Internacional - Fumaça causada por incêndios florestais na Sibéria "cobre uma área maior que a da UE"

Há semanas um incêndio de grandes proporções arde na Sibéria


Direito autoral: Instituto Meteorológico Finlandês Antti Lipponen




Fumaça causada por incêndios florestais na Sibéria 'cobre uma área maior que a da UE'
direito autoral
Instituto Meteorológico Finlandês Antti Lipponen

COMPARTILHE ireito autoral Instituto Meteorológico Finlandês Antti Lipponen




A nuvem de fumaça dos incêndios florestais na Sibéria agora cobre uma área maior que a da União Européia, de acordo com um cientista do Instituto Meteorológico Finlandês (FMI).

Antti Lipponen disse à Euronews que a nuvem de fumaça se estende a uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, enquanto a UE é de 4.476 milhões de quilômetros quadrados.

Os cientistas dizem que a fumaça tem um efeito de aquecimento na temperatura.

"A fumaça acima das nuvens pode ser particularmente importante quando se pensa no clima", disse Antti Lipponen, pesquisador da FMI, ao Euronews. "A fumaça absorve a radiação solar que de outra forma seria refletida de volta ao espaço pelas nuvens, mas agora parte da radiação não é refletida por causa da fumaça."

Pierre Markuse, especialista em imagens de satélite, mostrou em sua conta no Twitter como é a quantidade de fumaça de incêndios na República Russa de Sakha, na fronteira com o Oceano Ártico.


Pierre Markuse@Pierre_Markuse
In this projection focused on the #Arctic you can see how far the smoke plumes from Siberian wildfires are already reaching into it. #Russia 11 August 2019 Enh. nat. col. #Terra #MODIS Full-size: https://flic.kr/p/2gVqWUf #wildfire #потушитепожарысибири #RemoteSensing


8:04 AM - Aug 12, 2019
Twitter Ads info and privacy
28 people are talking about this


Anu-Maija Sundström, outro pesquisador do Instituto Meteorológico da Finlândia, provou que a fumaça dos incêndios atingiu a costa norte do Alasca.
Mapeamento de ozono e Profiler Suite (OMPS) | Earthdata - NASA

O Greenpeace disse na segunda-feira que a área terrestre afetada por incêndios florestais na Sibéria continua a crescer e se estende hoje a 5,4 milhões de hectares.

Konstantin Fomin, porta-voz do Greenpeace na Rússia, confirmou à EFE que desde o começo do ano o incêndio afetou 14,9 milhões de hectares.

O registro da área queimada foi alcançado em 2012, onde os incêndios florestais devastaram 18,1 milhões de hectares russos, um número que pode ser superado em 2019, disse Fomin.


Iban Ameztoy@i_ameztoy
One day of Siberian smoke plumes evolution through the eyes of #Himawari8 | That is a huge #wildfire area between Vanavara and Yakutsk, approximately. #Siberia #Rusia@CopernicusEMS | #SiberianFires


63
7:24 PM - Aug 12, 2019
Twitter Ads info and privacy
45 people are talking about this

A ONG acrescentou que o fogo só está sendo combatido em 282.200 hectares, já que a maior parte dos incêndios está ocorrendo em áreas remotas, onde as autoridades não são obrigadas a combatê-las.

Do Euronews

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu