Generalidades Notícias, numero 94:

Trem descarrila em Taiwan e deixa ao menos 22 mortos e 171 feridos
Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 171 ficaram feridas depois que um trem descarrilou neste domingo perto de Taipé, no norte de Taiwan, informou o Serviço Nacional de Bombeiros da ilha.

O trem, que fazia a rota entre Shulin e Taitung e transportava 366 passageiros, descarrilou às 16h50 locais (5h50 em Brasília).

Após muitas horas de trabalho, os serviços de resgate e de salvamento - que contaram com o apoio de 120 militares - conseguiram retirar todos os passageiros dos oito vagões do comboio, segundo os bombeiros.

Todos os feridos, dez deles em estado bastante grave, foram transferidos para hospitais próximos, onde estão recebendo tratamento.

O único estrangeiro entre as vítimas é um americano que sofreu ferimentos no tórax, segundo informações proporcionadas pelos hospitais aos veículos de imprensa locais.

O governo de Taiwan iniciou uma investigação sobre as causas do descarrilamento, que aconteceu quando a composição virou depois que saiu da estrada de ferro em uma curva e se chocou contra um poste de cimento, que se encontra parcialmente tombado, de acordo com imagens exibidas pela emissora de televisão "CTI".

De acordo com a empresa ferroviária responsável, o trem passou por revisão há menos de um ano e estava em boas condições.

Cinco vagões ficaram bastante danificados, segundo as imagens transmitidas ao vivo do local pela emissora "NextTV".

Um dos passageiros disse à emissora "SET" que o acidente ocorreu quase imediatamente depois que o trem entrou em uma curva, a cerca de 300 metros da estação de partida, e mencionou que a composição talvez estivesse trafegando com excesso de velocidade.

Por outro lado, o maquinista do trem, que está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), disse ao chegar ao hospital que o comboio tinha se chocado com um objeto estranho antes de descarrilar, segundo a "NextTV".

As equipes de salvamento tiveram dificuldades para entrar nos vagões devido às deformações nas portas e na fuselagem, e foi necessário o uso de maçaricos para abrir saídas para os passageiros.

Uma das razões para o elevado número de feridos é a falta de costume no uso do cinto de segurança nos trens, segundo os especialistas taiwaneses.


BOLSONARO 60% X 40% HADDAD
A última pesquisa do BTG, realizada durante o fim-de-semana pela FSB, mostra Jair Bolsonaro com 60% dos votos válidos e Fernando Haddad com 40%.


Bolsonaro: “Não vamos apresentar nada sem conversar com os parlamentares”
Em entrevista à Band divulgada neste domingo por Jair Bolsonaro, o candidato disse que, se eleito, só apresentará propostas ao Congresso depois de discuti-las com os parlamentares.

“Não vamos apresentar nada sem conversar com os parlamentares. Pretendo ter a certeza de que essas propostas vão ser aprovadas de forma racional pelos parlamentares”.

Muito barulho por nada
O traque da Folha de S. Paulo não mexeu nos números de Jair Bolsonaro.

A pesquisa da XP mostra que ele era rejeitado por 38% dos eleitores na semana passada e que continua sendo rejeitado pelos mesmos 38% agora.

Petistas reconhecem a derrota
Até o eleitorado petista entendeu que Jair Bolsonaro já está eleito.

O único número da pesquisa da XP que, de uma semana para a outra, mudou além da margem de erro foi o da expectativa de vitória.
Apenas 17% dos eleitores acreditam numa virada de Fernando Haddad.

Rosa Weber frustrou PT
Rosa Weber “frustrou as expectativas do PT”, diz o Valor.

“Os petistas sabem que as ações de investigação de fraude eleitoral levam anos tramitando. Esperava-se, entretanto, uma declaração contundente da ministra Rosa Weber sobre as evidências trazidas à luz por reportagem da Folha de S. Paulo”.

Eduardo Bolsonaro pede desculpas
Em mensagem publicada no Facebook, Eduardo Bolsonaro se pronunciou sobre o vídeo em que fala do fechamento do STF.

“Acredito que o vídeo não é motivo para alarde, até porque eu mesmo o publiquei em minhas redes sociais há quase quatro meses. Trata-se de mais uma forçação de barra para atingir Jair Bolsonaro, assim como é essa balela de Whatsapp fake news ser o fator que está conduzindo Jair Bolsonaro possivelmente para a Presidência (…).

Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção”.


Ministro da Cultura acusa Roger Waters de fazer caixa dois
O ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão foi ao Twitter acusar o cantor Roger Waters de receber milhões “para fazer campanha eleitoral disfarçada de show ao longo do 2º turno”.

Leitão disse ainda que as acusações de Waters contra Jair Bolsonaro em seus shows foram feitas “sem provas”.

“Isso sim é caixa 2 e campanha ilegal!”


Caminhada "Sim à vida" reúne milhares de católicos em Boa Viagem
Com cinco trios elétricos animando a multidão com músicas cristãs, manifestação é contra a violência, o aborto e a legalização das drogas

Em uma manhã de muito sol, a orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, reuniu milhares de pessoas na 12ª caminhada “Sim à Vida”, neste domingo (21). Antes de dar início, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, convidou todos a rezarem o Pai Nosso e o Ave Maria. Cinco trios elétricos animam a multidão com músicas cristãs.

Dom Fernando destacou a importância de defender a vida do seu início ao fim natural. “Vamos levar adiante mensagem de paz. Somos defensores da vida em toda sua forma, lamentamos o aborto, o número de assassinatos de jovens e também lamentamos as pessoas em pleno século XXI morrerem de fome”, disse.

A estudante Fernanda Barbosa, que está grávida, participa pela primeira vez. “Família do meu esposo me convidou e eu quis participar. Apoio a causa, sou contra o aborto”, disse Fernanda.

Ainda durante a caminhada, Dom Fernando fez questão de frisar que o evento não tem participação de instituições políticas. “Não vamos misturar o propósito do Sim à Vida com os fins políticos. Não vamos aceitar pessoas defendendo candidato”, afirmou.



Celulares entram no horário de verão antecipadamente e confundem usuários
A alteração automática provocou confusão e gerou dúvidas entre as pessoas que não tinham certeza sobre o início do horário de verão

Usuários das redes sociais relataram no início da madrugada deste domingo (21)que os horários de seus celulares e computadores "pularam" automaticamente de meia-noite para uma hora da manhã, como se fosse o início do horário de verão no Brasil.

Por decisão do governo, o horário de verão começa apenas no dia 4 de novembro e não em outubro como em anos anteriores. A alteração automática provocou confusão e gerou dúvidas entre as pessoas que não tinham certeza sobre o início do horário de verão.

"Por favor, alguém pode me informar que horas são?", perguntou um usuário do Twitter no início da madrugada. "Não estou entendendo nada", escreveu outra pessoa. "Se ninguém me falasse, eu nem ia perceber que já é horário de verão", confundiu-se uma internauta.

No Twitter, os termos "horário de verão" e "que horas são" ficaram entre os dez primeiros assuntos durante a madrugada. Há uma semana, uma falha provocou o ativamente do horário de verão em celulares da operadora TIM. A empresa pediu desculpas a seus clientes.

De acordo com os relatos na madrugada deste domingo, desta vez o problema afetou celulares de várias operadoras e sistemas operacionais, em diversas partes do país, além de computadores.

O anúncio de que o horário de verão começa no dia 4 de novembro foi feito pelo governo na segunda-feira (15). Foi um recuo de decisão anterior, quando o governo havia acatado pedido do Ministério da Educação para adiar em duas semanas o início, por causa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Normalmente, o programa começa em outubro, mas houve postergação para que a data não coincidisse com o segundo turno das eleições, no próximo dia 28. Até o momento não foram divulgadas explicações para o erro desta madrugada.

É a segunda confusão em uma semana. Na segunda-feira 15, alguns aparelhos com sistema iOS, da Apple, se adiantaram e acordaram seus donos uma hora mais cedo. O erro ocorreu de domingo (14) para segunda (15). Foi exatamente no dia 14 de outubro que o horário de verão começou no ano passado.



Votos brancos e nulos contrariam previsões de especialistas
No primeiro turno da votação presidencial, Pernambuco foi o estado com o maior percentual de nulos, chegando a 9,5%. Em todo o Brasil, os percentuais de brancos e nulos não alcançaram os patamares que os analistas políticos previam.

Os percentuais de votos brancos e nulosconfrontaram as previsões de analistas políticos e não alcançaram patamares elevados no primeiro turno das eleições.
A porcentagem de brancos nas votação presidencial foi de 2,7%, o menor índice do século -em 2014, foi de 3,8%. Os votos nulos, por sua vez, cresceram de 5,8% para 6,1%.

Enquanto as regiões Sul e Sudeste concentraram os votos brancos, o Nordeste e o Tocantins tiveram as maiores porcentagens de votos nulos. Pernambucofoi o estado com o maior percentual de nulos, chegando a 9,5%, seguido por Sergipe e Bahia, ambos com 8,4%. O Rio Grande do Sul teve o maior índice de brancos, com 3,4%, seguido por Minas Gerais, com 3,1%.

"Havia uma expectativa de que brancos e nulos batessem recorde este ano. Os percentuais gerais estão dentro das médias históricas, mostrando que o eleitor, no meio do processo, aderiu à campanha e foi votar em um candidato", diz Fabio Vasconcellos, cientista político e professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Os municípios com menor percentual de votos brancos ficam na região Norte, têm IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) médio ou baixo e escolheram Fernando Haddad (PT) para presidente. A menor porcentagem de brancos foi de 0,27%, em Monte do Carmo (TO), cidade de IDHM 0,622.

Vasconcellos pondera que a relação entre baixo IDHM e baixo índice de brancos possa ser explicada pela posição socioeconômica do eleitor. "Quanto mais o eleitor percebe que tem algo a perder, mais ele se interessa em participar", afirma.

Já os municípios com menor percentual de votos nulos ficam, a maioria, no Rio Grande do Sul e têm IDHM médio ou alto. A maior parte elegeu Jair Bolsonaro (PSL). O menor índice denulos, 1,2%, foi em Coronel Barros (RS), cidade com IDHM de 0,744.

Para o especialista, a campanha presidencial teve forte componente de plebiscito, opondo petistas a antipetistas e mobilizando os eleitores. Por isso, os votos nulos teriam sido menores nas cidades com maior IDHM, onde o consumo de informação também tende a ser maior.

"Há protesto, há descrença, mas há, também, a percepção reativa à possível volta do PT ao Executivo. Isso, acredito, talvez seja o principal fator explicativo da queda dos nulos em lugares com alto IDHM que, como sabemos, envolve melhores níveis de educação e renda", afirma.

Os altos percentuais de votos nulos em cidades com baixo IDHM, diz o professor, podem estar associados não só à descrença, mas, em menor escala,a erros na hora do voto. É o que também afirma Mauro Paulino, diretor do Datafolha, relembrando as eleições de 2010. Na ocasião, gráfico do instituto indicava que quanto mais desenvolvido o município, menor era o percentual de votos nulos.

"É um indício muito forte de que, quando a pessoa quer protestar, mais fácil digitar branco e que, quando há erro, a maior parte se concretiza em votos nulos." Segundo ele, os erros são mais comuns quando o eleitor precisa escolher dois senadores, como ocorreu em 2018 e 2010.

Paulino relata que a intenção de votar branco ou nulo atingiu taxa recorde um mês antes das eleições. Quando começou a cair, os votos foram majoritariamente transferidos para o candidato do PSL.

"Essa revolta e insatisfação com os políticos em geral acabou se revertendo também em votos para o Bolsonaro." Os municípios com maiores índices de votos brancos, por sua vez, dividem-se entre Rio Grande do Sul e Minas Gerais e têm IDHM médio. O cientista político José Álvaro Moisés, professor da USP (Universidade de São Paulo), avalia que o voto branco tem caráter de protesto mais acentuado.

"É provável que o voto nulo, principalmente em região de baixo desenvolvimento, represente uma dificuldade das pessoas. Se há mais votos brancos no Sudeste, diria é um indicador de um voto mais de protesto, mais claro."


João Campos cotado para a secretaria das Cidades
(Edmar Lyra)
Eleito deputado federal com 460.387 votos, sendo o mais votado da história de Pernambuco, dos quais 70.864 na capital pernambucana, João Campos está sendo cotado para assumir a secretaria das Cidades no segundo governo Paulo Câmara. De acordo com uma fonte ouvida pelo blog, João assumiria a pasta para ganhar mais força no Recife para ser candidato a prefeito em 2020. Além de João Campos nas Cidades, há informações de que o governador Paulo Câmara irá estabelecer um rodízio dos partidos nas pastas, inclusive ampliando o espaço do PT no governo. Por fim, o que se comenta é que nenhuma secretaria será dada de porteira fechada para os partidos aliados, e que os espaços serão compartilhados.

Magno Malta: “O Nordeste acordou. Nosso capitão vai ganhar aqui também neste segundo turno”
(Edmar Lyra)


Em ato Pró-Bolsonaro realizado neste sábado (20), o senador Magno Malta (PR/ES) representou e defendeu propostas do presidenciável para uma plateia de mais de 1.000 líderes religiosos. O senador, que inicialmente foi cotado para ser vice na chapa do Bolsonaro, estava empolgado e contou sua forte ligação com Pernambuco.

Relembrou o tempo que precisou residir no Recife para vencer a dependência química das drogas e destacou a importância do período que cursou Teologia no Seminário Batista da Rua Padre Inglês no Recife. “Eu sou baiano, mas tenho forte ligação com Pernambuco. Aqui fiz muitos amigos e vou levar sempre comigo o amor e a gratidão por essa terra maravilhosa. Podem ficar tranquilos, o ‘Jair’ (Bolsonaro) vai cuidar do Nordeste como nenhum outro fez. O nordestino vai produzir e vai crescer, vai ter dignidade e o respeito que merece. O Nordeste acordou. Nosso capitão vai ganhar aqui também nesse 2º turno”, defendeu Malta que está percorrendo a região junto com o senador José Medeiros (PODE/MT) para intensificar a campanha na única região do País onde o Bolsonaro não foi majoritário no 1º turno.

A cada troca de fala dos integrantes da mesa, pastores de várias denominações, oficiais militares, representantes de outras religiões, lideranças do interior e a militância jovem gritavam entusiasmados: “eu vim de graça, eu vim de graça” – “nossa bandeira jamais será vermelha” e ainda “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. Entre as autoridades políticas presentes no ato, organizado pela deputada estadual eleita Clarissa Tércio (PSC), destaque para os ex-ministros Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), o deputado André Ferreira (PSC), além dos vereadores do Recife, Fred Ferreira (PSC) e Renato Antunes (PSC).

Com informações de EFE, Folhape e O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu