Viviane Diniz - Cuidados com beijos em bebês:

Beijo em bebês pode transmitir de gripe a doenças fatais; veja cuidados:

Bebês precisam de carinho e proteção, isso significa muitas vezes ser "o chato" e impedir um beijo. A fragilidade de seu organismo facilita o contágio por vírus, fungos e bactérias que podem estar presentes na saliva de crianças mais velhas e adultos. Em casos mais raros, podem provocar quadros graves e levar à morte.

Recentemente nos EUA, um bebê de 18 dias morreu em decorrência de uma encefalite (inflamação no cérebro) provocada pelo vírus da herpes transmitido por um beijo.

Para prevenir de doenças, é necessário impedir a aproximação de pessoas com sintomas de herpes, gripes e resfriados e evitar que salivas alheias cheguem à boca do bebê.

Selinho não deve ser dado por ninguém. As mãos também não são para serem beijadas, já que o bebê pode colocar elas na boca. "O melhor lugar para beijar são os pés e a testa", diz Mariane Cordeiro Alves Franco, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Esses cuidados devem ser tomados principalmente nos dois primeiros meses de vida, quando a criança conta apenas com as defesas naturais adquiridas durante a gestação, e até os seis meses, período em que são dadas as primeiras vacinas.

Quanto menorzinho o bebê, maiores são os riscos. O aleitamento materno e a correta higiene pessoal são importantes justamente para que a criança adquira anticorpos contra doenças.

As recomendações incluem ainda evitar aglomerações e lavar as mãos com água e sabão antes de segurar o bebê no colo.

Dentre os males mais comuns que podem ser causados pelo beijo, tosse, espirro ou contato com objetos contaminados estão as infecções na garganta, ouvido e boca, gripe, resfriado e herpes. Bebês muito pequenos podem pegar o vírus sincicial respiratório, que pode levar a graves consequências em prematuros.

Meningite é risco

Beijar um bebê pode passar também mononucleose infecciosa (também conhecida como doença do beijo) e monilíase oral (o famoso sapinho, causado por fungo). Vírus, fungos e bactérias podem ainda causar pneumonias, inflamações nas meninges e no encéfalo - caso mais raro, porém mais grave.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu