Generalidades Notícias, número 93:

El Salvador permite entrada de 1.235 hondurenhos em meio a crise migratória
As autoridades de El Salvador permitiram a entrada de 1.235 hondurenhos no território do país em meio à crise migratória na região, e na qual duas caravanas tentam chegar aos Estados Unidos.

"Não poderíamos dizer que todos estão acompanhando uma caravana (que tem o objetivo de chegar aos EUA), informou nesta quinta-feira à Agência Efe um porta-voz da Direção Geral de Migração e de Estrangeiros salvadorenha.

Segundo o órgão, na quarta-feira 835 hondurenhos chegaram a El Salvador, e até as 13h de hoje (horário local; 16h de Brasília) passaram pela fronteira El Amatillo, a mais de 190 quilômetros da capital, 400 cidadãos do país vizinho.

Outras 20 pessoas que não conseguiram passar ontem pela fronteira por falta de documentos, atravessaram na manhã de hoje o rio Guascorán, apesar da cheia causada por fortes chuvas. Alguns deles disseram à Agência Efe que não pretendem ficar em El Salvador e que estão de passagem para se encontrar com compatriotas e irem juntos aos Estados Unidos.

Os imigrantes, na maioria mulheres e menores de idade, decidiram começar a viagem aos EUA depois que o presidente Donald Trump ameaçou retirar "imediatamente" a ajuda que concede a Honduras e até fechar a fronteira com o México se outra caravana de hondurenhos - de 3 mil pessoas, segundo a ONU, e que cruza a Guatemala - não for impedida antes de chegar ao país.



Datafolha mostra Bolsonaro com 59% e Haddad com 41% dos votos válidos

Rejeição a Haddad superou a de Bolsonaro

A nove dias do segundo turno da eleição presidencial, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, mantém vantagem confortável sobre seu adversário, Fernando Haddad (PT), de acordo com pesquisa concluída pelo Datafolha nesta quinta (18).Segundo o instituto, o capitão reformado tem 59% das intenções de votos válidos, sem contar eleitores dispostos a votar em branco ou nulo, ou que estão indecisos. O ex-prefeito petista está com 41%.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado na semana passada, três dias após o primeiro turno da eleição, Bolsonaro apareceu com 58% das intenções de voto e Haddad, com 42%. O Datafolha entrevistou 9.137 eleitores em 341 municípios na quarta (17) e nesta quinta. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo. As oscilações observadas nas preferências dos dois candidatos estão dentro da margem de erro do estudo, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A vantagem de Bolsonaro sobre Haddad continua maior entre os homens (58% a 32%)do que entre as mulheres (43% a 39%). A resistência do eleitorado feminino ao capitão é grande desde o início da campanha presidencial. O candidato do PT só aparece à frente do adversário no Nordeste, o mais fiel reduto petista. Haddad tem 53% das intenções de voto na região e Bolsonaro aparece com 31%.

Em todas as outras regiões, o candidato do PSL vence o rival petista com ampla vantagem. No Sudeste, ele alcança 55% e Haddad tem 29%. Na região Sul, Bolsonaro está com 61% e o petista, 27%. Os eleitores do capitão são mais convictos do que os seguidores de Haddad. Segundo o Datafolha, 95% dos apoiadores de Bolsonaro dizem que estão completamente decididos. Entre os que votam em Haddad, 89% dizem o mesmo.

Entre os eleitores que se dizem dispostos a votar em branco ou anular o voto, 25% afirmam que ainda podem mudar de ideia e optar por um candidato até o dia da votação, que será realizada no dia 28. A rejeição a Haddad superou a de Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, 54% dos eleitores dizem que não votariam no petista de jeito nenhum e 41% rejeitam o capitão.

A poucos dias do segundo turno da eleição presidencial de 2014, quando Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com pequena vantagem sobre Aécio Neves (PSDB), a candidata petista era rejeitada por 37% do eleitorado e seu rival tucano, por 41%, como Bolsonaro agora. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07528/2018.


UFRPE lançará novos cursos superiores para 2019
O campus de Belo Jardim disponibilizará quatro novas engenharias, como a Química, Controle e Automação, Computação e Hídrica, com dupla diplomação: de tecnólogo e bacharelado. A previsão é de que eles estejam disponíveis no Sisu de 2019.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançará em 2019 seis novos cursos superiores, sendo quatro destinados ao campus de Belo Jardim, em um formato inovador. Quem cursar as engenharias Química, de Controle e Automação, da Computação e Hídrica, com três anos, poderá obter o diploma de tecnólogo e com dois anos alcançará o diploma de bacharelado. “A grade dos cursos é totalmente diferenciada, integral e com metodologias ativas, além da dupla diplomação”, explicou a pró-reitora da instituição Maria do Socorro de Lima Oliveira. Serão 80 vagas anuais para cada engenharia.

“Nós realizamos um estudo na região para entender quais as principais demandas. Por se tratar de uma área com forte investimento industrial e comercial, a comunidade pedia para que esses cursos fossem criados”, disse Socorro. Os outros dois cursos a serem disponibilizados para UFRPE são os bacharelados em Engenharia Ambiental e Agroecologia, Campesinato e Educação Popular. Este último tem como objetivo priorizar agricultores familiares, que estudarão em regime de alternância, exercendo atividades na Universidade e também na comunidade onde vivem.

“Para o curso de Agroecologia serão destinadas 30 vagas, mas ele será o único que não vai entrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por ser modular e ter um recorte social, voltado para filhos de agricultores, pescadores, comunidades como extrativistas, quilombolas, e indígenas”, esclareceu a pró-reitora. No entanto será necessário avaliar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - dentro do período dos últimos cinco anos - e se inscrever no processo seletivo do curso na UFRPE, que ocorrerá anualmente por meio de edital específico.

Os profissionais em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, segundo a Universidade, estarão aptos para atuar em assessorias técnico-pedagógicas; no desenvolvimento de projetos socioambientais; programas de análise e promoção de sustentabilidade, por exemplo.

Já o curso de Engenharia Ambiental, que antes era encontrado em centros universitários particulares, surge para ampliar o número de profissionais com competências voltadas ao atendimento de demandas da sociedade e do desenvolvimento regional. Entre as capacitações disponíveis, estão à atuação no setor de meio ambiente, centro de pesquisas, serviços de saneamento ambiental; o controle de qualidade da água e racionalidade da exploração de reservatórios hídricos; A UFRPE ainda não determinou se os cursos estarão disponíveis apenas no Sisu do próximo ano.


Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira
Mais de cinco milhões de cartões serão liberados pelo Inep

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas.

A recomendação da pasta é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Além do local, o cartão também indica número de inscrição, data e horários das provas, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade – se foi solicitado –, e o idioma estrangeiro escolhido.

A assessoria do Inep afirmou que não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas. De acordo com o órgão, os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação. De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site da pasta, para que a demanda seja verificada.

É importante lembrar que o governo decidiu manter o início do horário de verão, que começará no primeiro dia de prova do Enem, 4 de novembro. O MEC recomenda que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.


Bruno Araújo: "O PSDB reprimido é de centro-direita"

O deputado federal Bruno Araújo, um dos primeiros signatários do movimento "Muda PSDB", defende que o partido faça uma "flexão um pouco mais à centro-direita". Alguns tucanos investiram em acenos à centro-esquerda, a exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista ao Estadão, ao ser indagado sobre chance de apoio ao presidenciável Fernando Haddad, FHC devolvera: “Eu não diria aberta, mas há uma porta. O outro não tem porta. Um tem um muro, o outro uma porta. Figura por figura, eu me dou com Haddad. Nunca vi o Bolsonaro”. 

Sobre inclinações à esquerda, Bruno diverge: "Esse não é o PSDB que eu enxergo na maioria do seu pensamento". O deputado pernambucano emenda: "A maioria tem seu pensamento abafado por lideranças importantes". Como resultado dessa reflexão, Bruno crava: "O PSDB reprimido é de centro-direita". E convoca: "Esse PSDB reprimido tem que se posicionar". A sinalização feita por FHC teve a seguinte resposta de Haddad: "Se depender de mim, essa porta será aberta em nome da democracia". Sobre o fator Haddad, Bruno observa: "Haddad pode ser o ponto fora da curva, mas arrasta todos os males do Partido dos Trabalhadores e isso não resolve os problemas de quem não quer votar em Bolsonaro nem no PT". Bruno, que foi candidato ao Senado, mas não foi eleito, considera que o PSDB "pode se identificar com a sociedade num caminho de centro pouco mais à direita". O parlamentar registra, por exemplo, que, na sua grande maioria, os quadros do PSDB são presidencialistas. "Não tem mais conexão com a origem, que era do parlamentarismo. O voto distrital não tem conexão com a maioria. Essas questões vão ter que ser rediscutidas", projeta. E arremata: "Mas tem que ter clareza na sua fala, que não pode ser abafada por lideranças históricas do partido". O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, obteve 4,76% (5.096.349) na corrida pelo Planalto este ano. Em 2014, Aécio Neves terminou a disputa com 48,36% (51.041.155) contra 51,64% (54.501.118) de Dilma Rousseff. Para os tucanos, foi um baque o resultado das urnas deste ano.

Henry declara voto
Questionado pela coluna sobre sua posição, no segundo turno, o vice-governador e deputado federal eleito, Raul Henry, presidente do MDB-PE, esclarece que vota em Fernando Haddad, porque é mais coerente com sua história política, construída no campo democrático.

Pelo... Independentemente do resultado da eleição, ele garante, entretanto, que seu mandato estará a serviço do Brasil.

...Brasil  “Estou entre os que pensam que o País precisa ser pacificado para construir consensos mínimos, e retomar a agenda do crescimento econômico e da justiça social”, coloca Raul.

Robusta; O PT pediu, ontem, ao TSE para declarar Jair Bolsonaro inelegível com base em reportagem da Folha de S. Paulo, segundo a qual empresários estariam bancando campanha contra o PT pelo WhatsApp. No meio jurídico, avaliava-se, ontem, a peça protocolada pelo PT como "robusta".

Ampulheta; De outro lado, advogados eleitorais faziam a conta de que será "muito difícil" cassar a candidatura de Bolsonaro em 10 dias".

Prazo; Projeta-se, então, algum desfecho da ação de investigação para depois da eleição. Entre os argumentos a favor desse raciocínio, pesa o de que só a apresentação da defesa leva cinco dias.

Púlpito vazio; Ontem, dia em que Bolsonaro informou que não irá a debates, o Datafolha apontou que, dos entrevistados, 73% defendem que o candidato do PSL vá aos debates. Mas 76% não mudariam voto de jeito nenhum em função de debates.


São Lourenço da Mata  

Prefeitura oferece cerca de 300 vagas para diversos cursos

A Prefeitura de São Lourenço da Mata está oferecendo diversos cursos profissionalizantes gratuitos com certificação do SENAI aos são-lourencenses! Cinco veículos desenvolvidos para a realização das aulas serão distribuídos na Zona Rural e em bairros do município, formando cerca de 400 pessoas. 
Os interessados precisam ter mais de 16 anos e devem se encaminhar ao CRAS da sua localidade para fazer a inscrição, munidos de RG, CPF e NIS. Não percam!

Obras na cidade - Previsão de entrega até 31 de dezembro de 2018

CRONOGRAMA DE OBRAS✅

INICIADAS 
Ginásio de Esportes Josué Pereira, o Pereirão
Centro Social Urbano
Praça de Esportes e Cultura
Praça de Tiúma
Escola Municipal Dulce Cândida
Casa de Acolhimento

As obras da Academia das Cidades serão iniciadas nas próximas semanas.

Oito ruas estão sendo calçadas:

Rua Jorge Vicente - Lages
Rua Pedro Rufino - Lages
Rua do Campo – Matriz da Luz
Rua Manoel Correia - Pixete
Rua Belém de Maria – Chã da Tábua
Rua do Riacho – Beira Rio
Beco da rua Oriental – Beira Rio
Rua Boa Esperança – Muribara

Duas ruas estão sendo recapeadas:
Avenida Clodoaldo Gomes de Araújo – Penedo
Rua do Mercado e Trecho da PE-05 – Tiúma

Com informações de EFE, Folhape e SECOM de São Lourenço da Mata

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu