Legistas já identificaram 20 corpos das vítimas de acidente aéreo em Cuba
O Instituto de Medicina Legal de Cuba já identificou 20 corpos das vítimas do acidente registrado na última sexta-feira em Havana, que provocou a morte de 110 pessoas.
O diretor do órgão, Sergio Rabell, explicou que as equipes estão trabalhando sem descanso para identificar os corpos, mas ressaltou que o processo pode demorar um mês para ser concluído.
O voo DMJ-972 operado pela Cubana de Aviación caiu minutos depois de decolar do aeroporto internacional de Havana com 113 pessoas. Apenas três mulheres cubanas sobreviveram ao acidente.
Fontes do Ministério de Saúde Pública de Cuba explicaram que a identificação vai demorar porque a queda fez com que os restos mortais ficassem muito espalhados, dificultando o trabalho.
Do total de vítimas, 99 eram cubanos e 11 estrangeiros, sete deles mexicanos - os seis membros da tripulação e uma turista -, dois argentinos e dois saarianos.
Rabell anunciou que os parentes das vítimas mexicanas já chegaram a Cuba. Os legistas estão pegando amostras genéticas para facilitar o reconhecimento dos corpos da tripulação e da turista do país.
Os familiares das vítimas cubanas também estão na capital. Eles foram colocados em um hotel pelo governo, que disponibilizou uma equipe de psicólogos especializada em traumas para ajudá-los.
Em paralelo, seguem as investigações no local onde o avião caiu. Uma equipe de especialistas procura informações para esclarecer o que ocorreu e busca a segunda caixa-preta do avião, a que registra dados técnicos da aeronave. A primeira, de voz, já foi achada.
Trump exige investigação sobre infiltração do FBI na campanha republicana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste domingo que o Departamento de Justiça investigue se o FBI infiltrou a campanha republicana nas eleições de 2016 por motivos políticos, abrindo um novo capítulo da briga da Casa Branca com os dois órgãos federais.
"Exijo, e farei oficial amanhã, que o Departamento de Justiça investigue se FBI/DOJ infiltraram ou vigiaram a campanha de Trump por motivos políticos, e se algum desses pedidos ou solicitações foi feito por gente do governo de (Barack) Obama", disse Trump.
A mensagem publicada no Twitter faz parte de uma série de acusações feitas por Trump sobre o caso nos últimos dias. E o pedido formal de investigação ocorre depois de semanas de negociações entre o Departamento de Justiça e o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, Devin Nunes.
Aliado de Trump, o congressista pediu ao órgão que entregue todos os documentos relacionados ao informante que trabalhou para o FBI no que se refere à campanha eleitoral do agora presidente.
O Departamento de Justiça se negou a enviar os documentos, alertando que a divulgação da identidade do informante pode ter consequências graves em várias operações do FBI.
Historicamente, o Departamento de Justiça operou com independência em relação à Casa Branca. Por isso, os presidentes não supervisionam ou influem nas investigações conduzidas pelo órgão.
Se o pedido de Trump for negado, o abismo entre os dois órgãos e a Casa Branca deve se aprofundar ainda mais.
Os jornais "The New York Times" e "The Washington Post" revelaram que o informante é um professor americano que dá aulas no Reino Unido. A fonte do FBI não teria se infiltrado na campanha de Trump, mas sim feito contatos superficiais com três assessores para tentar contribuir com a investigação sobre os vínculos com a Rússia.
Os dois jornais decidiram não revelar a identidade do informante devido aos alertas do FBI de que a exposição poderia colocar a vida dele ou de seus contatos em risco.
Segundo o "Post", o informante entrou em contato com o copresidente da campanha de Trump, Sam Clovis, e com dois assessores de política externa do republicano, Carter Page e George Papadopoulos, um dos condenados posteriormente na investigação feita pelo promotor especial Robert Mueller sobre o caso.
Trump acusou o FBI em várias oportunidades de ter infiltrado sua campanha eleitoral. Apesar de não ter provas, o presidente diz que o caso pode ser maior que o Watergate, o escândalo que culminou na renúncia do ex-presidente Richard Nixon
Brasil
Pedido de aposentadoria pela internet começa nesta segunda
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos
A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar procuração
Cadastrar ou renovar representante legal
Desbloqueio do benefício para empréstimo
Desistir de aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício para outra agência
Barco com 25 imigrantes e dois brasileiros é resgatado no Maranhão
Em nota, a Marinha relatou que na manhã de sábado, por meio da Capitania dos Portos, tomou conhecimento de que uma embarcação estrangeira, supostamente de bandeira haitiana, estaria a 60 milhas náuticas (cerca de 110 km) de São José de Ribamar
Um barco com 25 imigrantes e dois brasileiros foi resgatado às 23h30 deste sábado (19) no cais de São José de Ribamar (MA).Acredita-se que os imigrantes, todos homens, sejam de países do continente africano. Os homens foram atendidos por médicos do Corpo de Bombeiros do Maranhão e receberam água e alimentação. As informações foram divulgadas pela Marinha em nota.
Segundo o texto, a Polícia Federal e a Marinha colhiam informações no local. Em seguida, os imigrantes foram transportados para um ginásio público designado pelo governo do Maranhão, após atendimento médico na unidade de pronto atendimento do bairro Araçagi.
A Marinha informou que um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso. Em nota, a Marinha relatou que na manhã de sábado, por meio da Capitania dos Portos, tomou conhecimento de que uma embarcação estrangeira, supostamente de bandeira haitiana, estaria a 60 milhas náuticas (cerca de 110 km) de São José de Ribamar.
No meio da tarde, segundo a Marinha, foi acionado um reboque para resgatar o catamarã Rossana. Por volta das 19h, foram informados de que o barco pesqueiro Tampinha 1 auxiliara os imigrantes com água e alimentos e estava rebocando o catamarã. O condutor do pesqueiro, ainda de acordo com a Marinha, agradeceu a autorização para atracar as embarcações. "A Marinha tirou um grande peso das minhas costas", teria dito Raimundo Lima Patrício.Ele afirmou à corporação que não tinha mais como alimentar e dar água aos 27 tripulantes do Rossana.
Pernambuco
Trilha às cegas movimenta o Jardim Botânico do Recife
Com os olhos vendados, grupo de 40 pessoas percorreu a mata do Jardim Botânico do Recife para uma experiência sensorial
O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, promoveu na manhã de domingo, uma experiência diferente ao público que costuma visitar o local. A trilha, que muitos costumam percorrer olhando a vegetação de perto, foi feita às cegas. Pelo menos 40 pessoas tiveram os olhos vendados antes de entrarem na mata para sentir a natureza de maneira diferente.
Eles começaram pelo jardim fitoterápico, onde puderam tocar e sentir o cheiro das folhas, e seguiram a trilha propriamente dita, em um percurso de quase uma hora. Com uma das mãos apoiadas no ombro da pessoa que estava na frente, eles formaram uma grande fileira guiada pela psicóloga Silvana Coutinho. Segundo ela, uma oportunidade para as pessoas trabalharem os sentidos e a forma como lidam com o outro. “Todos ficam muito próximos durante o trajeto, então eles lidam, rapidamente, com essa relação de dependência e confiança. Daqui, cada um vai tirar sua própria lição”, comenta.
Essa não foi a primeira vez que o equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) organizou a atividade. Esporadicamente, através do seu calendário de ações, o Jardim Botânico oferece a chance de as pessoas participarem de encontros assim. No projeto de hoje, não faltaram crianças, idosos e jovens curiosos com a mata. A mãe da pequena Mariana, de seis anos, acompanhou cada passo da filha em meio ao verde. “Achei a ideia muito enriquecedora. Tenho certeza que ela está adorando cada minuto”, disse Karina Mattar, que mora em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Sem enxergar em momento algum, eles escutavam apenas a voz da instrutora coordenando cada passo da caminhada. A deficiente visual, Maria da Conceição, de 64 anos, participava atenta. “É curioso perceber a insegurança das pessoas num breve momento em que elas não conseguem ver. Passo por situações como essa no meu dia a dia e é um desafio constante. Tenho certeza que a lição disso tudo é a busca pela harmonia”, destaca. Em tempo, o domingo no Jardim Botânico seguiu com jogos teatrais, vivências ambientais, entre outras atividades.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste domingo que o Departamento de Justiça investigue se o FBI infiltrou a campanha republicana nas eleições de 2016 por motivos políticos, abrindo um novo capítulo da briga da Casa Branca com os dois órgãos federais.
"Exijo, e farei oficial amanhã, que o Departamento de Justiça investigue se FBI/DOJ infiltraram ou vigiaram a campanha de Trump por motivos políticos, e se algum desses pedidos ou solicitações foi feito por gente do governo de (Barack) Obama", disse Trump.
A mensagem publicada no Twitter faz parte de uma série de acusações feitas por Trump sobre o caso nos últimos dias. E o pedido formal de investigação ocorre depois de semanas de negociações entre o Departamento de Justiça e o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, Devin Nunes.
Aliado de Trump, o congressista pediu ao órgão que entregue todos os documentos relacionados ao informante que trabalhou para o FBI no que se refere à campanha eleitoral do agora presidente.
O Departamento de Justiça se negou a enviar os documentos, alertando que a divulgação da identidade do informante pode ter consequências graves em várias operações do FBI.
Historicamente, o Departamento de Justiça operou com independência em relação à Casa Branca. Por isso, os presidentes não supervisionam ou influem nas investigações conduzidas pelo órgão.
Se o pedido de Trump for negado, o abismo entre os dois órgãos e a Casa Branca deve se aprofundar ainda mais.
Os jornais "The New York Times" e "The Washington Post" revelaram que o informante é um professor americano que dá aulas no Reino Unido. A fonte do FBI não teria se infiltrado na campanha de Trump, mas sim feito contatos superficiais com três assessores para tentar contribuir com a investigação sobre os vínculos com a Rússia.
Os dois jornais decidiram não revelar a identidade do informante devido aos alertas do FBI de que a exposição poderia colocar a vida dele ou de seus contatos em risco.
Segundo o "Post", o informante entrou em contato com o copresidente da campanha de Trump, Sam Clovis, e com dois assessores de política externa do republicano, Carter Page e George Papadopoulos, um dos condenados posteriormente na investigação feita pelo promotor especial Robert Mueller sobre o caso.
Trump acusou o FBI em várias oportunidades de ter infiltrado sua campanha eleitoral. Apesar de não ter provas, o presidente diz que o caso pode ser maior que o Watergate, o escândalo que culminou na renúncia do ex-presidente Richard Nixon
Brasil
Pedido de aposentadoria pela internet começa nesta segunda
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos
A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar procuração
Cadastrar ou renovar representante legal
Desbloqueio do benefício para empréstimo
Desistir de aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício para outra agência
Barco com 25 imigrantes e dois brasileiros é resgatado no Maranhão
Em nota, a Marinha relatou que na manhã de sábado, por meio da Capitania dos Portos, tomou conhecimento de que uma embarcação estrangeira, supostamente de bandeira haitiana, estaria a 60 milhas náuticas (cerca de 110 km) de São José de Ribamar
Um barco com 25 imigrantes e dois brasileiros foi resgatado às 23h30 deste sábado (19) no cais de São José de Ribamar (MA).Acredita-se que os imigrantes, todos homens, sejam de países do continente africano. Os homens foram atendidos por médicos do Corpo de Bombeiros do Maranhão e receberam água e alimentação. As informações foram divulgadas pela Marinha em nota.
Segundo o texto, a Polícia Federal e a Marinha colhiam informações no local. Em seguida, os imigrantes foram transportados para um ginásio público designado pelo governo do Maranhão, após atendimento médico na unidade de pronto atendimento do bairro Araçagi.
A Marinha informou que um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso. Em nota, a Marinha relatou que na manhã de sábado, por meio da Capitania dos Portos, tomou conhecimento de que uma embarcação estrangeira, supostamente de bandeira haitiana, estaria a 60 milhas náuticas (cerca de 110 km) de São José de Ribamar.
No meio da tarde, segundo a Marinha, foi acionado um reboque para resgatar o catamarã Rossana. Por volta das 19h, foram informados de que o barco pesqueiro Tampinha 1 auxiliara os imigrantes com água e alimentos e estava rebocando o catamarã. O condutor do pesqueiro, ainda de acordo com a Marinha, agradeceu a autorização para atracar as embarcações. "A Marinha tirou um grande peso das minhas costas", teria dito Raimundo Lima Patrício.Ele afirmou à corporação que não tinha mais como alimentar e dar água aos 27 tripulantes do Rossana.
Pernambuco
Trilha às cegas movimenta o Jardim Botânico do Recife
Com os olhos vendados, grupo de 40 pessoas percorreu a mata do Jardim Botânico do Recife para uma experiência sensorial
O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, promoveu na manhã de domingo, uma experiência diferente ao público que costuma visitar o local. A trilha, que muitos costumam percorrer olhando a vegetação de perto, foi feita às cegas. Pelo menos 40 pessoas tiveram os olhos vendados antes de entrarem na mata para sentir a natureza de maneira diferente.
Eles começaram pelo jardim fitoterápico, onde puderam tocar e sentir o cheiro das folhas, e seguiram a trilha propriamente dita, em um percurso de quase uma hora. Com uma das mãos apoiadas no ombro da pessoa que estava na frente, eles formaram uma grande fileira guiada pela psicóloga Silvana Coutinho. Segundo ela, uma oportunidade para as pessoas trabalharem os sentidos e a forma como lidam com o outro. “Todos ficam muito próximos durante o trajeto, então eles lidam, rapidamente, com essa relação de dependência e confiança. Daqui, cada um vai tirar sua própria lição”, comenta.
Essa não foi a primeira vez que o equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) organizou a atividade. Esporadicamente, através do seu calendário de ações, o Jardim Botânico oferece a chance de as pessoas participarem de encontros assim. No projeto de hoje, não faltaram crianças, idosos e jovens curiosos com a mata. A mãe da pequena Mariana, de seis anos, acompanhou cada passo da filha em meio ao verde. “Achei a ideia muito enriquecedora. Tenho certeza que ela está adorando cada minuto”, disse Karina Mattar, que mora em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Sem enxergar em momento algum, eles escutavam apenas a voz da instrutora coordenando cada passo da caminhada. A deficiente visual, Maria da Conceição, de 64 anos, participava atenta. “É curioso perceber a insegurança das pessoas num breve momento em que elas não conseguem ver. Passo por situações como essa no meu dia a dia e é um desafio constante. Tenho certeza que a lição disso tudo é a busca pela harmonia”, destaca. Em tempo, o domingo no Jardim Botânico seguiu com jogos teatrais, vivências ambientais, entre outras atividades.
Projeto itinerante A Incrível Máquina de Livros promove trocas de forma lúdica, basta inserir o exemplar na máquina e apertar o botão para receber um outro
A Incrível Máquina de Livros, um projeto itinerante de troca de livros, permanece no Bairro do Recife, região central da capital pernambucana, até a próxima segunda-feira (21). Estacionada no boulevard Rio Branco, a curiosa máquina recebe livros - que não sejam didáticos ou gibis - e faz a troca por outras obras literárias, gratuitamente.
Basta inserir o livro usado na máquina e pressionar o botão da opção desejada, adulto ou infantil. O livro recebido é um mistério: a máquina decide qual será entregue, mas, dentre os disponíveis, estão best-sellers e vencedores do Prêmio Jabuti. É preciso que o livro entregue esteja em bom estado de conservação e sem rabiscos.
Esta é a primeira vez que Recife recebe o projeto, que está em seu segundo ano. Nesta edição, a capital pernambucana é a quinta a receber a Incrível Máquina de Livros, somando cerca de 16 mil quilômetros. São 11 mil livros na máquina para serem distribuídos em 21 cidades no total. Do Recife, o projeto irá para Salvador (BA). Neste sábado (19), a máquina funciona até as 20h; no domingo (20), das 11h às 20h; e, na segunda, das 9h às 18h.
O projeto é realizado pela agência paulista Infinito Cultural, com incentivo da Lei Rouanet. "A proposta é fugir um pouquinho das feiras convencionais", conta o coordenador do projeto, Ricardo Martins.
0 Comentários