Generalidades Notícias, número 96:


TSE troca empresa responsável pela divulgação da apuração

A poucos dias do segundo turno eleitoral, o TSE resolveu substituir a empresa que fará a divulgação da apuração dos votos.

No primeiro turno, o serviço foi prestado pela BRCloud, vencedora de uma licitação de mais de R$ 1 milhão.

Segundo o Tribunal, a empresa “não prestou adequadamente o serviço” e causou “contratempos” na distribuição de dados.

Um novo contrato foi assinado com a CPD – Consultoria, Planejamento e Desenvolvimento de Sistemas, segunda colocada, que receberá R$ 532 mil.



PT quer perder por menos de 10 pontos

“O PT almeja o que passou a chamar de vitória política”.

A vitória política, segundo a Veja, é perder de pouco – “uma derrota por uma diferença de no máximo 10 pontos percentuais.”


“O Datafolha errou”

Nem o próprio Fernando Haddad confia no Datafolha.

Às vésperas de sua derrota na disputa pela prefeitura de São Paulo, em 2016, ele contava com um erro do instituto de pesquisas, que de fato errou, porque subestimou de maneira grotesca os votos de João Doria, vitorioso no primeiro turno.


Terremoto de 6,4 graus de magnitude abala Grécia

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu a costa da Grécia, 35 quilômetros a oeste de Lithakia, uma vila na parte sul dailha de Zakynthos, no Mar Jônico, informou o Observatório de Atenas.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 6,8 graus de magnitude. O epicentro do terremoto ocorreu no mar, a 16,6 quilômetros de profundidade.

A rede elétrica foi parcialmente danificada e houve danos a estruturas causados por deslizamentos de terra, segundo a imprensa local. "Não houve danos nas casas, segundo as primeiras informações", disse à AFP um oficial dos bombeiros.

O tremor também causou danos em Pyrgos, cidade do oeste do Peloponeso, na Grécia continental, diante de Zakynthos. Segundo os bombeiros, parte de uma Igreja caiu sobre um veículo, sem deixar vítimas. Uma torre bizantina do século XII, situada em uma pequena ilha próxima à Zakynthos, sofreu importantes danos, revelou a imprensa local.

De acordo com o Observatório de Atenas, tratou-se de vários tremores de magnitudes entre 4,9 e 6,4, que foram sentidos na ilha de Zante. O tremor aconteceu na quinta-feira por volta das 22h50 GMT (19h50 de Brasília).

A Grécia, especialmente a parte oeste e o sul do Peloponeso, está localizada em falhas tectônicas importantes, e costuma ser afetada por terremotos, que geralmente não causam vítimas.

Em julho de 2017, no entanto, um terremoto de 6,7 graus de magnitude matou duas pessoas na ilha de Kos, no Mar Egeu (sudeste) e provocou importantes danos.

Em setembro de 1986, um terremoto de 6,2 de magnitude, ocorrido em Kalamata, capital de Mesenia, causou 20 mortos e o desabamento de muitas casas.


Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 56%; Haddad, 44%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 48%, e Haddad, 38%. Pesquisa ouviu 9.173 eleitores na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25).

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da mais recente pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 56%
Fernando Haddad (PT): 44%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%.


Pesquisa Datafolha - 25-10 - Votos válidos, segundo turno da eleição presidencial — Foto: Arte/G1

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 48%
Fernando Haddad (PT): 38%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabe: 6%



Pesquisa Datafolha - 25-10 - Votos válidos, segundo turno da eleição presidencial — Foto: Arte/G1

Rejeição


O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. O instituto perguntou: “E entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em”:

Os resultados foram:

Jair Bolsonaro

Votaria com certeza – 46%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 44%
Não sabe – 2%

Fernando Haddad

Votaria com certeza – 37%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 52%
Não sabe – 2%




Pesquisa Datafolha - 25-10 - eleição presidencial, segundo turno, potencial de voto e rejeição — Foto: Arte/G1

Número dos candidatos

O Datafolha também perguntou “Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/ anular seu voto para presidente?”. As respostas foram:

Jair Bolsonaro

Menções corretas – 94%
Não sabe o número do candidato – 5%
Menções incorretas – 1%

Fernando Haddad

Menções corretas – 93%
Não sabe o número do candidato – 6%
Menções incorretas – 1%

Decisão do voto

A pesquisa também apontou qual o grau de decisão em relação ao voto:

Jair Bolsonaro

Está totalmente decidido a votar em... - 94%
Seu voto ainda pode mudar - 6%

Fernando Haddad

Está totalmente decidido a votar em... - 91%
Seu voto ainda pode mudar - 9%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 9.173 eleitores em 341 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 24 e 25 de outubro
Registro no TSE: BR-05743/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e "Folha de S.Paulo"
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.


Pernambuco - Haddad janta no Palácio, onde preocupação era virar na RMR

A agenda do presidenciável Fernando Haddad em Pernambuco terminou, ontem, com jantar no Palácio das Princesas. Além do governador Paulo Câmara, foram à mesa o senador Humberto Costa, lideranças petistas, a vice-governadora eleita, Luciana Santos, o deputado federal eleito, João Campos, entre outros. Segundo fontes palacianas, o candidato à presidência do PT pernoitaria no Estado. A meta maior no Campo das Princesas era reverter, no 2° turno, a vantagem que Jair Bolsonaro conquistou em cidades da Região Metropolitana, inclusive na Capital, no 1º turno.


Entrada de armas em presídio é alvo de investigações

Trocas de tiros motivadas por possíveis rixas deixaram dois homens mortos e um ferido na Penitenciária Professor Barreto Campelo, no município de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, na última quarta-feira (24). Em entrevista à Rádio Folha, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, informou que nenhum detento fugiu durante a confusão e que uma das armas, um revólver calibre 38, já foi recuperada. Ele ainda desmentiu a informação de que haveria um fuzil em posse dos detentos da unidade prisional e que estão sendo realizadas diligências para encontrar a outra arma utilizada pelos detentos na confusão.

“Ao longo desse ano apreendemos 39 armas no sistema prisional, armas de fogo”, apontou o secretário. “Infelizmente ainda ingressam [armas] nos presídios, através de lançamentos pelas muralhas”, destacou Pedro Eurico que ainda afirmou que se estão entrando armas nas unidades prisionais é porque alguém as está introduzindo e que essas pessoas hão de serem descobertas.

Segundo o Instituto de Criminalística (IC) e a Radiopatrulha, foram, pelo menos, dois casos de confusão entre detentos nesta data. Os envolvidos na confusão foram Leandro de Araújo de Assis, 27 anos, que morreu no local; Jaime José Moisinho, 51 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital de Itapissuma; e Evaldo José de Golveia, 19, que foi ferido e levado para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, também na RMR.

Entenda o caso

Segundo a polícia, o tumulto teria começado com uma briga entre dois detentos na laje na penitenciária. Após ser alvejado por um tiro, um dos presos, ferido, conseguiu pegar a arma e atirar também. Esses seriam Evaldo, internado no HMA, e Jaime José, que morreu no hospital de Itapissuma.

Em outro local do presídio, no corredor entre os pavilhões B e C, uma outra confusão terminou com a morte de Leandro de Araújo. O perito do Instituto de Criminalistica (IC) Fernando Benevides comentou a suspeita. "Ontem (quarta-feira), infelizmente, dois presos vieram a óbito, em função de brigas pessoais, muitas vezes vinculadas ao tráfico de drogas, acerto de contas de quadrilhas mesmo dentro do presídio", disse o secretário Pedro Eurico.

Com informações de O Antagonista, Folhape, G1pe.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu