Jefferson Andrade - Dois Jair Bolsonaro?

O ser humano é complexo. A união de vários fatores internos e externos, possibilita a constante mudança de personalidade e ação. A potência é o canal externo, que ao final se materializa em ato. Os elementos externos têm a possibilidade de influir no pensamento e agir do sujeito.

Ontem tivemos a experiência prática desse enunciado. O candidato Jair Bolsonaro participou de duas entrevistas. A primeira na Rádio Bandeirantes e a segunda, no programa Roda Viva. Quem pôde assistir, e realizar um comparativo, percebeu que os agentes externos (jornalistas), agiram de forma antagônicas.

Na entrevista à rádio Bandeirantes perguntas voltadas para o projeto Brasil, foram apresentadas e discutidas, os interlocutores tinham a nítida função de fazer o candidato falar sobre o projeto político, na economia, educação e segurança.

No programa Roda Viva, o despreparo dos jornalistas, e o ataque pessoal ao candidato ficou evidente durante todo o programa. A função deles era desestabilizar o Jair Bolsonaro. Perguntas de pautas ideológicas e progressistas, baseadas em fonte duvidosa (Wikipédia), o contumaz retorno a 1964 e período escravocrata, foram as “bases” da inquisição do canal da cultura.

Contudo, o entrevistado não se desestabilizou, o que foi uma surpresa para os jornalistas e, para grande parcela do próprio eleitorado do candidato. Alguns esperavam um “fiasco”, “deslize”, etc. E não aconteceu.

Porém ficou perceptível “dois” Jair Bolsonaro.

O primeiro, um candidato que apresentou propostas, respondeu de forma clara reformas, posições econômicas e políticas. No segundo, um Bolsonaro, que mais se defendeu que apresentou propostas, não por erro dele, mas por vício ideológico dos jornalistas.

O segundo foi colocado à prova para desestabilizar o vocabulário ou a estabilidade emocional, e se saiu bem. Os “jornalistas de Wikipédia”, não conseguiram desestabilizar e provocar perguntas sem respostas, e apenas eles saíram de humilhados, e com atestado de incompetentes em rede nacional.


Jefferson Andrade:
Advogado, Professor e
Coordenador do Grupo de Estudo Olavo de Carvalho PE

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu