Filipe Martins - Sobre o primeiro e o segundo turnos

01. Segundo o TSE, existem 147,3 milhões de eleitores aptos a votar no Brasil.
02. O Ibope e o FSB apresentam Bolsonaro com 31% desses votos, o que equivale ao apoio de 45,6 milhões de eleitores.
03. Em um cenário com abstenção similar à de 2014, Bolsonaro precisaria de 52,2 milhões de votos para vencer no 1° turno.
04. Confirmado esse cenário (de abstenção total de 29%), portanto, faltariam apenas 7 milhões de votos (ou 4,8 pontos percentuais) de um total de 147 milhões para uma vitória no 1°turno.
05. Apenas dentro da margem de erro existem 2,9 milhões de eleitores, o que significa que Bolsonaro pode estar bem perto da vitória.
06. Mesmo com a abstenção de uma parcela dos eleitores de Bolsonaro, que deve ser menor que a dos outros candidatos em decorrência do nível de engajamento e da composição demográfica de seu eleitorado, Bolsonaro estaria a 5~9 pontos percentuais de uma vitória no primeiro turno.
07. Isso significa que se 40% dos eleitores que pretendem votar em Alckmin, Amoêdo, Alvaro Dias e Meirelles fizerem um voto útil em Bolsonaro, o PT seria derrotado e humilhado no primeiro turno.
08. Ainda não tenho dados que me permitam cravar vitória no 1° turno, mas se antes considerava a probabilidade pequena para moderada, agora considero moderada com viés de alta. Logo chegarei a uma estimativa definitiva e verei se os dados me permitem cravar. Meu feeling é de que dá.
09. Notem: coloco "feeling" aqui em contraposição à análise fria dos dados.
10. O feeling é de que Bolsonaro se aproxima da vitória no 1° turno; a análise é de que a probabilidade gira em torno de 45%, o que não é pouco, mas ainda é menor do que a probabilidade de que ocorra o 2° turno — o efeito manada e os votos úteis desses reta final serão determinantes.
11. Tratei destas e de outras questões na entrevista que concedi para o Allan Dos Santos hoje no Terça Livre. Não deixem de conferir e compartilhar com seus amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=jpFIkvdPHIE

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu