Para o SLM na Política - O Mito:

Enquanto Cebolinhas e Hortelinos passam vergonha defendendo criminosos e no afã da defesa são virtuosamente contrariados por oponentes que mal sabem o senso comum - o que potencializa o vexame alheio -, outros com mais condição cognitiva têm dificuldades para lidar com a derivação semântica do título da postagem.

A derivação semântica ocorre quando mudamos uma palavra de seu sentido primário a outro mais ampliado, a depender da época, mutante - veja só que ocorre isto exatamente com esta palavra, mutante. Antes, algo modificado; hoje personagem de ficção cinematográfica.

Outros exemplos: abortar - antes uma perda fetal, hoje interrupção de um processo computadorizado; sistema - nas décadas de sessenta a oitenta, a esquerda queria derrubá-lo (Regime militar) para implantar sua ditadura marxista. Hoje, se cair, ligamos para a operadora da internet.

Mito (relato fantástico, narrativa heroica de tradição oral, na primeira definição), nesses dias de eleição 2018 é alguém que dá uma boa resposta ao oponente, desconcertante a quem atirou a primeira acusação, "cipoada" indefensável a quem ousou dirigir palavra, frase marcante. Diante da troca verbal acertada, os leitores, ouvintes ao redor bradam, escrevem: Mito! Mito! Mito!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu