Generalidades Notícias, número 87:

Mundo

Indonésia enterra em valas comuns vítimas de terremoto e tsunami
As autoridades da Indonésia começarão nesta segunda-feira a enterrar em uma vala comum centenas de mortos vítimas do terremoto seguido de um tsunami que sacudiu na sexta-feira a ilha de Célebes, enquanto continua a busca por vítimas e sobreviventes.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que a fossa será aberta nos arredores de Palu, a cidade mais afetada com 821 dos 832 mortos registrados segundo o último balanço oficial.

Sutopo acrescentou que a decisão de abrir a vala comum foi tomada para prevenir a propagação de epidemias e que nela serão enterradas as vítimas que tenham sido identificadas, em mensagem em sua conta no Twitter.

Enquanto isso, as equipes de resgate continuam a busca por sobreviventes e de mais vítimas sob os escombros dos prédios que desmoronaram com o terremoto de magnitude 7,5 graus na escala Richter, que também levou 540 pessoas a serem hospitalizada e à situação de deslocadas de pelo menos outras 16.732.

Ao mesmo tempo, as autoridades trabalham para restabelecer serviços básicos como o fornecimento de energia elétrico em Palu, aonde está amanhã foram enviados vários geradores em um avião Hércules da força aérea indonésia, segundo o porta-voz da BNPB.

O aeroporto de Palu foi neste domingo reaberto para voos comerciais, embora as autoridades tenham avisado que será dada prioridade à ajuda humanitária.

O Ministério de Saúde do país se encarrega de abastecer de pessoal e material médico uma região onde faltam especialistas em ortopedia, cirurgiões gerais, neurocirurgiões, anestesistas e enfermeiras.

Quase 8 mil civis morreram em bombardeios russos na Síria em 3 anos, diz ONG
Uma apuração publicada neste domingo pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos revelou que pelo menos 7.988 civis, sendo 1.936 menores de idade, morreram em bombardeios da aviação russa desde o início de sua intervenção militar na Síria, em 30 de setembro de 2015.

Além dos civis, de acordo com a organização, 4.875 combatentes de facções rebeldes e islamitas que operam em território sírio morreram nos ataques, assim como 5.233 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), o que eleva o total de pessoas mortas desde que a Rússia entrou no conflito civil a 18.096.

A Rússia apoia as tropas governamentais do presidente sírio, Bashar al-Assad, que com sua cobertura expandiram o controle do território a 60%, enquanto as facções insurgentes dominam atualmente 8,7% do país, com força maior na região de Idlib (norte), segundo o Observatório.

O Exército sírio preparava uma ofensiva contra Idlib e algumas áreas das províncias de Hama, Latakia e Aleppo, o último reduto opositor ao regime no país, mas suspendeu após o acordo alcançado entre Turquia e Rússia no dia 17 de setembro. Esse plano contempla a criação de uma área desmilitarizada de até 20 quilômetros e que dividirá as posições das tropas governamentais e da oposição armada, apoiada pela Turquia.

A ONG, que tem sede no Reino Unido, mas que conta com ampla rede de colaboradores na Síria, ainda informou que o EI controla 2,7% do país e está concentrado no deserto.

De acordo com o Observatório, "recentemente" aviões russos usaram em seus ataques uma substância chamada "Termite", composta de pó de alumínio e óxido de ferro, que provoca queimaduras graves porque, depois lançada, sua combustão dura três minutos.

Hoje, a Rússia informou que 112 soldados seus morreram nos três anos de intervenção militar.


Brasil

Facebook remove páginas ligadas a empresa acusada de pagar por elogios ao PT

O Facebook informou, nesta sexta-feira (28), que removeu 11 páginas e 42 perfis administrados pela empresa de marketing digital Follow Análises Estratégicas, ligada ao deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG). A Follow contratou a empresa Lajoy, que agenciou influenciadores digitais que disseram, em agosto de 2018, ser pagos para falar bem de candidatos do PT no Twitter.

"Removemos 11 páginas e 42 perfis diretamente associados com a atividade da Follow por violarem as nossas políticas de autenticidade. Embora neste momento nós não estejamos agindo contra as pessoas que podem ter sido contratadas por esta empresa, nós estamos tomando medidas para remover o conteúdo associado à Follow", diz a nota do Facebook.

A rede social não quis divulgar os nomes das páginas e dos perfis removidos. Informou que parte deles eram falsos. Em julho de 2018, em ação semelhante, o Facebook removeu uma rede de 196 páginas e 87 perfis falsos ligados ao MBL (Movimento Brasil Livre).

Miguel Corrêa disse que tomou conhecimento da remoção de um único perfil na rede social, mas não confirmou de quem era.

Sobre as acusações de que as empresas do deputado teriam pago pessoas para promover conteúdo favorável ao seu partido nas redes sociais, o deputado disse que "nunca houve um contrato com uma única pessoa com esse objetivo." "Eu desafio qualquer um a provar isso com um único depósito relativo a minhas empresas."

Candidato ao Senado em Minas Gerais, Miguel Corrêa não respondeu se sabia a razão pela qual páginas e perfis ligados a ele e a sua empresa foram removidos do Facebook. Ele disse que entrará na Justiça "contra qualquer um que cercear os meus direitos ou me fazer acusações falsas."

O caso que ficou conhecido como "mensalinho do Twitter" veio a público no fim de agosto, quando a jornalista Paula Holanda escreveu no Twitter que foi contratada pela agência Lajoy para promover conteúdos de esquerda, mas se recusou a falar bem do governador Wellington Dias (PT-PI), candidato à reeleição.

Os tuítes não informavam que eram pagos, nem exibiam qualquer informação sobre a empresa ou político que os contratou. A prática é proibida pela legislação eleitoral.
A acusação de Holanda chegou a ser investigado pelo Ministério Público Federal do Piauí, a pedido da coligação "Piauí de verdade" do PSDB, DEM e PSB, em representação contra a campanha do governador Wellington Dias. A investigação não foi adiante pois não foram achadas provas de que o governador teve alguma responsabilidade na ação de marketing.

Bolsonaro tem 35% dos votos válidos
Jair Bolsonaro tem 35% dos votos válidos, segundo a pesquisa FSB/BTG.

É um número estonteante, considerando a campanha cerrada contra ele. Para ganhar no primeiro turno, porém, ele ainda tem de conquistar o voto útil dos candidatos de centro.

Fernando Haddad está 8 pontos atrás, com 27% dos votos válidos. E só pode contar, no segundo turno, com o eleitorado de Ciro Gomes.


Pernambuco

Ex-vereador de Jaboatão é assassinado a tiros no Curado II
O ex-vereador Edson Severiano de Oliveira, 52, mais conhecido por ‘Louro’ foi morto a tiros no final da tarde da última sexta-feira (28) no bairro do Curado II, em Jaboatão dos Guararapes.

Segundo informações da Polícia Civil (PC), oassassinato aconteceu na Avenida Leonardo da Vinci, próximo a feira do Curado II. Louro chegou a ser levado para a UPA do bairro, que segundo a direção da unidade de pronto atendimento, deu entrada por volta das 18h com três perfurações entre o tórax e os membros inferiores, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito às 20h. A PC já iniciou as investigações para identificar a autoria e motivação do crime.

O velório do ex-vereador do Curado II, acontece na quadra do antigo Colégio Souza Leão, que fica próximo a UPA, na Avenida Leonardo da Vinci. O enterro será às 16h no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tijipió. Esse foi o segundo atentado contra Louro. Em outubro do ano passado, ele sofreu uma tentativa de homicídio na mesma feira do bairro. Três homens encapuzados atingiram Edson com seis tiros, mas o motivo do crime não foi revelado.


Emprego: Grande Recife e Zona da Mata têm 127 vagas
A Secretaria da Micro, Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação oferece, nesta segunda-feira (1º), 127 vagas de emprego em dez cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco. Entre as oportunidades estão empregos nas áreas de comércio, indústria e hotelaria.

A maioria das vagas é oferecida nas cidades do Recife e Ipojuca. No entanto, há empregos disponíveis em municípios como Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Paulista, Paudalho, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata.

Caso haja interesse em alguma das vagas, é necessário comparecer a uma das unidades da Agência do Trabalho. Confira as oportunidades:

Vagas no Cabo de Santo Agostinho

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Jardineiro 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Goiana

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Vendedor pracista 3 Seis meses (com CTPS) R$ 1.150,00 Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Igarassu

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Atendente balconista 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Costureira de máquinas industriais 10 Seis meses (com CTPS) R$ 1.092,00 Ensino fundamental completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Ipojuca

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Animador de eventos 2 Não requerida Não informado Ensino fundamental completo
Ajudante de açougueiro (comércio) 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Auxiliar de cozinha 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Auxiliar de limpeza 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Auxiliar de pessoal 1 Seis meses (com CTPS) 1.300,00 Ensino médio completo
Balanceiro de concreto 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Não exigida
Camareira de hotel 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Não exigida
Caseiro 1 Seis meses Não informado Ensino fundamental incompleto
Chefe de fila nos serviços de alimentação 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Confeiteiro 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Cozinheiro de restaurante 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Encarregado de garagem 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Não exigida
Governanta de hotelaria 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Maître 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Músico intérprete cantor 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Promotor de vendas 2 Não requerida Não informado Ensino fundamental completo
Recepcionista de hotel 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Secretário assistente administrativo (técnico) 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Subgerente de restaurante 4 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Nazaré da Mata

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Tecnólogo em sistemas biomédicos 1 Seis meses Não informado Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ



Vagas em Paudalho

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Eletricista 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo

Fonte: SEMPETQ


Vagas em Paulista

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda) 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Corretor de imóveis 2 Seis meses Não informado Ensino médio completo
Mecânico de bicicletas 2 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Vendedor pracista 4 Seis meses Não informado Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ


Vagas no Recife

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Analista de rede 1 Seis meses R$ 2.000,00 Ensino médio completo
Administrador de recursos humanos 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Barbeiro 1 Seis meses Não informado Ensino fundamental completo
Borracheiro 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Cabeleireiro 3 Seis meses (com CTPS) R$ 1.000,00 Ensino médio completo
Chefe de bar 1 Seis meses (com CTPS) R$ 1.200,00 Ensino médio completo
Colocador de cerâmica 1 Seis meses (com CTPS) R$ 1.000,00 Ensino médio incompleto
Corretor de imóveis 2 Seis meses Não informado Ensino médio completo
Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda) 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Estoquista 1 Seis meses (com CTPS) R$ 1.000,00 Ensino superior completo
Forneiro de padaria 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Instrutor de informática 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino superior incompleto
Manicure 3 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Mecânico de bicicletas 2 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Mecânico de manutenção de caminhão a diesel 2 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Mecânico eletricista de automóveis 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino fundamental completo
Mestre serralheiro 1 Seis meses (com CTPS) R$ 1.000,00 Ensino médio completo
Passadeira de peças confeccionadas 1 Seis meses R$ 970,00 Ensino médio fundamental incompleto
Operador de empilhadeira 20 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Veterinário 1 Seis meses (com CTPS) R$ 2.000,00 Ensino superior completo
Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista) 1 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Supervisor de manutenção mecânica, industrial e predial 1 Seis meses (com CTPS) R$ 1.500,00 Ensino superior completo

Fonte: SEMPETQ


Vagas em São Lourenço da Mata

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Empregado doméstico diarista 1 Seis meses Não informado Ensino fundamental incompleto

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Vitória de Santo Antão

Função Número de vagas Experiência requerida Salário Escolaridade
Vendedor 2 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo
Vendedor pracista 2 Seis meses (com CTPS) Não informado Ensino médio completo

Fonte: SEMPETQ


Com informações de EFE, Folhape, G1pe e O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu