A capital nacional do pau-brasil terá quatro dias de palestras, ações educativas e oficinas
“Defender e preservar o meio ambiente - tarefa de todos”. Este é o tema escolhido pela Prefeitura de São Lourenço da Mata para as atividades da Semana do Meio Ambiente 2018, que tem início nesta terça-feira 5. Conhecida como a capital nacional do pau-brasil, a cidade terá uma programação repleta de palestras, de ações educativas e de oficinas. Para concluir o evento, uma plantação de mudas será feita na sexta-feira 8, com o objetivo de criar um bosque de pau-brasil no município.
Organizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), a abertura do evento ocorre na manhã desta terça-feira 5, na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, no Centro de São Lourenço da Mata. No mesmo dia, a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Rejane Strieder Centelhas profere palestra sobre os impactos negativos da poluição sonora. Para conscientizar a população sobre esse mesmo assunto, a Adesma realiza uma ação educativa no centro comercial do município.
No segundo dia da programação, a secretária da Coleta Seletiva do município de Jaboatão dos Guararapes, Kelly Sales, discute a importância da coleta seletiva para o meio ambiente. Ainda está prevista para esta mesma quarta-feira 6 a realização das oficinas de reciclagem de óleo de cozinha, de pneus e de garrafas PET. Todas as atividades do dia acontecem no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), no Centro da cidade.
O professor do Codai-UFRPE Francisco Neto conversa sobre a agricultura familiar como alternativa para a produção rural do município na quinta-feira 7. O dia também conta com oficinas de pintura sustentável.
Para finalizar, no dia 8, a Semana do Meio Ambiente, a presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão, ministra uma palestra sobre São Lourenço da Mata como capital da árvore que deu origem ao nome da nação brasileira, que ocorre no Codai-UFRPE de Tiúma. No local ainda serão plantadas cerca de 200 mudas para a criação de um bosque de pau-brasil
CAPITAL - A cidade de São Lourenço da Mata é conhecida nacionalmente como a Capital do Pau-Brasil. “Aqui havia a maior incidência de pau-brasil e de uma qualidade tão superior, que regulava o preço no comércio europeu", explica Ana Cristina Roldão, presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil.
Algumas árvores foram encontradas em uma área remanescente da Mata Atlântica, onde hoje está instalada a Estação Ecológica de Tapacurá, sob a gerência da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No local, um bosque com 50 mil mudas da espécie foi plantado. Começava um desafio de salvar um símbolo do País, que estava a um passo da extinção.
Programação
Dia 05/06
Abertura do evento
Horário: 9h
Local: Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos
Endereço: Rua Doutor Pedro Augusto Correia de Araújo, s/n - Centro
Palestra: A poluição sonora e seus impactos negativos
Palestrante: Rejane Strieder Centelhas - Promotora do MPPE
Horário: 13h às 14h
Local: Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos
Ação Educativa de combate à poluição sonora
Horário: 15h
Local: Centro comercial do município
Dia 06/06
Palestra: A importância da coleta seletiva
Palestrante: Kelly Sales - Secretária da Coleta Seletiva de Jaboatão dos Guararapes
Horário: 9h às 10h
Local: Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai-UFRPE)
Endereço: Av. Dr. Luiz Correia de Araújo, 643 - Centro
Oficinas:
Reciclagem de óleo de frituras
Local: CodaiI-Centro - Sala 1
Reciclagem de pneus
Local: Codai-Centro - Sala 2
Reciclagem com garrafas PET
Local: Codai-Centro - Sala 3
Horários das oficinas: 14h às 16h
Dia 07/06
Palestra: A agricultura familiar sustentável: uma alternativa para a produção rural de São Lourenço da Mata
Palestrante: Francisco Neto - Professor do Codai-UFRPE
Horário: 9h às 10h
Local: Sindicato dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar
Endereço: R. Armando Braga, 53 - Centro
Oficinas:
Pintura verde - uso (responsável) e sustentável dos pigmentos
Local: Laboratório de artes do CODAI-UFRPE (Centro)
Dia 08/06
Palestra: A cidade de São Lourenço da Mata como Capital do Pau-Brasil
Palestrante: Ana Cristina Roldão - Presidente da Funbrasil
Horário: 9h às 10h
Local: Codai-UFRPE (Tiúma)
Endereço: Rodovia PE 005, KM 25, 4000 - Tiúma
Plantio de Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Bosque Codai-Pau-Brasil com alunos do Codai, rede municipal e Sesc.
Horário: 10h
Local: CodaiI-UFRPE (Tiúma)
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço da Mata
0 Comentários