Na teoria, os dois grupos não se misturam e fazem forte oposição um ao outro. Porém, observando recortes antigos de jornais referentes às campanhas e aos mandatos do meu avô José Lapenda como prefeito de São Lourenço da Mata, me deparei com uma imagem curiosa que me fez refletir sobre este cenário.
Na imagem podemos ver um apoio declarado de Josué Pereira à candidatura de Ettore Labanca, fazendo oposição à candidatura de meu avô, cerca de 30 anos atrás. É no mínimo curioso ver esses dois grupos juntos para derrotar um terceiro movimento político e, de certa forma, faz sentido, pois se são apenas os dois, a alternância entre eles está garantida.
Acontece que, de 2017 para cá, estamos observando a construção de uma possível nova terceira força na política do municipal. Após a confusão toda noticiada nos jornais e protagonizada por quatro vereadores da cidade (entre eles Leonardo Barbosa, que foi candidato a Deputado Federal, e o presidente da câmara Dênis Alves) que se juntaram com o vice-prefeito da cidade e conseguiram afastar o atual prefeito do cargo por um período de quatro meses, um estranho silêncio pairou sobre a cidade, estranho!
Curiosamente, após todo esse rebuliço e o retorno do prefeito ao cargo, os quatro vereadores, assim como vários profissionais da imprensa da cidade "misteriosamente" se calaram e não fazem mais aquela oposição ferrenha que antes era muito clara. Há muita informação desencontrada e conversas de bastidores que justificam esse comportamento novo, dos antigos opositores com o fato de que os mesmos estariam sendo beneficiados com algum mecanismo de toma lá dá cá que acaba sendo benéfico para todos. Ou seja, esse terceiro movimento político de São Lourenço da Mata voltou a adormecer, deixando o caminho aberto para a perpetuação da alternância entre os Pereira e os Labanca.
A pergunta que fica é: até quando essa velha política será praticada debaixo dos nossos narizes e nós permaneceremos sem tomar qualquer atitude? Poucas semanas atrás, tínhamos o vice-prefeito com seu projeto Dr. Gabriel nos Bairros levando atendimento de saúde até as comunidades. Mas passadas as eleições, foi-se também a vontade de beneficiar o povo e o projeto morreu. É muito importante que a população abra os olhos pra todo esse assistencialismo interesseiro praticado há anos em São Lourenço, assim como para essa bipolarização do poder que favorece sempre o meio político e nunca beneficia o povo, numa política de interesses pessoais e não coletivo. Precisamos ter a capacidade de se indignar com toda essa politicagem para que nossa indignação torne-se a iniciativa para promovermos a mudança do nosso cenário, pois os anos nos mostram que Pereiras e Labancas vêm e vão e a cidade permanece no mesmo estado de abandono...
Vamos seguir atentos, firmes e em frente, visando um futuro melhor para a população. Estamos juntos e sempre de olho para fiscalizar o poder público municipal e fazer diferente pelo bem de São Lourenço da Mata.
0 Comentários