14h, devido ao período momesco. Ele se estenderá até as 14h da Quarta-Feira de Cinzas. Apenas os veículos autorizados terão acesso às vias próximas aos polos. No total, 86 agentes de trânsito e 150 terceirizados serão responsáveis por trabalhar durante os dias de festa.
O folião terá opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, no Centro de Convenções, em Olinda. O serviço vai funcionar do sábado (10) até a terça-feira (13), das 9h às 22h.
O valor para deixar o carro é de R$ 7,50 e de lá sairá o Expresso Folia, que custa R$ 8 por pessoa e dá direito a passagem de ida e volta. O coletivo levará os foliões até o Varadouro. Ao todo, serão 27 pontos fixos e seis móveis de interdição (saiba quais são abaixo)
Pontos fixos de bloqueio:
- PE 15 com Rua Duarte Coelho (Santa Tereza);
- Rua Arnulfo Lins e Silva com Rua Epitácio Pessoa Sobrinho (Santa Tereza);
- Travessa Santo Antônio nº 3 (Jardim Atlântico);
- Avenida Getúlio Vargas com a Rua Coronel João Joaquim Antunes (Bairro Novo);
- Rua Coronel Henrique Guimarães com Rua Cândido Pessoa (Bairro Novo);
- Rua Coronel Henrique Guimarães com Avenida Ministro Marcos Freire (Casa Caiada);
- Rua São Miguel com Rua Farias Neves Sobrinho (Bairro Novo);
- Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Bairro Novo);
- Rua Frei Afonso Maria (Amaro Branco);
- Rua Alto da Bela Vista (Amaro Branco);
- Avenida Joaquim Nabuco com Rua Francisco Gonçalo de Freitas (Varadouro);
- 1ª Travessa Joaquim Nabuco (Varadouro);
- Rua da Boa Hora (Varadouro);
- Rua Maria Teresa Beltrão (Varadouro);
- Rua Coronel João Beltrão com Rua Coronel Joaquim Cavalcante (Amparo);
- Rua Severino José Ramalho (Amparo);
- Rua José Ramalho (Guadalupe);
- Rua de São João (Guadalupe);
- Rua Dom Bonifácio Jansen (Monte);
- Rua Ilma Cunha (Monte);
- Rua Bica dos Quatro Cantos (Amparo);
- Rua Valdemar Pimentel com Rua de São João (Guadalupe);
- Rua do Piza (Santa Tereza);
- Rua Bartolomeu de Medeiros (Guadalupe);
- Avenida Beira Rio (Fragoso);
- Rua Dom Pedro Roeser (Carmo);
- Rua Coronel Cláudio Leal (Bairro Novo).
Pontos móveis:
- Rua Farias Neves Sobrinho com Rua Cândido Pessoa (Bairro Novo);
- Avenida Olinda (Memorial Arcoverde, Salgadinho);
- Avenida Olinda (Varadouro);
- Estrada do Bonsucesso (Monte);
- Avenida Presidente Kennedy (Próximo ao giradouro e viaduto de Peixinhos);
- Retorno da Praça Maxambomba na Avenida Sigismundo Gonçalves (Varadouro).
Confira o que abre e o que fecha no carnaval 2018 no Grande Recife
Shoppings e comércio funcionam com horário especial, enquanto repartições públicas ficam fechadas durante os dias de folia.
Com o início do carnaval, na sexta-feira (9), vários estabelecimentos têm mudanças de horário na Região Metropolitana do Recife. Até a Quarta-feira de Cinzas (14), comércio, feiras e shoppings funcionam em horários especiais, enquanto repartições públicas e outros serviços, como os Correios, têm o funcionamento suspenso. Confira o que abre e fecha durante a festa no Grande Recife:
Comércio
As lojas do centro do Recife têm funcionamento facultativo do sábado (10) à segunda (12). Na terça-feira (13), o comércio estará fechado e, na quarta (14), o funcionamento é normal, a partir das 12h.
Shopping Boa Vista
Todas as lojas do shopping estarão fechadas no Sábado de Zé Pereira (10) e no domingo (11). Na segunda (12) e terça (13), enquanto as lojas estarão fechadas, o cinema funciona com programação normal. O Game Station também funciona, das 11h às 21h, e as praças de alimentação têm abertura facultativa das 12h às 19h. Na quarta (14), o funcionamento é das 12h às 21h.
Plaza Shopping
No sábado (10), o shopping funciona normalmente, das 10h às 19h. Do domingo (11) até a Terça-feira Gorda (13), as lojas estarão fechadas, enquanto as praças de alimentação e lazer funcionam das 12h às 20h. Já na quarta (14), o funcionamento é normal, das 12h às 22h.
Shopping Guararapes
O funcionamento será, no Sábado de Zé Pereira (10), das 9h às 19h, enquanto o Hiper Bompreço, que abre às 8h, e a praça de alimentação e Game Station, que abrem às 9h, funcionam até as 20h.
Do domingo (11) até a terça (13), as lojas estarão fechadas; o Hiper Bompreço funcionará das 9h às 20h e a praça de alimentação e o Game Station abrem das 12h às 21h. Na quarta (14), as lojas, o Game Station e a praça de alimentação abrem das 12h às 22h, enquanto o Hiper Bompreço funciona das 8h às 22h. Em todos os dias, o cinema funciona conforme a programação.
RioMar Shopping
O funcionamento no sábado (10), é das 9h às 19h. Entre o domingo (11) e a terça (13), as lojas estarão fechadas e as praças de alimentação e lazer têm funcionamento facultativo, das 12h às 21h. O Hope, Diagmax, Companhia Athletica e Lotérica funcionam de acordo com os horário destas unidades. Na Quarta-feira de Cinzas (14), o funcionamento do shopping é das 12h às 23h.
Shopping Recife
No Sábado de Zé Pereira (10), o espaço abre das 9h às 18h. Entre o domingo (11) e a terça (13), as lojas ficam fechadas, enquanto os setores de alimentação e lazer têm o funcionamento facultativo das 12h às 21h. Já na Quarta de Cinzas (14), o shopping abre das 12h às 22h.
North Way Shopping
O funcionamento no sábado (10) é das 9h às 19h. Do domingo (11) até a terça (13), apenas a área de lazer e a praça de alimentação funcionam, das 12h às 21h. Já na quarta (14), o funcionamento é das 12h às 22h.
Paço Alfândega
As lojas e a praça de alimentação do shopping funcionam das 13h às 23h, do sábado (10) até a terça-feira (13). Na Quarta de Cinzas (14), o espaço abre das 12h às 21h.
Shopping Tacaruna
As lojas e quiosques estarão abertos das 9h às 17h no sábado (10), enquanto o Hipter Bompreço funciona das 8h às 20h, e as Lojas Americanas, Le Biscuit, Game Station e praça de alimentação abrem das 9h às 20h. Entre o domingo (11) e a terça (13), as lojas estarão fechadas. O Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem das 9h às 18h e praças de alimentação têm horário facultativo das 12h às 20h. Durante o carnaval, cinema funciona das 14h às 22h30. Na quarta, o shopping abre das 12h às 22h.
Shopping Costa Dourada
O funcionamento é normal no Sábado de Zé Pereira (10), das 10h às 22h. As lojas abrem no domingo, das 12h às 20h, mas ficam fechadas na segunda (12) e terça (13) - com exceção das Lojas Americanas e Le Biscuit, que funcionam das 12h às 2h; e da praça de alimentação e lazer, que abre das 11h às 21h. Na quarta-feira, o shopping abre normalmente, das 12h às 22h. O mercado Arco-vita, que funciona no estabelecimento, abre sempre às 8h e fecha às 22h, no sábado (10) e na quarta (14); às 20h, no domingo (11) e segunda (12); e às 18h, na terça (13).
Correios
As agências estarão fechadas do sábado (10) até a terça (13). Já na Quarta-feira de Cinzas (14), as unidades de atendimento voltam ao funcionamento normal, a partir das 9h. As agências do Bairro do Recife e de Olinda só reabrem na quinta-feira (15).
TJPE
No desfile do Galo da Madrugada, sábado (10), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai oferecer o serviço de Juizado do Folião, que vai funcionar, das 13h às 21h, em dois polos: Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros; e Estação Central do Metrô do Recife. Da sexta-feira (9) até a Quarta de Cinzas (14), as atividades funcionarão apenas em regie de plantão, das 13h às 17h, atendendo demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras.
O plantão judiciário do 1º Grau na Capital terá como base o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio.
Compesa
Na sexta-feira (9), a unidade de atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento na Boa Vista, centro do Recife, fecha às 15h, em função da passagem de blocos carnavalescos. Além disso, nenhuma das unidades de todo o estado funcionará durante o carnaval, do sábado (10) até a terça (13).
As atividades retornam na quarta (14), com exceção da unidade de Moreno, no Grande Recife, que só reabre na quinta (15). Durante o feriado, os clientes podem utilizar o serviço de teleatendimento, que funcionará em tempo integral. Reclamações devem ser informadas pelo telefone 0800.081.0185, enquanto para os demais serviços, os clientes devem ligar para 0800.081.0195.
Expresso Cidadão
As unidades do Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife, e do Centro da Moda, em Peixinhos, Olinda, fecham na sexta (9) às 13h30 e só reabrem na quarta-feira (14), também às 13h30. Já a unidade do Shopping RioMar, funciona até as 14h da sexta (9) e volta a funcionar na quarta (14), às 14h.
Edifício-sede da Prefeitura do Recife
Do sábado (10) até a quarta-feira (14), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na quinta-feira (15), o expediente será normal, das 8h às 17h, nesses três locais.
Central de Atendimento ao Contribuinte
A Central, que fica no edifício-sede da Prefeitura do Recife, e as unidades de atendimento do Expresso Cidadaão no Cordeiro e no Shopping RioMar estarão fechadas durante o carnaval. Enquanto a central reabre na quinta (15), as outras unidades de atendimento retomam as atividades na quarta (14), a partir das 13h30.
Compaz
Na sexta (9), as unidades do Compaz no Alto Santa Terezinha e no Cordeiro funcionarão das 9h às 13h, assim como as Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela. Durante o carnaval, todas as unidades estarão fechadas - o funcionamento volta ao normal na quinta-feira (15).
Emprego e empreendedorismo
As Salas do Empreendedor que funcionam no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Centro Público de Casa Amarela e nas unidades do Compaz no Cordeiro e no Alto Santa Terezinha funcionam na sexta (9) até o meio-dia, voltando ao normal apenas na quinta-feira (15). O mesmo horário de funcionamento também é válido para as Agências do Emprego que fcam em Casa Amarela, Afogados, Soledade e no Bairro do Recife.
Procon
O Procon Recife, incluindo a sede e os postos avançados nos Compaz, funciona normalmente até a sexta (9), retomando as atividades na quinta-feira (15).
Mercados e feiras
No sábado (10), na segunda-feira (12) e na quarta-feira de Cinzas (14), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (11) e na terça-feira de Carnaval (13), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h.
Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (10) até a terça-feira (13). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (14), de 8h às 18h. O mesmo vale para Mercado das Flores e das Frutas.
Trânsito
Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos da segunda (12) à quarta (14). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (15), das 8h às 15h. O monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuam sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.
Saúde
Da segunda (12) até a quarta-feira (14), as Upinhas 24h na Bomba do Hemetério, Morro da Conceição, Córrego do Jenipapo e Linha do Tiro, no Recife, estarão abertas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, estarão fechadas, voltando a funcionar na quinta-feira (15).
O Hospital da Mulher do Recife (HMR) funciona normalmente durante o feriado para a realização de partos encaminhados pelo Sistema de Regulação do Recife. Além disso, o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência da unidade funcionará normalmente no feriado.
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, além de disponibilizar atendimento 24h às mulheres vítimas de violência.
Os serviços de urgência emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, enquanto a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição durante 24 horas para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio do número 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.
Assistência Social
Todos os serviços da Assistência Social, como CRAS, CREAS e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua, não funcionarão durante o carnaval, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira (2).
Direitos Humanos
O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste Carnaval, já que a equipe de Direitos Humanos estará trabalhando na Central de Direitos Humanos no Carnaval, no Recife Antigo.
Atendimento à Mulher
Durante o carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector funcionará das 7h às 17h. Além disso, da sexta-feira (9) até a terça-feira (13), das 16h à meia-noite, a equipe também estará atuando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. O Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco. O telefone do Liga, Mulher (0800.281.0107) também estará funcionando.
São Lourenço da Mata
Notícias da prefeitura
HPC oferece exame de endoscopia aos são-lourencenses
O Hospital e Maternidade Petronila Campos (HPC) oferece atendimento em diversas especialidades médicas a população. Como exames de endoscopia, realizados semanalmente, de acordo com a demanda de pacientes do HPC.
Segundo o aposentado Carlos Silva, que foi atendido pela equipe, a assistência foi realizada de forma humanizada. “Estou muito satisfeito com o atendimento do hospital, todos me receberam muito bem, os funcionários foram bastantes atenciosos e cuidadosos comigo”, contou.
Além do exame de endoscopia, o HPC também oferece ultrassonografias, com resultados imediatos, atendimento odontológico emergencial, exames laboratoriais, entre outros. Para fazê-los os são-lourencenses precisam do encaminhamento médico de um dos nossos Postos de Saúde da Família (PSF).
0 Comentários