Generalidades Notícias, 36:

Mundo
Congresso peruano aprova novo debate de impeachment de Kuczynski
O Congresso do Peru aprovou nesta quinta-feira a abertura de um novo debate de moção de vacância (impeachment) contra o presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski, por permanente incapacidade moral devido às suspeitas de participação no esquema de corrupção envolvendo o grupo Odebrecht.

O pedido de cassação recebeu o voto favorável de 87 parlamentares. Outros 15 votaram contra, e 15 se abstiveram. O debate será realizado em um prazo máximo de dez dias, e Kuczynski poderá comparecer para se defender em companhia de um advogado, como aconteceu na primeira moção, apresentada em dezembro do ano passado.

O novo pedido se refere às assessorias que Kuczynski prestou à Odebrecht por US$ 782 mil entre 2004 e 2007 através de sua empresa Westfield Capital, quando era administrada pelo sócio chileno Gerardo Sepúlveda.

Na época, Kuczynski era ministro do governo do ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006), denunciado por sua vez por supostamente ter recebido US$ 20 milhões em propina da empresa brasileira.

Além disso, o pedido dos legisladores se baseia nas 140 transferências bancárias para contas de Kuczynski supostamente vinculadas a Odebrecht, Westfield e First Capital, esta última a empresa de consultoria de Sepúlveda, segundo um relatório enviado pelo Banco de Crédito do Peru (BCP) ao Ministério Público peruano.


Moscou diz que em breve adotará medidas de resposta ao Reino Unido
A Rússia adotará em breve medidas de retaliação pela expulsão do Reino Unido de 23 diplomatas russos devido ao envenenamento do ex-espião Sergei Skripal, afirmou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores russo, condenando mais uma vez a recusa de Londres em fornecer informações sobre o caso.

"Esperamos adotar, em um futuro próximo, medidas de retaliação em resposta à adoção de uma série de medidas hostis por parte do Reino Unido contra a Rússia", disse a porta-voz do Ministério, Maria Zakharova, em entrevista coletiva.

A diplomata voltou a fazer uma chamada a Londres - como faz Moscou desde o início da crise - a "apresentar todos os materiais existentes relativos ao incidente que, segundo eles, está vinculado ao uso de armas químicas em território da Grã-Bretanha".

Zakharova afirmou que Londres se negou a proporcionar a Moscou informação sobre o caso, assim como amostras da "substância química achada na cena do crime".

"Remetemos ao Foreign Office através da Embaixada russa na Grã-Bretanha várias notas diplomáticas a fim de iniciar um diálogo ativo com Londres, mas só recebemos como resposta notas formais sem sentido", afirmou.

"A Grã-Bretanha se nega a interagir com a parte russa em cumprimento de seus compromissos como membro da Convenção para a Proibição de Armas Químicas", acrescentou

A porta-voz também esclareceu que Moscou não tem nenhum motivo para se negar a colaborar na investigação do incidente.

"Podemos discutir largamente sobre a quem convém toda esta história. Não há nem um só parâmetro, nem um só motivo, pelo qual a Rússia não têm intenção de colaborar", disse.

"Por que não ofereceram dados concretos nem a nós e nem a ninguém".

Zakharova qualificou as medidas e declarações britânicas de "espetáculo político-informativo" e atribuiu as acusações contra a Rússia a "uma colossal campanha" para solucionar os problemas internos de Londres.

A crise diplomática entre a Rússia e o Reino Unido está aumentando desde que em 4 de março foram achado inconscientes na cidade inglesa de Salisbury o ex-espião Skripal e sua filha Yulia.

O ministro britânico de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, qualificou hoje de "adequada" a decisão de seu país de expulsar 23 diplomatas russos pelo ato de "imprudência e brutalidade" cometido contra o ex-espião.

"Um agente nervoso foi utilizado em um país europeu pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Acreditamos que o Governo do Reino Unido respondeu de maneira firme, como o povo deste país espera", afirmou.

Johnson também informou que o Reino Unido entregará uma amostra do agente nervoso à Organização para a Proibição de Armas Químicas para que faça sua própria análise.



Brasil
Temer receberá presidente da Colômbia em Brasília na próxima 3ª feira
O presidente Michel Temer receberá seu colega da Colômbia, Juan Manuel Santos, em Brasília na próxima terça-feira, e ambos participarão de um encontro com empresários dos dois países, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

Segundo a agenda preliminar do presidente colombiano, Santos deve chegar ao Distrito Federal na noite de segunda-feira, mas sua agenda oficial só será desenvolvida no dia seguinte, quando Santos será recebido por Temer no Palácio do Planalto.

Fontes oficiais do governo brasileiro disseram à Agência Efe que os líderes tratarão na agenda, além de questões comerciais e econômicas bilaterais, a situação da Venezuela e, em particular, o impacto da forte onda imigratória em Brasil e Colômbia causada pela profunda crise venezuelana.

Na Colômbia, calcula-se que cerca de 500 mil venezuelanos entraram no país nos últimos dois anos, enquanto no Brasil esse número chega a 40 mil, de acordo com os últimos dados oficiais.

Durante a sua estadia em Brasília, Santos também deve participar de um seminário sobre assuntos comerciais e econômicos que reunirá empresários dos dois países e será organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Santos também participará de um evento sobre o tratamento e o cuidado da primeira infância, um assunto no qual o colombiano concentrou parte de sua gestão durante o governo que concluirá em agosto, quando entregará o cargo ao vencedor das eleições previstas para 27 de maio.


Reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mêsO ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou nesta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, que o reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mês. Questionado sobre o valor, ele disse que será maior que a inflação, mas que o percentual ainda está sendo definido.



Pernambuco
Capitão reformado da PM é assassinado em briga de trânsito, em Igarassu
Um capitão reformado da Polícia Militar de Pernambuco foi assassinado no final da manhã desta quinta-feira (15) durante uma briga de trânsito em Igarassu, no Grande Recife. José Francelino Costa, que estava armado, foi atingido por três disparos de arma de fogo.

Policiais militares do 17º Batalhão foram encaminhados ao local e isolaram a área. Segundo o comandante do batalhão, tenente coronel Marcos Ramalho, o motorista de um caminhão, de placas KFK-5885, bateu na lateral do carro da vítima, um Ford Fiesta de placas KIQ-0865, na BR-101. Após o acidente, o motorista fugiu e o militar aposentado passou a seguir o veículo.

"O capitão seguiu o caminhão até a estrada de Mangue Seco. No local, o motorista parou o veículo e o militar desceu do carro para realizar a abordagem, mas foi atingido pelos disparos", comentou o tenente coronel Ramalho. Após o crime, o motorista fugiu do local.

Os militares do 19º BPM consegui

ram localizar o veículo e o proprietário do caminhão. O caso foi levado para a Delegacia de Paulista. O corpo do capitão reformado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi encaminhado ao local.

Banco do Brasil é alvo de arrombamento em Boa Viagem
O Banco do Brasil localizado na avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi alvo de arrombamento. A agência, que fica nas proximidades da rua Padre Carapuceiro, foi invadida na madrugada desta quinta-feira (15). Os criminosos entraram pelo telhado e levaram uma televisão e um liquidificador.

Ainda não sabe quantas pessoas participaram da ação criminosa. Policiais militares do 19º Batalhão foram encaminhados ao local e isolaram a área. Até o momento, não há informações de quantia levada.


Com EFE, Folhape.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu