Generalidades Notícias, número 56:

Mundo
Washington diz a Seul que segue disposto em continuar diálogo com Pyongyang
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, transmitiu nesta sexta-feira para a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, a "clara vontade" de Washington em continuar o diálogo com Pyongyang, apesar da decisão de cancelar a cúpula.

Em uma conversa telefônica, Pompeo explicou a Kang "o contexto após o anúncio (do presidente americano, Donald Trump, ontem) e a atual posição dos EUA em detalhes", diz o comunicado do ministério sul-coreano.

Durante a ligação, Pompeo "ressaltou que existe uma clara vontade de continuar dialogando com a Coreia do Norte" e ambos pediram que se "mantenha os esforços para criar as condições que permitam uma futura reunião" entre Washington e Pyongyang.

Por sua parte, Kang lamentou que a cúpula não seja realizada no dia 12 de junho, em Cingapura, como estava previsto e destacou a necessidade de manter vivo o espírito da cúpula intercoreana do final do mês passado e a janela de diálogo aberta entre a Coreia do Norte e EUA.

Na mencionada cúpula de abril os líderes das duas Coreias, Moon Jae-in e Kim Jong-un, assinaram uma declaração se comprometendo em trabalhar para estabelecer a paz e a "desnuclearização total" na península.

Kang e Pompeo também falaram sobre o comunicado de Pyongyang após o anúncio de Trump, onde o regime diz estar disposto a falar com os EUA a qualquer momento.

Segundo eles, o texto assinado hoje pelo vice-chanceler norte-coreano Kim Kye-gwan, reflete a "forte expectativa" de diálogo com os Estados Unidos que mantém o regime.


Atentado a bomba deixa 15 feridos em restaurante no Canadá
Dois desconhecidos explodiram uma bomba dentro de um restaurante indiano, nos arredores de Toronto (Canadá), provocando ferimentos em 15 pessoas, sendo que três delas estão em estado grave, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelas autoridades locais.

O restaurante em que a bomba explodiu na noite de quinta-feira está localizado na cidade de Mississauga, na região de Peel (Ontário).

A Polícia Regional de Peel informou que os dois sujeitos entraram no restaurante por volta das 22h30 (hora local) e "detonaram uma bomba caseira" antes de fugir.

Uma imagem das câmeras de segurança divulgada pela polícia através do Twitter mostra os dois sujeitos entrando no restaurante encapuzados e com todas as partes do corpo cobertas.

Por conta da explosão, 15 pessoas ficaram feridas, que foram levadas para hospitais da região, de acordo com informações do Serviço Paramédico Regional de Peel.

Três vítimas apresentavam "ferimentos graves" e foram transferidos para centros de traumatologia.


Brasil
Delúbio Soares se apresenta à PF e vai cumprir pena na Papuda
Juiz Sergio Moro, que determinou prisão em processo da Lava Jato, autorizou que ex-tesoureiro do PT fique em Brasília, onde tem parentes, e não em Curitiba

O juiz federal Sergio Moro autorizou que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares comece a cumprir na Penitenciária da Papuda sua pena de 6 anos de prisão por lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato. O petista se apresentou à Polícia Federal em São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 24, e vai ser transferido para a capital federal.

Na decisão, Moro afirma que a continuidade de Delúbio na Papuda deve ser autorizada pela 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal. A defesa do ex-tesoureiro do PT alega que seus familiares moram em Brasília.

O petista teve prisão decretada por Moro na quarta-feira, 23, pouco depois de o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) negar os embargos de declaração do ex-tesoureiro e de outros réus – o operador Enivaldo Quadrado, o economista Luiz Carlos Casante e o empresário Natalino Bertin.

Ao final do voto, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF4, determinou “o início do cumprimento das penas por estarem esgotados os recursos em segundo grau”.

Delúbio já havia sido condenado no escândalo no mensalão. O ex-tesoureiro pegou 6 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto por corrupção ativa e foi preso em novembro de 2013. Menos de um ano depois, em setembro de 2014, ele passou para o regime aberto.
Empréstimo polêmico

Esse processo contra Delúbio é um desdobramento do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões tomado pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em outubro de 2004. O dinheiro era destinado ao PT, segundo a força-tarefa da Lava Jato.

Em março, o TRF4 julgou a apelação criminal de Ronan Maria Pinto, Natalino Bertin, Enivaldo Quadrado, Delúbio Soares e Luiz Carlos Casante. Eles tiveram as condenações por lavagem de dinheiro confirmadas pela 8ª Turma. A pena para de Delúbio subiu de cinco anos para seis.

Apenas Ronan teve a condenação em 5 anos mantida pela Corte – os demais tiveram a pena aumentada “com base na culpabilidade negativa, ou seja, no fato de os réus terem condições sociais e intelectuais de reconhecer e resistir à prática do ilícito e, ainda assim, praticá-lo”.

A turma manteve a absolvição do jornalista Breno Altman e do executivo Sandro Tordin também denunciados neste processo por lavagem de dinheiro.
Como ficaram as penas na apelação:

Luiz Carlos Casante

lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos e 6 meses para 5 anos de reclusão, em regime inicial fechado;

Ronan Maria Pinto

lavagem de dinheiro. A pena foi mantida em 5 anos de reclusão em regime inicial fechado;

Enivaldo Quadrado

lavagem de dinheiro. A pena passou de 5 anos para 6 anos de reclusão em regime inicial fechado;

Delúbio Soares

lavagem de dinheiro. A pena passou de 5 anos para 6 anos de reclusão, em regime inicial fechado;

Natalino Bertin

lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos para 4 anos e dois meses de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Defesas

Em nota, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, que defende Delúbio, afirmou: “A defesa de Delúbio Soares reafirma que ele nunca pediu ou anuiu que fosse feito qualquer empréstimo pelo Banco Schain ao PT ou a qualquer outra pessoa. Até poderia ter feito em nome do PT, sem qualquer impedimento, mas não o fez. Os próprios donos do banco afirmaram isso em Juízo. Provará que é inocente perante os Tribunais Superiores, onde espera ser julgado com isenção e imparcialidade, o que infelizmente não tem ocorrido. É um risco para toda a sociedade se condenar por presunção. Em nenhum momento se indicou no processo algum ato de Delúbio para ‘lavar dinheiro’, apenas se presumiu que ele ‘deveria saber’ que houve lavagem de dinheiro. A Constituição prevê que, na dúvida, a presunção é em favor do cidadão, mas os tempos atuais são outros, infelizmente há uma absurda inversão dessa regra. Até mesmo considerá-lo reincidente por um fato acontecido antes do processo do mensalão se fez, para prejudicá-lo. Apesar de tudo isso, segue confiante na Justiça brasileira, que há de reparar essas injustiças o quanto antes, não permitindo que se submeta a uma pena ilegal em regime fechado”.

A defesa de Ronan Maria Pinto afirmou que vai “analisar a íntegra da decisão do TRF4 e, somente então, poderão ser decididos os próximos passos da defesa que, de qualquer forma, continuará buscando provar o não envolvimento de Ronan Maria Pinto.”

Gilmar Mendes prorroga investigações contra Aécio e Anastasia

Polícia Federal pediu prorrogação do prazo para concluir investigações sobre pagamento de "vantagens indevidas" pela Odebrecht em 2010

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou estender por mais 60 dias o prazo das investigações em inquérito aberto contra os senadores do mineiros do PSDB Aécio Neves e Antonio Anastasia. O pedido é do delegado da Polícia Federal Marlon Cajado, que comanda a investigação, instaurada com base na delação de ex-executivos da Odebrecht.

Os colaboradores revelaram que, em 2010, a pedido de Aécio, pagaram 5,4 milhões de reais em “vantagens indevidas” para a campanha de Anastasia ao governo de Minas. Os delatores contaram ainda que, também por solicitação de Aécio, quando ainda era governador, desembolsaram em 2009 1,8 milhão de reais para a campanha de Anastasia.

Segundo o delegado da PF, o prazo maior é necessário para ouvir o depoimento de Oswaldo Borges da Costa Filho, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), também investigado no inquérito. Uma análise e eventual perícia em dados do ‘my web day’ e ‘Drousys’, sistemas de comunicação e contabilidade de propinas da Odebrecht, também é listada como uma das pendências da investigação.


Pernambuco
Devido à falta de combustíveis, Compesa pede uso racional de água
A empresa informou que está preocupada com o transporte de produtos químicos, mas montou estratégia para estocar os produtos

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu nesta quinta-feira (24) alerta a população pernambucana para o uso racional de água. Devido à paralisação dos caminhoneiros, provocada pela alta dos combustíveis, a Compesa anunciou que montou estratégia para estocar os produtos químicos usados no tratamento da água, mas está "preocupada com a duração da greve, uma vez que os caminhões carregados com produtos químicos não estão conseguindo chegar ao seu destino".

A Compesa esclareceu ainda na nota enviada à imprensa que "os serviços de manutenção nas redes de abastecimento de água(vazamentos de água e extravasamento de esgoto) começaram a ser afetados pela escassez de combustíveis e, como consequência, as equipes não conseguem executar os trabalhos no ritmo habitual".

Dessa forma, a empresa informou estar priorizando a execução dos serviços de grande porte, como as emergências em adutoras, assim como os serviços de campo e as manobras (controle do abastecimento nos bairros). A realização de novas ligações, restabelecimentos de ramais, fiscalizações comerciais, dentre outros, estão suspensos temporariamente.

A Compesa informou ainda que, apesar da greve dos caminhoneiros, está mantendo todos os esforços para manter o abastecimento de água no Estado, contemplando cerca dos seus sete milhões de clientes.

Universidades da RMR mantêm suspensão de aulas nesta sexta
Com o objetivo de minimizar os transtornos de alunos, professores e profissionais administrativos, as universidades manterão a suspensão de suas atividades
Devido ao comprometimento no abastecimento de combustível por causa da permanência de greve dos caminhoneiros e da redução do transporte público, algumas faculdades da Região Metropolitana do Recife anunciaram a suspensão das aulas nesta sexta-feira (25).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manterá a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no campi Recife, Vitória e Caruaru nesta sexta. A Administração Central, no entanto, afirma que os serviços essenciais, como o do Hospital das Clínicas, serão mantidos em sua integridade.

Com o cancelamento das aulas, os Restaurantes Universitários da UFPE no Recife e Centro Acadêmico do Agreste (CAA) estarão fechados. Já a Biblioteca Central informou que o material sob empréstimo, com devolução programada para essas quarta (23), quinta (24) e sexta (25) terá o prazo prorrogado para a próxima segunda-feira (28) sem cobrança de multa. A UFPE reiterou ainda que as entrevistas e os demais atendimentos dos serviços oferecidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) não realizados nesses dois dias serão reagendados.

A Administração Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também comunicou, no final da tarde desta quinta, que não haverá expediente na Instituição nesta sexta-feira (25). A decisão é válida para os campi Recife/Sede, Cabo de Santo Agostinho (UACSA), Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), além do Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai). A UFRPE informou ainda que haverá, nesta segunda-feira (28), um novo posicionamento sobre o funcionamento da instituição.

A Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu cancelar atividades acadêmicas e administrativas dos seus 15 campi. A medida é válida para os turnos da manhã, tarde e noite. A UPE informou ainda que está acompanhando os acontecimentos e que emitirá um novo posicionamento na próxima segunda-feira (28).

A universidade se posicionou ainda quanto às atividades assistenciais das unidades do Complexo Hospitalar da UPE. De acordo com a nota, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) "manterão em seu máximo as atividades, em respeito aos pacientes que compareçam às unidade de saúde".

Em relação às aulas e atividades administrativas desta sexta, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também anunciou que, em virtude da falta de previsão quanto ao retorno da normalidade, decidiu manter a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos três turnos. A Unicap informou ainda que divulgará, na noite desta sexta, novo posicionamento sobre as aulas deste sábado (26).


Notícias de São Lourenço
Prorrogação de ponto facultativo nesta sexta 25

Considerando a continuação da crise de abastecimento de combustíveis, decorrente da paralisação dos caminhoneiros em protesto contra o aumento do preço do diesel, a Prefeitura de São Lourenço da Mata decidiu decretar ponto facultativo também nesta sexta-feira 25 de maio, assim como nesta quinta-feira 24.

O prefeito Bruno Pereira aproveita para informar que os serviços de transporte essenciais na área de Saúde, como ambulâncias, Samu, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e deslocamento de pacientes que fazem hemodiálise e de mães e crianças portadoras de microcefalia continuam mantidos, mediante estoque reservado pela Prefeitura Municipal nos postos de combustíveis da cidade. No aguardo da resolução do impasse, a administração municipal se pronunciará novamente caso os problemas não sejam solucionados.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu