Generalidades Notícias, número 81:

Mundo

Ataque com faca deixa pelo menos 7 feridos em Paris


Sete pessoas ficaram feridas neste domingo em Paris, várias delas em estado grave, após serem atingidas com uma faca e uma barra de ferro por um homem que foi detido e se encontra inconsciente, segundo informou a emissora de televisão francesa "BMF", que acrescentou que, por enquanto, o caso não é tratado como um ataque terrorista.

Segundo uma avaliação inicial, um dos feridos recebeu um golpe na cabeça e foi transferido ao Lariboisière Hospital, no 10º distrito da capital, enquanto outros dois foram transferidos a dois hospitais na região de Paris.

O incidente ocorreu no 19º distrito de Paris por volta de 22h45 (horário local, 17h45 de Brasília) em frente ao cinema MK2 Quai de Loire, ao longo do canal de l'Ourcq.

Dois dos feridos são turistas britânicos que estavam na rua Henri Nogueres, os quais o suspeito atingiu com a faca, segundo a emissora francesa.

Pelo menos quatro dos feridos encontram-se em estado grave, segundo diversos meios de comunicação locais.

Por sua parte, o suspeito foi detido por uma equipe da Brigada do Crime.


Centenas de pessoas se manifestam após morte não esclarecida na Alemanha

Várias centenas de pessoas se manifestaram na noite deste domingo em Köthen, no leste de Alemanha, em protesto pela morte de um cidadão alemão em circunstâncias ainda não esclarecidas.

A passeata transcorreu de forma pacífica, depois que algumas autoridades pediram que população não participasse do protesto, embora alguns manifestantes tenham entoado lemas neonazistas.

"Resistência" e "Nós somos o povo" foram algumas das palavras de ordem cantadas pelos participantes da manifestação, na qual também foi possível escutar alguns gritos dirigidos contra representantes dos meios de comunicação que cobriam a marcha.

Um dos participantes usou em seu discurso o termo "guerra racial" e outras pessoas gritaram "Nacional-Socialismo agora", enquanto vários agentes da polícia monitoravam as ruas do centro da cidade pelas quais transcorria o protesto.

A passeata começou depois que se acenderam velas e se depositaram flores no lugar onde supostamente ocorreu o incidente que terminou com a morte de um jovem de 22 anos não identificado.

Em comunicado, a polícia de Saxônia-Anhalt indicou primeiro que o fato que causou o protesto aconteceu na noite de sábado para domingo e depois acrescentou em outra nota que a autópsia permitiu constatar que a vítima morreu de parada cardíaca.

A polícia declarou ainda que duas pessoas de nacionalidade afegã foram detidas e acrescentou que a parada cardíaca "não tem relação causal com os ferimentos sofridos " pelo jovem.

No entanto, ressaltou que um dos detidos é investigado por causar "ferimentos com consequências mortais".

A cidade de Köthen está situada ao noroeste de Leipzig e perto da cidade de Dessau-Rosslau, onde neste fim de semana foi realizado o congresso regional do partido ultradireitista Alternativa para Alemanha (AfD).

A marcha de protesto acontece quando se completam duas semanas de uma similar em Chemnitz, também no leste do país, que se seguiu à morte de um cidadão alemão de mãe cubana, Daniel H.

O incidente, pelo qual foram enviados à prisão preventiva um sírio e um iraquiano enquanto se busca uma terceira pessoa, supostamente também iraquiana, suscitou protestos de caráter xenofóbo na cidade, com participação de grupos de extrema-direita e neonazistas.



Brasil

Militantes realizam manifestações em apoio a Bolsonaro após ataque


Os apoiadores do candidato presidencial Jair Bolsonaro promoveram diversas manifestações neste domingo em algumas cidades do país para manifestar seu respaldo ao deputado, que foi esfaqueado na quinta-feira em um ato de campanha em Juiz de Fora.

Os militantes do Partido Social Liberal (PSL) responderam à convocação da legenda para que saíssem às ruas em defesa de Bolsonaro, já que o polêmico candidato, hospitalizado e sem previsão de alta médica, dificilmente voltará a participar de comícios até as eleições de 7 de outubro.

A principal manifestação aconteceu na manhã deste domingo na orla de Copacabana e reuniu cerca de mil pessoas, entre elas o deputado Flávio Bolsonaro, um dos filhos do candidato presidencial.

Em seu pronunciamento aos militantes, o filho de Bolsonaro assegurou que seu pai foi vítima do atentado porque praticamente já era dado como vencedor da disputa presidencial.

"Ele não será eleito por causa do ataque. Pelo contrário, foi esfaqueado porque já tinha sido eleito. Essa é a realidade, doa a quem doer", declarou.

"Eles queriam matar meu pai para tirá-lo da disputa ", acrescentou o deputado em um palanque improvisado em um caminhão que abria o desfile e no qual era visível um enorme letreiro com a mensagem "Eu repudio esse ato covarde".

Flávio Bolsonaro ainda aproveitou seu discurso para dizer que seu pai está se recuperando muito bem e já está caminhando.

"Nosso capitão está dando ordens do hospital, ao contrário dos que dão ordens da prisão", afirmou o deputado em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que luta nos tribunais para seguir na disputa presidencial.

Os manifestantes do Rio concluíram seu ato com uma oração coletiva para pedir pela rápida recuperação de Bolsonaro.

Outra grande concentração de seguidores do candidato presidencial do PSL aconteceu em Brasília e reuniu cerca de 800 pessoas, em sua maioria usando camisetas com o rosto de Bolsonaro e levando bandeiras do Brasil.

O ato em Brasília contou com a participação do general da reserva do exército, Augusto Heleno, um dos principais articuladores da campanha do ultradireitista.

O oficial, assim como Flávio Bolsonaro, insistiu que o atentado foi planejado por rivais políticos para evitar a vitória do candidato do PSL nas urnas e rejeitou as versões das autoridades, segundo as quais o agressor é uma pessoa com problemas psicológicos e que atuou de forma isolada.

"Não é um doente mental. Planejou tudo e é óbvio que havia outras pessoas envolvidas. Foi uma ação muito bem planejada, mas não conseguiram seu objetivo de tirar Bolsonaro das eleições porque Deus interveio", garantiu.


Barroso proíbe PT de apresentar Lula como candidato

Em decisão tomada neste domingo (9), o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luís Roberto Barroso proibiu a coligação "O povo feliz de novo" (PT/PC do B/Pros) de apresentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato ao Palácio do Planalto.

Se o partido descumprir a ordem, poderá ter suspensa sua propaganda no rádio e na televisão.

"Determino à Coligação "O Povo Feliz de Novo" e a Luiz Inácio Lula da Silva que se abstenham, em qualquer meio ou peça depropaganda eleitoral, de apresentar Luiz Inácio Lula da Silva como candidato ao cargo de Presidente da República e apoiá-lo na condição de candidato, sob pena de, em caso de novo descumprimento, ser suspensa a propaganda eleitoral da coligação, no rádio e na televisão", diz Barroso na decisão. No início de setembro, o TSE barrou a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa.

"Nada obstante, as sucessivas veiculações de propaganda eleitoral em desconformidade com o decidido revelam que a atuação da coligação se distanciou dos compromissos por ela assumidos, a exigir uma atuação em caráter mais abrangente", afirma Barroso em resposta a uma reclamação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral.

O ministro considera que "as sucessivas veiculações de propaganda eleitoral em desconformidade com o decidido revelam que a atuação da coligação se distanciou dos compromissos por ela assumidos, a exigir uma atuação em caráter mais abrangente".

Juíza determina quebra de sigilo telefônico de agressor de Bolsonaro

A Polícia Federal poderá rastrear ligações, mensagens e contatos feitos por Adélio Bispo de Oliveira antes de esfaquear o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, durante campanha em Juiz de Fora na última quinta-feira (6).

A autorização da quebra do sigilo telefônico do agressor foi dada neste sábado (8) pela juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, da 2ª Vara Federal de Juiz de Fora. Ontem (7) a juíza converteu a prisão em flagrante de Adélio em prisão preventiva, sem prazo determinado.

Adélio já está preso em um presídio federal na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Ele foi transferido hoje pela Polícia Federal. Para a Patrícia de Carvalho, solto, ele representa risco à sociedade e à ordem pública.



Pernambuco

Despedida de Graça Araújo é marcada por homenagens no Grande Recife


Amigos, parentes e colegas de profissão prestaram homenagens, neste domingo (9), à jornalista Graça Araújo, que morreu no sábado (8) após falência múltipla nos órgãos. O velório ocorreu no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. A comunicadora foi cremada durante uma cerimônia encerrada por volta das 16h30.

Durante a despedida, os amigos, colegas de trabalho e admiradores conquistados ao longo de três décadas de jornalismo se emocionaram ao falar da comunicadora. "Ela era muito exigente do ponto de vista de linha editorial, mas tinha um misto de seriedade e sensibilidade com a equipe de produção", comenta Carlos Moraes, gerente de jornalismo da Rádio Jornal, onde Graça apresentava o programa Rádio Livre.

No espaço, a jornalista também apresentava o quadro Consultório de Graça, em que ouvia médicos e especialistas da área de saúde para tirar dúvidas da população. "Eu acompanhava os programas dela e aprendi muito sobre a questão de saúde. É uma perda irreparável e eu fico até sem palavras", afirma o eletricista Severino João do Nascimento.

Unidos pelo carinho por Graça, fãs e amigos de diferentes religiões ouviram as palavras de um padre e um pastor, para minimizar a dor da perda. Em muitos momentos, quando não havia mais nada a ser dito, os aplausos para a profissional e mulher ecoavam no espaço em que a jornalista foi velada.

Profissionais da área, presentes no velório, lamentaram a perda para o cenário da comunicação no estado. “Uma grande perda no jornalismo em Pernambuco e para a comunicação no Brasil. O trabalho de Graça é sinônimo de competência, de seriedade”, destacou o diretor regional da TV Globo em Pernambuco, Iuri Leite.

Companheiro de rádio, o comunicador Geraldo Freire também relembrou a boa relação que tinha como amigo pessoal e colega de trabalho de Graça. "Todos os dias a gente discutia o futuro. Se estamos preparados pra o que vai acontecer. Na última conversa que tivemos, ela disse 'estou nos trinques', e aí morreu", lamentou.

Adepta de uma vida saudável, Graça também criou laços afetivos com profissionais de educação física com quem treinava. "Ela era super motivada e motivava também quem estava do seu lado. Correr ao lado dela, praticar atividade física ao lado dela, estar com ela ela era sempre muito alegre", relembra o treinador Deco Nonato, responsável por preparar a jornalista para provas de corrida. Depois do velório, houve uma cerimônia de cremação restrita à família e a amigos próximos.

Internação

Graça Araújo tinha 62 anos e treinava em uma academia na Zona Sul do Recife quando passou mal na noite da quinta (6). A jornalista foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Esperança, na Ilha do Leite, no Centro da Cidade. Na unidade de saúde, ficou constatado que ela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico extenso.

Graça Araújo deu entrada em estado grave e, na sexta (7), segundo a direção médica do hospital, o quadro clínico da jornalista evoluiu para gravíssimo e ela passou a respirar por aparelhos. O estado de saúde se manteve inalterado até manhã do sábado (8), segundo os médicos.

No entanto, pouco antes das 13h, a equipe médica notou a diminuição dos batimentos cardíacos de Graça. Ela não resistiu à falência múltipla de órgãos e faleceu às 12h55.


Cursos gratuitos de qualificação profissional oferecem 60 vagas no Grande Recife
Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife. As aulas, ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são nas áreas de mecânica de automóveis e vestuário. Ao todo, há 60 vagas disposníveis, sendo 30 para cada modalidade.

O cadastramento segue até a terça-feira (11), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), das 8h às 12h e das 13h às 16h. A secretaria fica na Avenida Belmino Correia, nº 3038, no bairro de Timbi.

Para se inscrever, o candidato precisa ter a idade mínima de 16 anos e comprovar que concluiu ou ainda frequenta atividades no Ensino Médio. Também é necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.

O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Prefeitura de Camaragibe. Após aprovação, o candidato deve se matricular na sede da secretaria. Para isso, é preciso levar as cópias dos documentos, na sexta-feira (14), das 8h às 15h.

As aulas têm início dia 17 de setembro, no Centro de Formação Profissional de Camaragibe.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe, Nívia Borba, ressalta que cursos como estes são importantes para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Segundo ela, existem oportunidades que não são preenchidas por falta de qualificação profissional.

Com informações de EFE, Folhape e G1pe

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu