Pedro Henrique Medeiros - MBL e os perfis excluídos pelo Facebook:

Enquanto aguardamos o Facebook fornecer as informações solicitadas pelo procurador da República Ailton Benedito de Souza sobre a exclusão de páginas e perfis [1], eu gostaria de compartilhar com vocês a minha tese sobre o conteúdo da resposta que a equipe do Suckerberg vai fornecer, caso realmente acate o que o inquérito requisitou.

Acho importante citar que considero falsa, ou pelo menos equivocada, a premissa de que o elo de ligação entre as 196 páginas e os 87 perfis excluídos seja o fato de serem páginas 'de Direita'. É temeroso afirmar isso pelo simples fato de que a lista completa com as páginas e perfis removidos ainda não foi divulgada. Até a conclusão deste texto, só sabemos a respeito de uns 20 nomes, no máximo. Logo não é possível inferir a qual ideologia ou espectro político pertençam todos os excluídos, nem a maioria (que corresponderia a mais de 140 nomes da lista, num total de 283 perfis e páginas) [2].

Na minha tese, o elo de ligação é um fake chamado Luciano (Henrique) Ayan, cujo nome verdadeiro eu não vou citar, mas que pode ser facilmente descoberto, hoje, no Google [3]. O que ocorre é que a agência Reuters, que primeiro noticiou o fato, traz em seu site a informação de que foram retiradas do ar 'páginas e perfis ligadas ao MBL' (SIC) [4], mas não informa que Ayan é o responsável pela parte de Tecnologia da Informação da organização, e da parte de hospedagem de sites provavelmente, além de ser sócio de dois membros do movimento em empresas registradas com CNPJ [5].

Essa ligação entre o fake e o MBL foi veementemente negada pelo movimento, quando Ayan foi acusado de espalhar fake news sobre a vereadora do PSOL, Marielle Franco, que foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro [6]. Mas essa parceria de sucesso posteriormente foi desmascarada, a identidade verdadeira do Ayan foi descoberta, ele admitiu o nome [7] e, agora, MBL e Ayan assumem a parceria publicamente, na maior cara de pau [8].

Ayan era dono da página Ceticismo Político e da página Luciano Ayan, que foram retirados do ar pelo Facebook após grande repercussão nacional a respeito de mentiras e boatos (fake news) inventados e espalhados sobre a vereadora do PSOL [9]. O perfil pessoal dele também foi excluído. O site do Ayan era hospedado em países estrangeiros que, diferentemente do Brasil, não estão obrigados a fornecer a identidade da pessoa que utiliza seus servidores, impedindo que o responsável seja rastreado em caso de crimes cometidos.

Ayan usava um perfil fake com um pseudônimo (Luciano Henrique Ayan) para administrar a página Ceticismo Político. Ambos foram removidos e seus conteúdos excluídos da plataforma. Quanto aos sites, o 'Luciano Ayan ponto com' foi excluído da Internet pela justiça, e o conteúdo do site 'Ceticismo Político ponto com' foi ocultado (pelo Ayan, provavelmente), para preservá-lo da também exclusão pela justiça, imagino eu.

Acredito que assim que foi incorporado ao MBL, Ayan disponibilizou para a organização seus macetes para a galera ficar fora do radar, caso alguém tentasse derrubar os sites deles, e para dificultar a identificação dos autores caso tivessem problemas com a justiça. Ayan permaneceu anônimo no episódio da Marielle até o momento em que alguém descobriu a identidade dele e jogou na net, o forçando a mostrar o rosto. Do contrário, ele estaria nas sombras até hoje. Mas essa tática não funciona para perfis e página do Facebook.

Ayan possui um longo histórico na Internet, e deixou um rastro de pessoas doidas para descobrir o seu nome verdadeiro. Nos tempos do Orkut, ele se dizia ariano, que era médico, rico e morava na Alemanha [10]. Hoje sabemos que mora em São Paulo, é moreno, careca, dirige um Ômega CD e trabalha com TI. Já era mentiroso desde aquela época.

Também acho equivocada a premissa de que são páginas 'Conservadoras', uma vez que grande parte dos perfis e páginas removidas que temos conhecimento até o presente momento estão ligadas ao MBL, que é liberal, e não conservador. Essas páginas, inclusive, atacam constantemente o único candidato conservador à presidência da República: Jair Messias Bolsonaro. Os liberais comungam com a Esquerda de toda a agenda cultural, divergindo apenas em relação ao mercado: livre para os liberais, regulado para os socialistas [11].

A página 'A Reunião', do Enio Mainardi (pai do Diogo Mainardi), foi incluída na lista. Esta pode ser considerada 'de Direita', mas é forçado dizer que era Conservadora. Acredito que a página do Enio foi retirada do ar porque o Ayan era um dos administradores, em se provando isso, haveria mais uma vez a ligação do Ayan com o ocorrido.

A página 'Rio Conservador' foi colocada na lista dos excluídos, mas recebi um print que mostra simpatizantes do MBL comemorando a queda da página Rio Conservador porque ela apoiava o Bolsonaro [12]. A página foi restaurada pelo Facebook hoje de manhã, provavelmente porque foi denunciada em massa como spam. Saiu do ar para verificação e retornou. Então não faz parte da lista.

A página 'Corrupção Brasileira Memes' (CBM) caiu há algumas semanas e é fato notório, todo mundo viu a reclamação no feed, mas está sendo incluída de forma oportunista nas listas que estão circulando, mesmo não tendo nada a ver com a história. Há boatos sobre sua ligação com o MBL a nível administrativo, mas acredito que apenas compartilhem da mesma fanbase.

Incluíram também na lista a página 'Bolsonaro Opressor', mas a exclusão desta página ocorreu há vários meses. Tanto é verdade que eles estão utilizando oficialmente a versão 2.0 da página desde meados de abril deste ano.

Vamos esperar sair a lista de páginas excluídas, mas posso apostar que as páginas Rio Conservador, Bolsonaro Opressor e Corrupção Brasileira Memes não estarão na nela. Eu duvido que tenha páginas conservadoras envolvidas na lista. As pessoas estão incluindo essas duas primeiras páginas em meio às páginas do MBL para que conservadores e eleitores do Bolsonaro adotem a campanha de protestos contra a rede, uma vez que o público liberal é ínfimo, e eles precisam da ajuda dos conservadores para fazer barulho.

Há vários relatos de membros do MBL que entraram em contato com conservadores de grande público com um "papo" de trégua, falando para se unir neste momento de censura, e que os próximos poderiam ser os conservadores. Até o Alexandre Borges saiu da tumba e correu pra pedir apoio ao Olavo, com um textinho cheio de mentiras. Acredito que tal qual Zé Dirceu é o cérebro por trás do PT, o fake Luciano Ayan é o cérebro por trás dessa estratégia do MBL de usar os conservadores.

Ao que parece, o MBL foi contratado pelo Flávio Rocha para cuidar da sua campanha à presidência do Brasil, e provavelmente Luciano Ayan estava diretamente ligado ao movimento Brasil 200 [13]. Basta que o Flávio Rocha mostre os recibos de pagamento ao MBL que provavelmente iremos encontrar algum serviço prestado pela empresa Yey inteligência LTDA, ou então pela Itframing Serviços de TI. Na primeira empresa, os sócios são Ayan e um dos fundadores do MBL, o cara do Bonde do Rolê que lançou a carreira do Pablo Vittar [14]. Na segunda, o sócio é um sujeito responsável pelas artes gráficas e de comunicação do MBL [15].

Meus palpites de prováveis motivos para a exclusão da página 'Brasil 200', do empresário dono da Riachuelo:
1- A página deve ter compartilhado algum link dos sites sinalizados como propagadores de fake news ('Ceticismo Político', 'O Diário Nacional', 'Jornal Livre' e 'Modo Espartano');
2- A página continha na sua administração algum membro do MBL que era, ao mesmo tempo, administrador das páginas supracitadas, gerando assim uma ligação indireta que levou à associação e posterior queda;
3- Em algum momento, o perfil do Ayan foi colocado com poderes de administrador na página do Brasil 200, igual ocorreu no caso da página do Enio Mainardi.

Não vou citar nomes, mas um dos líderes do MBL que também teve o perfil excluído foi visto dentro do jato do Flávio Rocha [16]. Basta observar a arte, o layout e o design dessas páginas e sites envolvidos na polêmica para rastrear que são todas do mesmo grupo, são memes e imagens feitas pelas mesmas pessoas, com os mesmos programas de computador, os mesmos editores de imagem, a mesma fonte, o mesmo estilo.

Sobre os perfis de membros do MBL que foram excluídos, acredito que caíram porque eram administradores de pelo menos uma das páginas que foram derrubadas por terem sido consideradas propagadoras de fake news ('Ceticismo Político', 'O Diário Nacional', 'Jornal Livre' e 'Modo Espartano'). Acredito que a justificativa que o Facebook vai utilizar para a exclusão desses perfis é a seguinte: punição por espalhar fake news e influenciar de forma enviesada o debate político nacional. A mesma da declaração oficial [17]

É bem provável que as páginas 'Ceticismo Político', 'O Diário Nacional', 'Jornal Livre' e 'Modo Espartano' eram administradas pelo Luciano Ayan e os servidores de seus respectivos sites estão em países que não fornecem os dados dos seus clientes, hospedados aos cuidados do consultor de TI.

Qual a fake news principal que causou toda essa celeuma? Aquele post da desembargadora Marília Castro Neves, falando que Marielle estava envolvida com bandidos e tal, e que foi disseminado na Internet tendo como ponto de partida o site Ceticismo Político [18]. Ayan viu ali uma oportunidade de ter milhares de acessos e colocou o post da desembargadora em seu site, com a desculpa de que estava apenas noticiando um fato. 


Para a justiça e para o Facebook, essa atitude dele configurou associação aos crimes de calúnia e difamação praticados pela desembargadora, porque ajudou a espalhar um boato para milhares de pessoas. A família e o partido (PSOL) de Marielle entraram com processos contra o Facebook e contra os responsáveis pela disseminação dos boatos [19]. Luciano Ayan é o principal alvo do processo.

Ou seja, Ayan montou um esquema com diversos sites fantasmas em servidores internacionais [20], com diversas páginas (uma para cada um desses sites), com diversos perfis fakes para administrar essas páginas, e nos sites ele postava notícias e análises políticas enviesadas, com títulos sensacionalistas (chamados click bait), atraindo milhares de leitores e lucrando em cima do adsense e das propagandas [21]. Ayan ampliou o esquema quando se aliou ao MBL. Após esta união, testaram uma nova forma de lucrar: minerar bitcoin nos computadores dos leitores, sem o seu consentimento, através do site Jornal Livre. O fato foi noticiado pelo pessoal do site e da página Vice [22].

Segundo o portal R7, o MBL também usava um aplicativo proibido para impulsionar suas publicações e aumentar a sua visibilidade, mais uma vez sem o consentimento dos usuários, burlando assim o algoritmo do Facebook [23]. Provavelmente o MBL utilizou esses dados inflacionados para montar uma apresentação de Power point, com gráficos de pizza e de colunas, e ofereceu a políticos um serviço que prometeria elegê-los, enganando os otários. O fracasso retumbante da campanha do Flávio Rocha prova que era tudo bravata [24].

Recentemente, Luciano Ayan foi entrevistado pelo programa Profissão Repórter, da Globo, cujo tema foi Fake News [25]. Ayan posicionou uma câmera e gravou o momento em que mostrava ao repórter da Globo várias fakes news praticadas pela emissora. O trecho, obviamente, não foi ao ar na TV, mas circulou nas redes sociais, tendo grande repercussão, graças à ajuda do MBL, que desde o processo tem feito de tudo para ajudar Ayan a se livrar da acusação, limpando assim a barra do grupo [26]. Mamãe (falei) Caguei entrevistou Ayan [27].

Acredito que isso tenha irritado a equipe da Rede Globo, que deve ter mexido uns pauzinhos para que o Facebook aplicasse uma punição exemplar como forma de retaliação ao fato de Ayan ter deixado seu repórter sem jeito. A equipe do Facebook deve ter feito um monitoramento dos amigos do Ayan, das páginas que ele era adm e dos sites que utilizava, daí fechou uma lista e passou o facão. Ayan foi o causador de tudo isso. O Facebook usou o episódio da vereadora e a elasticidade do termo Fake News para ter respaldo e punir os envolvidos.

Eu peguei para ler o processo que foi movido e apresentado no dia 27 de março de 2018, por Anielle Silva e Mônica Benício, respectivamente irmã e companheira de Marielle Franco, contra o Facebook, para que o site tirasse do ar as postagens contra a deputada do PSOL, para que o Facebook informasse os nomes dos envolvidos, fonecesse o IP do Ayan e informasse se Ayan e MBL pagaram posts patrocinados para espalhar os boatos [28]. A Justiça do Rio de Janeiro acatou na íntegra a ação movida por meio do escritório EJS Advogadas e o juiz responsável foi Jorge Jansen Counago Novelle, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do estado no mesmo dia [29]. O processo cita o valor de 1 milhão de reais. Daí vocês entendem o desespero do Ayan e do MBL ao pedir ajuda dos Conservadores.

Como eu descobri esse processo e essa decisão? Porque eu vi esquerdistas falando que o professor Olavo estava envolvido [30]. Então tive que ler toda a peça e toda a decisão. É citado no processo que uma página do Facebook de nome "Olavo de Carvalho" compartilhou uma 'Fake news' (SIC) sobre a vereadora do PSOL que foi assassinada no Rio de Janeiro. O mesmo processo que pede indenização no valor de 1 milhão de reais.

Páginas de Esquerda no Facebook veicularam o documento e a impressão que se ficou era a de que a tal página no processo era a fanpage oficial do professor [31]. Eu não duvido que algum processo seja movido contra o professor Olavo caso ele não esclareça que a página citada no processo não é a página oficial administrada por ele, mas que se trata de uma página não oficial que utiliza o nome dele [32]. Para evitar essa confusão e para alertar o professor, eu enviei para ele, no dia 12 de maio de 2018, um e-mail informando o que estava acontecendo.

Basta ver quem está encabeçando a campanha em nome de uma suposta censura para entender a estratégia. Até o Alexandre Bloques saiu da tumba, fez textão e correu pedindo ao Olavo para compartilhar [31]. Mas esse texto Alexandre Bloques eu vou analisar à parte, mais tarde, num outro post, de forma bem minuciosa, para explicar a estratégia maliciosa criada para ludibriar o professor Olavo, que envolve diretamente uma vingança contra a minha pessoa e as denúncias que venho fazendo no meu perfil [32] [33] [34]. Ou seja, é estratégia. E geral está caindo no papo dos liberais.

Bloques aproveitou a oportunidade, sabendo que o professor não iria negar o pedido (uma vez que se tratava de uma suposta censura contra páginas conservadoras e de Direita) e enxertou de forma maliciosa no meio do texto uma versão mentirosa sobre o motivo dele ter sido visto no evento de lançamento do Dória à presidência do Brasil. Todo mundo sabe que ele estava lá para conseguir uma boquinha e se vender como marketeiro de campanha. Borges não estava lá para angariar ajuda às causas da Direita p... nenhuma.

Concluindo: Toda a celeuma gira em torno de Ayan, seus perfis falsos, suas páginas, seus sites em servidores estrangeiros, sua reprodução de fake news sobre a vereadora do PSOL, sua ganância e sua ligação com o MBL. 
...

[1] http://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-cobra-explicacoes-do-facebook-sobre-remocao-de-196-paginas-e-87-perfis

[2] https://br.newsroom.fb.com/news/2018/07/garantindo-um-ambiente-autentico-e-seguro/

[3] https://m.oglobo.globo.com/rio/dono-de-site-que-amplificou-noticias-falsas-sobre-marielle-revela-identidade-diz-que-atua-para-guerra-politica-22523688

[4] https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN1KF1MI-OBRTP

[5] https://painelpolitico.com/dono-de-pagina-de-fake-news-sobre-marielle-e-socio-de-dirigente-do-mbl/

[6] https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/2018/03/e-mail-reforca-elo-do-mbl-com-site-que-amplificou--fake-news-1014124292.html

[7] https://www.ceticismopolitico.org/carta-aberta-de-luciano-ayan-aos-leitores/

[8] https://noticias.r7.com/brasil/dono-de-pagina-de-fake-news-sobre-marielle-e-socio-de-dirigente-do-mbl-26032018

[9] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/03/facebook-remove-pagina-ligada-ao-mbl-que-divulgou-noticias-infundadas.shtml

[10] https://blogdomensalao.wordpress.com/2012/08/14/luciano-ayan-uma-breve-biografia-de-troll-no-orkut-a-lider-conservador-fake/

[11] https://youtu.be/L4ClaPcp1k8

[12] https://twitter.com/SPapaiano/status/1022329496714792962?s=19

[13] https://epoca.globo.com/politica/noticia/2018/03/flavio-rocha-o-candidato-do-mbl.html

[14] http://www.heloisatolipan.com.br/musica/a-cara-por-tras-dos-sucessos-o-produtor-musical-rodrigo-gorky-fala-sobre-trabalhar-com-pabllo-vittar-luiza-possi-e-banda-uo-nao-da-para-fazer-mais-do-mesmo/


[15] http://m.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/4/og/1/materia/536049/t/dono-de-pagina-de-fake-news-sobre-marielle-e-socio-de-dirigente-do-mbl

[16] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2192573444306183&id=1820793861484145

[17] https://br.newsroom.fb.com/news/2018/07/garantindo-um-ambiente-autentico-e-seguro

[18] https://m.extra.globo.com/casos-de-policia/desembargadora-acusa-marielle-franco-de-engajamento-com-bandidos-22500347.html

[19] https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/partido-de-marielle-vai-processar-magistrada-e-rastrear-noticias-falsas-17032018

[20] https://catracalivre.com.br/cidadania/marielelle-a-origem-das-mentira-leva-um-site-fantasma/

[21] https://m.oglobo.globo.com/rio/como-ganhou-corpo-onda-de-fake-news-sobre-marielle-franco-22518202

[22] https://www.vice.com/pt_br/article/evpw34/o-site-jornalivre-esta-explorando-seu-computador-sem-voce-saber?utm_source=MBfacebr

[23] https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/mbl-teria-burlado-sistema-para-impulsionar-posts-no-facebook-30032018

[24] https://istoe.com.br/flavio-rocha-desiste-de-candidatura-a-presidencia/

[25] https://youtu.be/zzSFLNQBVJU

[26] https://youtu.be/QQSvPyyFonw

[27] https://youtu.be/24PQ_j8Ghxg

[28] https://bit.ly/2pN1Kk5

[29] https://bit.ly/2pLyTeQ

[30] https://www.facebook.com/todd50/photos/a.770001549718990.1073741828.767812896604522/1825668777485590/?type=3&theater

[31] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1556128531170765&id=100003208992196

[32] https://www.facebook.com/noticiasepoliticas/

[31] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10156451235852192&id=698992191

[32] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1735137653272375&id=100003284708737

[33] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1738333356286138&id=100003284708737

[34] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1738420016277472&id=100003284708737

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu