A burrice dos mais jovens:

Stephen Kanitz
Existe uma tendência no mundo ocidental que o está destruindo, e que não ocorre na Índia, China e Japão. A perda do respeito pelos mais velhos, o respeito pela sabedoria acumulada, o conhecimento destilado por anos de vida.

Meus filhos trouxeram uma amiga para a nossa casa de praia, e em certo momento ela me perguntou, na maior cara de pau: "Como é que o Sr. ficou rico?". Eu quase caí da cadeira. Afinal, isso não é pergunta que se faça na casa de um anfitrião.

Passado o susto, comecei a rir.

Na realidade essa é justamente a pergunta que os jovens deveriam estar fazendo para as pessoas mais velhas. Ela estava certíssima. Uma rara oportunidade e ela aproveitou.

Na realidade a verdadeira questão é por que os demais jovens que eu conheci nunca me fizeram essa mesma pergunta antes? Tenho mais de 100.000 seguidores no FB e Twitter, nenhum jamais me fez essa pergunta.
Pelo contrário, mais de 20.000 gastam horas se mostrando superiores a mim, corrigindo minhas ideias supostamente conservadoras e antiquadas, numa arrogância só. Pessoas mais velhas hoje são consideradas verdadeiros idiotas.

Alguns admito que são.

Mas hoje os próprios pais são considerados idiotas. A Quarta Classe operou direitinho. "Deixe-me errar sozinho" se tornou a fórmula do sucesso, esquecemos os ensinamentos dos Conservadores, a de evitar os erros do passado. Hoje os únicos "mais velhos" que jovens entram em contato além dos pais, são seus "professores" da Quarta Classe que querem torná-los massa de manobra da esquerda.

O que não ocorre na Índia, China e Japão.

Lá eles têm muito mais contato com tios, avós e avós, sogros e sogras, e respeitam as opiniões deles. Hoje nossos jovens sequer respeitam a experiência dos próprios pais, muito menos de pessoas bem sucedidas a sua volta.

E aí se tornam frustados, derrotados.

Porque os únicos exemplos de sucesso que ficam sabendo são os dos livros de autoajuda que os incentivam a serem Jorge Paulo Lemann ou Abilio Diniz.

Metas e exemplos de vida impossíveis de alcançar. Se essas são as únicas possibilidades, posso entender por que alguns jovens se tornam homens bomba, militantes do PSOL e PT, e veem Stédile e Boulos como heróis.

Portanto, mande já um whatsapp para um amigo rico do seu pai pedindo uma reunião por que você gostaria de uns conselhos.

Ele vai adorar.

Ps.: Para ela rico era ter uma casa na praia, deixe-me esclarecer.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu