Generalidades Notícias, número 55:

Mundo
Autor de tiroteio em aeroporto da Flórida aceita declarar-se culpado
O ex-militar Esteban Santiago, acusado de matar cinco pessoas a tiros no aeroporto de Fort Lauderdale (Flórida), nos Estados Unidos, em 2017, admitiu declarar-se culpado de 11 acusações para evitar a pena de morte, informaram nesta terça-feira veículos de imprensa locais.

Após um acordo alcançado com a promotoria federal, Santiago, de 28 anos e origem porto-riquenha, se declarará culpado de 11 das 22 acusações que pesavam contra ele pelo ataque a tiros cometido no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale no início de janeiro de 2017.

Assim, a defesa do acusado conseguirá evitar a pena de morte que a acusação tinha previsto pedir no julgamento marcado para o mês de junho em um tribunal de Miami, em troca de uma condenação à prisão perpétua.

Segundo estabelece o acordo de culpabilidade entre defesa e acusação apresentado ontem no tribunal, Santiago renuncia a qualquer direito de apelação da condenação que lhe for imposta, segundo a emissora de TV "Local 10 News".

Inicialmente, Santiago tinha se declarado inocente das 22 acusações pelo ataque armado no citado aeroporto e, a pedido de uma juíza, foi submetido a uma série de avaliações mentais para determinar se está mentalmente são.

O relatório clínico do psicólogo especialista que avaliou sua saúde mental determinou que Santiago é "capaz de compreender a natureza e as consequências do processo contra ele e de assistir adequadamente em sua defesa".

O ex-militar nascido em Nova Jersey há 28 anos chegou no dia 6 de janeiro de 2017 ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood em um voo vindo de Anchorage (Alasca), foi para a sala com as esteiras de bagagens, recolheu uma bolsa que tinha despachado e seguiu para o banheiro.

Na bolsa havia uma pistola que ele carregou no banheiro e com a qual começou a disparar nas pessoas no aeroporto de maneira indiscriminada, segundo mostraram os vídeos das câmeras de segurança.

Cinco pessoas morreram e seis ficaram feridas por causa dos disparos de Santiago, que foi detido em poucos minutos, sem oferecer resistência.

Santiago é um veterano da guerra do Iraque e está preso em um centro de detenção federal em Miami, onde recebe tratamento médico por esquizofrenia.

Trump diz não estar "satisfeito" com negociação comercial com China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que não está "satisfeito" com as conversas com a China, apesar de neste fim de semana ter sido anunciado um acordo-marco para diminuir as tensões comerciais com o gigante asiático.

"A China fez uma fortuna (...). Não estou satisfeito, mas temos um longo caminho pela frente", declarou Trump aos jornalistas ao receber o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na Casa Branca.

O presidente americano ressaltou, no entanto, que tais conversas "são um início", depois da visita a Washington de uma delegação chinesa, liderada por Liu He, principal assessor econômico do presidente Xi Jinping.

"Quero que seja um grande acordo para os EUA e que seja um bom acordo para a China também. Pode ser que não seja possível", acrescentou, ao salientar que o avultado déficit comercial com Pequim, de US$ 500 bilhões anuais, é a prova de que o comércio é injusto e desvantajoso para Washington.

Neste final de semana, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, anunciou que se estava "colocando em suspenso a guerra comercial" com a China, após realizar várias reuniões com Liu.

Mnuchin detalhou que a suspensão se referia às tarifas por US$ 150 bilhões a centenas de produtos chineses que o presidente Trump tinha ameaçado impor por questões de propriedade intelectual e para forçar Pequim a equilibrar a balança comercial bilateral.

A China, por sua parte, aceitou aumentar "significativamente" suas compras de bens e serviços dos Estados Unidos, e hoje anunciou a redução das tarifas que impõe às importações de automóveis e autopeças.


Brasil
Temer desiste de candidatura e anuncia Meirelles pelo MDB
O presidente fez um discurso de mais de 15 minutos no qual fez elogios ao ex-ministro da Fazenda. "Digo sem errar que o Meirelles é o melhor entre os melhores." Temer falou ainda esperar que o ex-chefe da equipe econômica seja o único candidato de centro à Presidência da República

O presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (22) sua desistência de concorrer a mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto e lançou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como pré-candidato à Presidência pelo MDB. "Nós chamamos você para ser presidente do Brasil", disse Temer ao fim de um discurso em evento do MDB, em Brasília, para o lançamento do documento "Encontro com o Futuro".

A informação foi antecipada pela reportagem da Folha de S.Paulo na última sexta (18), de que Temer havia decidido anunciar sua desistência em ser candidato no evento da legenda.

O presidente fez um discurso de mais de 15 minutos no qual fez elogios ao ex-ministro da Fazenda. "Digo sem errar que oMeirelles é o melhor entre os melhores." Temer falou ainda esperar que o ex-chefe da equipe econômica seja o único candidato de centro à Presidência da República.

Ele disse ainda que sentirá muito orgulho se um dia Meirelles for eleito presidente.
Ao elogiar os atos de seu governo na área econômica, Temer disse ainda que o país estará em boas condições para o próximo presidente. "Meirelles, você vai pegar o país com uma tranquilidade absoluta", afirmou.

Greve de caminhoneiros continuará nesta quarta; redução da Cide 'não resolve', diz Abcam
"Isso [redução da Cide] não resolve o problema, a gente quer ser ouvido", disse o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes

minhoneiros autônomos do país, Abcam, José da Fonseca Lopes, afirmou que a redução da Cide não é suficiente.

"Isso não resolve o problema, a gente quer ser ouvido. Queremos que os tributos no óleo diesel sejam zerados. A Cide representa 1% dos tributos que incidem no combustível", disse Lopes em resposta a questionamento sobre a possibilidade da paralisação dos caminhoneiros ser suspensa após o anúncio de Maia.



Pernambuco
Crise dos combustíveis: Grande Recife anuncia redução do número de viagens de ônibus
A medida, que começa a valer a partir das 4h desta quarta (23), representa diminuição de 8% no número de viagens em dias úteis, o equivalente a 2 mil viagens a menos.
Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) também serão prejudicados pelo aumento do valor do combustível, especialmente o diesel. O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou, no fim da tarde desta terça-feira (22), que o número de viagens dos coletivos na manhã desta quarta-feira será 8% menor. Na prática, significa uma redução de 2 mil viagens do total de quase 25 mil realizadas diariamente e que atendem cerca de 1,8 milhão de passageiros.

A redução no número de viagens, segundo o Consórcio, acontece devido ao comprometimento no abastecimento de óleo dieselnas empresas operadoras por causa da paralisação dos caminhoneiros. A decisão, ainda de acordo com a nota enviada à imprensa, é emergencial e, dependendo dos rumos da paralisação, outras medidas poderão ser tomadas.

Confira a nota do Grande Recife na íntegra:

"O Grande Recife informa que, devido à paralisação dos caminhoneiros e o comprometimento no abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras, os ônibus da Região Metropolitana do Recife deverão circular, no início da manhã desta quarta-feira (23), com a mesma frota utilizada no período de férias de janeiro de 2018. A medida é emergencial e representa uma diminuição de 8% no número de viagens em dias úteis.

O Consórcio, enquanto órgão gestor do transporte público, vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros. A depender dos rumos dados à manifestação, o Grande Recife poderá tomar outras medidas ao longo do dia.".


Operação desarticula quadrilha voltada a roubo de cargas em PE
Ao todo, são cumpridos 21 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Outra operação mira outra quadrilha envolvida em tráfico de drogas.

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta terça-feira (22), uma operação de repressão qualificada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para a prática de roubo de carga no Estado. Ao todo, são cumpridos 21 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão na Operação Barra Azul, presidida pela delegada da Delegacia Seccional de Caruaru, Polyanne Farias.

A organização também era voltada aos crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os trabalhos investigativos começaram em agosto de 2017 e os mandados são cumpridos nas cidades de Recife, Bezerros, São Caetano e Gravatá. Segundo o gerente operacional da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), o delegado Nelson Souto, motoristas forneciam informações aos integrantes da quadrilha.

“Esses motoristas davam informações privilegiadas aos criminosos. Além disso, cinco presos mantinham contato de dentro do sistema penitenciário”, detalhou Souto. As atuações aconteciam nos municípios de Recife, Gravatá, São Caetano, Bezerros. "Não havia uma escolha específica, era carga generalizada de diversos produtos", completou.

"Acreditamos que com a desarticulação haverá uma redução nos casos de cargas roubadas e homicídios”, afirmou o chefe da Polícia Civil, o delegado Joselito Kerhle. “Já foram mapeados e responsabilizados integrantes por dez homicídios e, durante as investigações, sete homicídios foram evitados”, finalizou.

Operação Fidúcia

Uma outra operação, nomeada "Fidúcia", que faz referência ao modo ousado como alguns integrantes da associação criminosa atuavam, cumpre 13 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão domiciliar em Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul, na Operação Fidúcia.

A quadrilha também é voltada para os crimes de associação criminosa, roubo majorado (quando há uso de violência), furto qualificado, apropriação indébita qualificada e comunicação falsa de crime. As investigações tiveram início em outubro de 2017 e foram presididas pelo titular da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DPRFC), o delegado Edmilson Batista.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu